Situação de guerra civil fica mais complexa no RS

Situação de guerra civil fica mais complexa no RS

Correio do Povo do dia 27 de março de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O coronel Zeca Netto (C) dividiu suas forças em duas colunas

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Os successos do sul do Estado - Estado de sitio para o Rio Grande

Pelotas, 26 - Informações recebidas de Cangussu affirmam que o coronel Zeca Netto dividiu as suas forças em duas columnas; destas, uma tomou rumo de Caçapava e a outra seguiu em direcção á fronteira, passando pelas immediações do Herval. Desde sabbado, as forças legaes com o effectivo de 800 homens, aproximadamente, deixaram Pelotas com direcção a Cangussu, visando effectuar o cerco das forças do coronel Zeca Netto.

Rio, 24 - O deputado João Simplicio, em conferencia que teve com o sr. Arthur Bernardes, presidente da Republica, abordou a questão politica do Rio Grande do Sul, affirmando-se haver dado a entender que havia necessidade do estado de sitio para esse Estado. 

DIVERSAS 

Fornecimento de carne á população - Os marchantes desta capital, resolveram, de commum accordo, não abater gado na quinta e sexta-feiras santas, deixando, por isso, de fornecer carne nos dias seguintes áquelles. Tambem a partir do dia 1º de abril até 31 de outubro, os mesmos marchantes não abaterão aos domingos, não fornecendo assim, carne ás segundas-feiras, á população desta capital. 

A situação no Estado - Esteve, domingo, nesta capital, durante algumas horas, o coronel Pedro Osorio, chefe do partido republicano de Pelotas e que viajou no rebocador “Julio de Castilhos”. Tendo chegado pela manhã, o coronel Pedro Osorio conferenciou com o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, regressando á tarde, sem que nada transpirasse do objecto daquella conferencia. Por communicação recebida nesta capital, sabe-se continuarem ausentes da villa de Lagôa Vermelha as autoridades municipaes. Tambem continua fechada ali, a collectoria federal, estando, o respectivo collector sr. Rezende Filho, em Capoeiras, no municipio de Alfredo Chaves. Em virtude da situação anormal reinante no Estado, o governo da Republica Argentina mandou estacionar em Libres o 11º regimento de caçadores e um corpo de artilharia a cavallo, afim de guarnecer a fronteira daquelle paiz com o Rio Grande do Sul.

TELEGRAMMAS

Academia de Lettras

Candidatos á vaga de Ruy Barbosa 

Rio, 23 - Inscreveram-se candidatos á cadeira de Evaristo da Veiga na Academia de Lettras, tornada vaga com o fallecimento de Ruy Barbosa, os srs. Rocha Pombo e Tristão da Cunha. 

As consequencias da occupação do Ruhr

Paris, 26 - Os damnos produzidos pela guerra e soffridos pela França, nos dez departamentos devastados pelas forças allemãs, segundo a ultima estatistica fornecida, estão fixados em 85.750 milhões de francos. Essa estatistica foi organisada pelo Ministerio das Obras Publicas.

O estado de saude de Sarah Bernhardt - Aggravaram-se os seus padecimentos

Paris, 24 - Aggravaram-se subitamente os padecimentos de Sarah Bernhardt, que hontem passou muito mal. Receiam os medicos que a enferma não possa resistir á marcha da molestia. Paris, 26 - A grande tragica Sarah Bernhardt continua em estado gravissimo. Os medicos tem consultado outras notabilidades medicas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de março na história

1867 - No Tratado de Ayacucho, o Brasil reconhece a posse do Acre pela Bolivia. 
1924 - Nasce a cantora norte-americana Sarah Vaughan.
1939 - Termina a Guerra Civil Espanhola. 
1940 - Construção do campo de concentração de Auschwitz.
1968 - Morre Yuri Gagarin, primeiro a fazer uma viagem espacial. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895