Senador Soares dos Santos apresenta ao Senado projeto de intervenção federal no Estado

Senador Soares dos Santos apresenta ao Senado projeto de intervenção federal no Estado

Correio do Povo do dia 23 de setembro de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Senador Soares dos Santos

publicidade

Politica rio-grandense

A situação no interior do Estado - O projecto de intervenção federal

Pelotas, 22 - O projecto de intervenção federal neste Estado, apresentado ao Senado pelo senador Soares dos Santos tem sido objecto de commentarios em todas as rodas, sendo grande o regosijo que causou. Com innumeras assignaturas de pessôas sem côr politica. Umas, e de outras de todos os partidos, foi passado daqui aquelle senador o seguinte telegramma: “Senador Soares dos Santos, depositario de nossas esperanças, paladino da paz, louvado seja vosso nome. A totalidade dos homens independentes do Rio Grande do Sul vos applaude”. Esta annunciada para hoje uma reunião de situacionistas da União Republicana . A convocação diz que o fim da reunião é tratar-se de importante assumpto partidario. Parece que a União vae seguir o exemplo do Centro Republicano Julio de Castilhos dahi, isto é, pedir ao sr. Soares dos Santos que resigne o mandato. 

DIVERSAS

Hora litteraria - Um grupo de amigos e admiradores do póeta Alceu Wamosy, que como se sabe, falleceu, ha pouco, em Sant’Anna do Livramento, trata, nesta capital, de lhe prestar varias homenagens. Nesse sentido, “in memoria” daquelle poeta, será realizada uma hora litteraria, devendo falar sobre a sua obra poetica o sr. De Souza Junior. Trata-se tambem da sua obra phostuma, devendo ser impresso o seu livro inedito “Coroa de Sonhos”. 

Liga da Defesa da Tuberculose - Por iniciativa do dr. Pereira Filho, lente de microbiologia da Faculdade de Medicina e director do laboratorio que tem o seu nome, e do quinto amnista de medicina Oscar Pereira, trata-se de fundar a Liga Rio Grandense de Defesa da Tuberculose. Esta sua iniciativa já tem a adhesão de muitos medicos e outras pessoas de nossa sociedade. Segundo é pensamento de seus fundadores a Liga seguirá os moldes do Rio de Janeiro e França.

TELEGRAMMAS

Liga das Nações 

Genebra, 21 - A commissão da Liga das Nações approvou texto da emenda interpretativa, apresentada pelo Canadá, do artigo decimo: “Está de conformidade com o espirito do artigo decimo o caso de poder o conselho, julgando do seu dever, recommendar medidas militares após a aggressão, ou quando houver ameaça de aggressão, levando em consideração as condições geographicas de cada Estado. Cabe ás potencias signatarias decidir, por si mesmas, sobre a sua obrigação de manter a integridade territorial dos outros membros e sobre as medidas militares serão obrigadas a tomar, para assegural-a. Porém, o Conselho fica com ampla liberdade de fazer as suas recommendações aos membros da sociedade que as aceitarão nas medidas de suas conveniencias.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 23 de setembro na história

1913 - Roland Garros voa da França para a África em 7h 53 min.
1930 - Nasce o cantor e compositor de jazz Ray Charles. 
1939 - Morre o médico fundador da psicanálise Sigmund Freud.
1943 - Nasce o cantor Julio Iglesias.
1973 - Perón é eleito presidente da Argentina e Isabelita vice. 
1973 - Morre o poeta chileno Pablo Neruda. 

O dia 24 de setembro na história

1972 - O jornal O Estado de S. Paulo dribla censura e publica primeira e única notícia sobre a Guerrilha do Araguaia.
1979 - Walkman é lançado pela Sony.
1989 - Emerson Fittipaldi torna-se campeão mundial de Fórmula Indy de automobilismo, nos Estados Unidos.
2000 - Montesinos, homem forte de Fujimori, foge do Peru. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895