Sede da Sociedade Germânia envia ofício ao Conselho Municipal

Sede da Sociedade Germânia envia ofício ao Conselho Municipal

Correio do Povo do dia 15 de dezembro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Sede da Sociedade Germânia em Porto Alegre.

publicidade

Sociedade Germania 

A sociedade Germania, cujo edificio foi, como se sabe, destruido pelo fogo em 16 de abril de 1917, por occasião dos acontecimentos então desenrolados nesta capital, dirigira em 22 de novembro ultimo, um longo officio ao Conselho Municipal. Neste officio, depois de invocar as prementes difficuldades por que actualmente atravessa e de procurar demonstrar a impossibilidade de reedificar , por emquanto, a sua séde social, solicitava a sociedade Germania que o Conselho autorizasse a intendencia municipal a dar baixa á sua inscripção no livro da divida activa do municipio, divida esta proveniente do imposto cobrado pela Municipalidade aos proprietarios de predios destruidos pelo fogo e não reedificados. Pedia mais a sociedade Germania, em seu officio, que lhe fosse perdoado o pagamento da divida atrazada, sendo ao mesmo tempo abolida a cobrança do citado imposto até dia 31 de dezembro de 1921, data em que espera estar reabilitada para reconstruir seu edificio, contribuindo, assim, para o embelezamento da cidade.

DIVERSAS

Suspensão de trafego ferroviario - Noticiámos ha dias que a Brasil Great Southerne estava disposta a suspender o trafego da Estrada de Ferro de Itaquy á S. Borja caso não fosse attendido o seu pedido de 50 % de augmento nas suas tarifas.

Pecegos - O dr. Campos Velho teve a gentileza de nos offerecer bellos pecegos, colhidos em sua quinta do Passo da Cavalhada. São bellos fructos de perfume delicioso e excellente sabor.

Instituto de Hygiene - Procedente do Rio, chegou, a Pelotas o dr. Octavio de Magalhães, que veiu indicado pelo dr. Carlos Chagas, chefiar o Instituto de Hygiene de Pelotas. Aquelle medico dirigiu, interinamente, em Belo Horizonte,. a filial do Instituto Oswaldo Cruz, revelando competencia profissional. O intendente dr. Pedro Osorio, communicando ao dr. Paulo Araujo, assistente do referido Instituto, a nomeação do novo director, mandou baixar portaria de agradecimento pelos serviços por elle prestados, durante a interinidade de director.

Conselho Municipal - Houve, hontem, mais uma sessão do Conselho Municipal. Aberta a sessão, o secretario procedeu á leitura da acta da sessão anterior que, posta em discussão e a votos, foi unanimemente approvada. Passando-se a seguir, para o expediente foi lido, em primeiro logar, um officio do secretario do Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul, agradecendo a cessão feita por este conselho de seu salão de honra para a installação do Instituto.

TELEGRAMMAS

Ameaça de suspensão de trafego ferro-viario

S. Borja, 14 - A direcção de estrada de ferro de Itaquy a S. Borja, avisou que pretende suspender o trafego em consequencia dos deficits que tem tido e da falta de materiaes, caso não se tomem providencias. Essa noticia causou aqui grande alarme, principalmente no commercio. A praça do Commercio pediu para o caso de intervenção do presidente do Estado e do ministro da Fazenda, no sentido de que esta cidade não fique isolada. Não ha navegação regular pelo rio Uruguay, ficando S. Borja, si for executada aquella resolução, privada do unico meio de transporte com que conta actualmente. Desde o governo do dr. Wenceslau Braz está suspensa a construcção da estrada de S. Pedro a S. Borja, soffrendo o material já empregado.

O desarmamento da allemanha

Berlim, 14 - O chefe da missão inter-alliada , general Nollet, intimou o governo allemão a destruir antes do dia 15 do corrente todos os canhões de sitio conservados contra o que prescreve o tratado de Versailles. O general Nollet, fez saber ao governo allemão as ordens concernentes ao desarmamento da guarda bavara.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de dezembro na história

1896 - Fundação da Academia Brasileira de Letras, por iniciativa do seu primeiro presidente, Machado de Assis. 
1907 - Nasce o arquiteto Oscar Niemeyer.
1966 - Morre Walt Disney, criador de personagens de quadrinhos. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895