Há um Século no CP

Sismo nos Açores causa destruição e morte

Da edição de 2 de setembro de 1926, quinta-feira, n. 207

O tremor destruiu grande números de edifícios, sobretudo na ilha de Faial, no centro do arquipélago português
O tremor destruiu grande números de edifícios, sobretudo na ilha de Faial, no centro do arquipélago português Foto : CP Memória

“Informações oficiais aqui [Lisboa] recebidas dizem que um violento terremoto destruiu parcialmente a cidade de Horta hoje, às 8 horas e 40 minutos. Em consequência desse terremoto, morreram e ficaram feridas numerosas pessoas. Faltam pormenores.”

“O governo telegrafou para a cidade de Horta, na ilha Faial, arquipélago dos Açores, pedindo detalhes sobre o terremoto que ali foi sentido, sem que obtivesse resposta. Foi ordenada a organização de uma ambulância devidamente aparelhada, a qual levará material de campanha, remédios, sete médicos e vários enfermeiros. Essa ambulância seguirá imediatamente para Horta, onde será instalado um hospital de sangue. Simultaneamente, partirá um destacamento de engenharia com cinquenta praças, estando prontos para seguir também para os Açores os cruzadores ‘Adamastor’, ‘Gil Eannes’ e ‘Pero Alenquer’. A Cruz Vermelha de Ponta Delgada, Funchal e Lisboa ofereceram os seus serviços, desejando seguir para Horta logo que o governador dali envie pormenores. O posto radiotelegráfico de Monsanto afirma que a cidade de Horta foi totalmente destruída pelo terremoto.”

“N. da R. [nota da redação] — A cidade de Horta é a capital da Ilha do Faial, uma das mais importantes do arquipélago açoriano, pertencendo ao bispado de Angra do Heroísmo. Vista do mar, é deveras soberbo o golpe de vista que oferece. Descrevendo-a, o Visconde de Castilho, assim a pintou: ‘É deveras um encanto! Ao fundo, as montanhas toucadas de nevoeiros, mosqueadas de casas, sombreadas de verdes amenos e variegados, que estão a dizer cultivo, abundância, esmero. Aos dois lados da enseada, a ponta da Espalamaca e o monte da Guia, dois observatórios, dois miradouros, duas sentinelas. Em baixo, ao rés das águas verde-negras, o lençol branco da casaria da cidade, entressachada de jardins, mirantes, pontas arborizadas e, com o seu aspeto americano, saudando quem chega e sorrindo!’. Os americanos sempre tiveram por essa cidade uma predileção especial. Daí aparecerem frequentemente nas reuniões elegantes da sua sociedade senhoras das grandes cidades americanas, muitas das quais ali se instalam na estação do inverno. O seu clima é também indicado como proveitoso para os doentes das vias respiratórias. Possui a cidade de Horta vários e esplêndidos estabelecimentos públicos e particulares, espaçoso templo, com 101 metros de frente, belo edifício onde está instalado o Liceu, grande hospital, asilos de mendicidade e da infância desvalida, um admirável teatro e soberbas casas de comércio, sendo eficiente a sua significação econômica no movimento financeiro do continente.”

O sismo ocorreu às 8:42, hora local, do dia 31 de agosto de 1926, atingindo a intensidade extrema pela escala Mercalli. O epicentro foi localizado sob o canal que separa as ilhas de Faial e do Pico, no grupo central de ilhas do arquipélago dos Açores, território português no Atlântico. As vítimas chegaram a 9, com cerca de 200 feridos e a destruição parcial ou completa de 4.138 construções.

_

Importação de entorpecentes

“Entre os dados publicados ontem neste jornal acerca da importação do município de Porto Alegre no segundo trimestre do ano corrente, a cocaína e a morfina ocupam lugares de notória evidência. Por eles se conhece que, por exemplo, a importação da morfina atingiu a soma de 4.500 gramas em abril, maio e junho, e a da cocaína, subindo um pouco mais, alcançou no mesmo espaço de tempo a cifra de 12.700 gramas. Bom será esclarecer que estes mesmos entorpecentes, importados pela Santa Casa e pelos hospitais militares, não figuram nos mapas da importação, visto estarem isentos dos respectivos impostos. Adicionemos à importante porção de cocaína acusada no movimento importador a que clandestinamente entra nesta capital, que bem fácil se tornará calcular até onde se estende o vulto desse horrível entorpecente atuando nos espíritos viciados e fracos do nosso meio. Torna-se desnecessário que insistamos no relato dos inconvenientes e perigos resultantes da aspiração de qualquer desses entorpecentes. São demais conhecidos de todos. O que se torna imprescindível, inadiável e preciso é que as autoridades respectivas estudem e perscrutem o assunto com os olhos do cérebro e do coração.”

_

Exortação

“Serão iniciados hoje os treinos preparatórios para a escolha dos onze jogadores que representarão o Rio Grande do Sul no maior certame desportivo nacional, o ‘Campeonato Brasileiro’ [de seleções estaduais, disputado entre 1922 e 1962 com regularidade variada], a realizar-se dentro em breves dias na Capital Federal. Numa perfeita compreensão do nosso papel, daqui fazemos veemente apelo aos jogadores convidados ou escalados pela Federação de Desportos para que compareçam aos treinos e demais determinações que lhes forem impostas, porque só assim, com esse preparo, poderemos fazer figura brilhante entre as aguerridas turmas que participarão da máxima prova de futebol brasileiro. Não nos deve atemorizar o valor por demais comprovado dos participantes desses jogos. Ao contrário, sirva-nos o grande preparo dos mestres do futebol como um incentivo à própria representação, que tem este ano, mais que nos passados, sobre os seus ombros grandíssimas responsabilidades que, estamos certos, com boa vontade e treinos serão fácil e galhardamente desempenhadas. Nesses curtos dias que precederão o nosso embarque para São Paulo, uma única preocupação devem ter os desportistas nos quais o Rio Grande deposita toda a sua confiança, toda a sua esperança: treinos e sempre treinos. Lembrem-se os desportistas gaúchos que neste momento se trata de confirmar fora das nossas fronteiras a fama que temos conquistado palmo a palmo, com justiça e grandes sacrifícios. Iremos ao ‘Campeonato Brasileiro’ certos de que venceremos ou que qualquer derrota será vendida muito cara, depois de muitos esforços! Desportistas gaúchos! O Rio Grande do Sul tem neste instante as suas vistas voltadas para a Capital do Estado, de onde partirá a nossa embaixada. À vitória, pois!”

_

O dia 2 de setembro na história

  • 44 a.C. O político e orador Cícero lança a primeira de suas Filípicas, discursos de condenação ao general Marco Antônio.
  • 1192 O Tratado de Jaffa, entre Ricardo Coração de Leão e Saladino, encerra a Terceira Cruzada.
  • 1666 O Grande Incêndio de Londres: primeiro de três dias de fogo pela cidade, destruindo 10 mil edifícios.
  • 1686 O exército Habsburgo toma a cidade de Buda dos turcos.
  • 1752 Último dia do calendário juliano na Grã-Bretanha e suas colônias; para sincronizar com o calendário gregoriano, são pulados 11 dias.
  • 1859 Evento Carrington: a mais intensa tempestade solar geomagnética registrada atinge o seu auge.
  • 1870 Napoleão III se rende ao exército prussiano na Batalha de Sedan, durante a Guerra Franco-Prussiana.
  • 1898 Batalha de Omdurman: tropas britânicas e egípcias derrotam tribos sudanesas e restabelecem o domínio britânico no Sudão.
  • 1902 O filme “Viagem à Lua”, considerado o primeiro do gênero de ficção científica, estreia em Paris.
  • 1919 O Partido Comunista da América é estabelecido em Chicago.
  • 1922 O presidente Friedrich Ebert declara “Deutschland Uber Alles” como o hino nacional alemão.
  • 1923 Massacre de Kanto: turbas e agentes oficiais japoneses matam cerca de 6 mil civis, sobretudo de minorias coreanas e chinesas.
  • 1937 Morre em Genebra o aristocrata francês Pierre de Coubertin, fundador do Comitê Olímpico Internacional.
  • 1942 As tropas alemãs invadem a cidade soviética de Stalingrado.
  • 1945 Assinatura do termo de rendição do Império do Japão põe fim às hostilidades da Segunda Guerra Mundial.
  • 1945 O líder comunista Ho Chi Minh proclama a República Democrática do Vietnã.
  • 1960 Primeira eleição para o parlamento tibetano em exílio.
  • 1961 A Emenda Constitucional n.4 é aprovada pelo Congresso Nacional e institui o parlamentarismo no Brasil.
  • 1961 Nasce em Santa Marta o ex-jogador colombiano Carlos Valderrama.
  • 1964 Nasce em Beirute o ator canadense Keanu Reeves.
  • 1962 Pelé marca seu gol número 500 em partida contra o São Paulo.
  • 1966 Nasce em Coatzacoalcos a atriz mexico-americana Salma Hayek.
  • 1969 Morre em Hanói o revolucionário Ho Chi Minh, primeiro presidente do Vietnã.
  • 1973 Morre em Bournemouth o filólogo e escritor britânico J.R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Aneis”.
  • 1980 Morre em São Paulo o jornalista Samuel Wainer, fundador do jornal Última Hora.
  • 1989 Nasce em Pato Branco o ex-jogador Alexandre Pato, campeão mundial com o Inter em 2006.
  • 1996 Inauguração do Museu de Arte Contemporânea, desenhado por Oscar Niemeyer, em Niterói, Rio de Janeiro.
  • 2008 Lançamento do navegador Google Chrome.
  • 2018 Gigantesco incêndio destrói o acervo histórico e científico do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
  • 2022 A vice-presidente argentina Cristina Kirchner sofre uma tentativa de assassinato em Buenos Aires.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios