sr. Rathenau faz declaração

sr. Rathenau faz declaração

Correio do Povo do dia 18 de junho de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Walter Rathenau, ministro da Reconstrução

publicidade

A Allemanha e os alliados - Declaração do sr. Rathenau 

Berlim, 17 - O sr. Rathenau, ministro da Reconstrucção, falando hontem perante o Conselho Economico do Imperio advogou a substituição do imposto de 26% sobre os exportadores por outro systema de cobrança que equivalha á prohibição da exportação allemã, e que contribuirá para depreciar o valor dos titulos que estão na posse da França. Acredita o sr. Rathenau ser possivel e necessario determinar um systema que ponha termo aos actuaes inconvenientes existentes e, ao mesmo tempo, facilite á Allemanha fazer face as suas obrigações em ouro extrangeiro sem ser de maneira fatal para os seus interesses. Considera elle essa questão de interesse comum para a Allemanha e a França, ambas soffrendo igualmente os effeitos do cahos existentes nos mercados internacionaes de cambio devido, principalmente ao padrão dos “dollars”. 

DIVERSAS 

O edificio da Alfandega e as obras do cáes - Como é do dominio publico, o governo da União, por falta de verba, mandou suspender, ha cerca de 2 annos já, as obras de construcção do grande edificio destinado ao funccionamento da Alfandega desta capital, e que fica situado nos fundos da Delegacia Fiscal. Parte do material que ali ficou, desta maneira, accumulado, já por mais de uma vez tem recebido a importuna visita dos gatunos. O sr. Bernardino de Sena Ferreira de Carvalho, delegado fiscal neste Estado, tendo tido conhecimento de que taes roubos têm ultimamente sido praticados com mais assiduidade, dirigiu, hontem, um officio ao inspector interino da Alfandega desta capital, coronel Francisco Job, recommendando-lhe que fizesse vigiar o edificio em questão, afim de evitar-se que, á noite, sejam novamente roubados os materiaes ali accumulados e pertencentes á Fazenda Nacional. Tal providencia, porém, parece que não precisará ser tomada, pois que, ao que nos consta, o governo do Estado pensa em fazer uma proposta as autoridades federaes para que estas lhe cedam aquelle edificio em construcção, a fim de ser elle aproveitado para deposito do material empregado na construicção do cáes e fazer a competente cobertura ainda não iniciada e tomar conta, emfim do edificio. 

TELEGRAMMAS

A successão presidencial 

Jaguarão, 17 - Reina enthusiasmo aqui pela candidatura Nilo Peçanha á presidencia da Republica. 
Passo Fundo, 17 - O dr. Arthur Silva dirigiu um telegramma de cumprimentos ao dr. Arthur Bernardes, candidato á presidencia da Republica, declarando as esperanças que deposita na sua gestão a opposição deste Estado. 

Nova casa de espectaculos 

Santa Maria, 17 - Na proxima semana, terá inicio a construcção de uma nova casa de espectaculos na praça Saldanha Marinho, ponto mais central da cidade. O edificio será todo de alvenaria com capacidade para 1.500 pessôas e de propriedade do sr. Joaquim Correia Pinto

A situação no ex-Contestado 

Florianopolis, 17 - Regressou a força policial que fora combater, no ex-Contestado, os bandoleiros, reinando ordem ali agora.
O scotismo em S. Paulo

S. Paulo, 17 - Continua a reinar grande enthusiasmo, neste Estado, pelo scotismo, distinguindo-se a actividade das comimissões de S. Carlos e Jahú. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 18 de junho na história
1815 - Batalha de Waterloo, quando Napoleão sofre a sua derrota final. 
1931 - Nasce Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República. 
1945 - Japão propõe a paz durante a Segunda Guerra. 
1946 - Nasce a cantora Maria Bethânia.
1956 - Termina o controle britânico no canal de Suez. 
1979 - Morre aos 81 anos o ator Procópio Ferreira. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895