Sociedade mobiliza homenagens a Ruy Barbosa

Sociedade mobiliza homenagens a Ruy Barbosa

Correio do Povo do dia 4 de março de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Multidão acompanhou o velório de Ruy Barbosa na Biblioteca Nacional.

publicidade

O fallecimento de Ruy Barbosa - Os funeraes do grande brasileiro 

Rio, 3 - Está resolvido que o corpo de Ruy Barbosa será transladado amanhã, ás 15 horas, ficando depositado na capella do cemiterio de S. João Baptista. Por essa occasião, ao mando do general Menna Barreto, formará uma divisão constituida das 1ª e 2ª brigadas de infantaria, um grupo do 2º regimento de artilharia de montanha, um esquadrão do 1º regimento de cavallaria divisionaria e outro do 15º regimento de cavallaria independente. Em nome da Liga de Defeza Nacional falará o escriptor Coelho Netto.

Rio, 3 - Foram convocados todos os alumnos das escolas superiores desta capital para comparecerem ás cerimonias de enterro. 

DIVERSAS

Construcção de uma estrada de ferro - Acha-se em visita á cidade de Cruz Alta, o sr. Jorge Frias, proprietario da Fazenda Fortaleza. O sr. Frias communicou ao intendente municipal dali, coronel Firmino de Paula Filho, haver installado uma serraria, tendo construido no local da mesma uma igreja, casas para os operarios e uma escola. Declarou ainda o sr. Frias que apresentará proposta ao governo, contando com o concurso de uma casa hollandeza, com séde em Buenos Aires, para construir a via ferrea desta cidade a Soledade, passando nas colonias General Osorio, Santa Clara, 15 de Novembro e Fortaleza. 

Associação Christã de Moços - Conforme temos noticiado, teve lugar, na quinta-feira passada, a abertura official das aulas da Associação Christã de Moços. Esta aggremiação que mantem um Curso Commercial de dois annos e um anno de preparatorios, para o mesmo curso, tem tido uma frequencia muito elevada.

TELEGRAMMAS

O fallecimento de Ruy Barbosa

Chegam ao Rio numerosos forasteiros para assistir aos funeraes 

Rio, 3 - Tem crescido o movimento de passageiros vindos de S. Paulo, Minas e Estado do Rio, pelos trens de carreira da Central do Brasil, passageiros esses que vêm assistir aos funeraes do conselheiro Ruy Barbosa. 

Na Bibliotheca Nacional

Rio, 3 - O sr. Alfredo Ruy Barbosa, filho do senador Ruy Barbosa, retirou-se do recinto da Bibliotheca Nacional, onde se encontra o corpo de seu pae, ás 6 1/2 da manhã de hoje. A esposa do senador Ruy Barbosa, que se acha em repouso na sua residencia á rua S. Clemente, irá, hoje, ás duas horas da tarde, velar o corpo de seu marido. Os netos do senador Ruy Barbosa, Raul e Ruy Barbosa Netto, chegaram, hoje á Bibliotheca Nacional. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de março na história 

1906 - Inauguração de um novo túnel ligando Botafogo e Copacabana. 
1910 - Nasce o ex-presidente Tancredo Neves. 
1933 - Inicia o governo de Franklin Roosevelt, nos EUA.
1974 - Inauguração da ponte Rio-Niterói, com 12,9 km de extensão. 
1983 - É extinto o Dops de São Paulo.
1996 - Morre a escritora francesa Marguerite Duras. 

O dia 5 de março na história 

1876 - É instalada a Biblioteca Pública de Pelotas.
1932 - Lançamento da primeira Festa da Uva, de Caxias do Sul. 
1933 - Peça “Bodas de Sangue” de Federico García Lorca, é apresentada em Madrid. 
1953 - Proclamação da independência do Cambodja.
1979 - Inauguração do metrô do Rio de Janeiro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895