Suprema Corte de Justiça se reúne para discutir pedido de revisão do processo de Sacco e Vanzetti

Suprema Corte de Justiça se reúne para discutir pedido de revisão do processo de Sacco e Vanzetti

Correio do Povo do dia 1 de novembro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Protestos contra a condenação á pena de morte de Sacco e Vanzetti.

publicidade

As condemnação dos anarchistas Sacco e Vanzetti

Foi iniciada a revisão do processo - As causas da condemnação 

Nova York, 30 - A Suprema Côrte de Justiça se reuniu hontem, para tomar conhecimento do pedido de revisão do processo dos anarchistas italianos Sacco e Vanzetti. Estes, foram condemnados á pena maxima como accusados de haverem assassinado, para roubal-o, o pagador de uma companhia e de um guarda, crime este occorrido em 1920. Os réos compareceram ao tribunal escoltados por numerosa força militar. Os anarchistas Sacco e Vanzetti foram condemnados no primeiro julgamento a pena de morte, Os advogados dos réos appellaram para novo jury pelo que foi sustada a execução até que a Suprema Corte se pronuncie sobre o pedido de revisão.

DIVERSAS

O recenseamento do municipio de Porto Alegre - Acham-se quasi concluidos os trabalhos preliminares para o proximo recenseamento da população do municipio de Porto Alegre. O respectivo encarregado, sr. Olympio de Azevedo Lima, trabalha para que a distribuição das listas domiciliares seja feita durante o corrente mez. Nesse sentido, está aquelle funccionario municipal organizando as zonas e distribuindo o respectivo pessoal. 

Quartel General de Bagé - Já se acham bastante adiantados os trabalhos de construcção do quartel general da 3ª brigada de cavallaria com séde na cidade de Bagé, devendo estar concluidos dentro de dois mezes. O edificio que apresenta um estylo singelo, porém, elegante, dispõe de dois pavimentos com todas as depedencias necessarias ás diversas repartições militares a que se destina. A planta e o projecto do novo quartel foram organisados pelo Serviço de Engenharia da 3ª Região, sendo a sua execução fiscalisada pelo 1º tenente Dilermando de Assis. 

Companhia Swift - Consta aqui que a Companhia Swift, do Rosario, recomeçará os seus trabalhos de matança nos principios do proximo mez de novembro, para o que está mandando vir pessoal de fóra. Trabalharão mil operários e a Swift vae desenvolver também a produção de conservas.

TELEGRAMMAS

Conflicto e ferimentos

Bagé, 31 - Á rua 7 de Setembro, deu-se, hoje, ás 13 horas, grave conflicto entre os srs. Lourival Araujo, gerente da filial do Banco da Provincia e Francisco Torres Pires, auxiliar da redacção do “Correio do Sul”. Pires, armado de facão, desferiu varios golpes contra Lourival, o qual armado de revolver, desfechou-o sobre Pires, produzindo-lhe 3 ferimentos. A policia judiciaria compareceu immediatamente, fazendo conduzir Pires para a Santa Casa. Seu estado inspira serios cuidados. Lourival soffreu apenas pequenas escoriações. 

Ponte Internacional sobre o rio Jaguarão 

Jaguarão, 29 - Segundo noticias recentemente recebidas aqui, dentro de poucos dias serão publicados editaes chamando concurrentes para a construcção de uma ponte internacional sobre o rio Jaguarão, será localisada emfrente á rua Uruguayana, nesta cidade.

A linha ferrea Jaguary-S. Borja

S. Borja, 29 - O deputado Maciel Junior firmou parecer favoravel a conclusão da ferrovia Jaguary-S. Borja. 

A grafia da época está preservada nos texos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de novembro na história

1912 - Durante a Guerra do Contestado a polícia do Paraná ataca seguidores do monge José Maria. 
1922 - Morre o jornalista e escritor Lima Barreto. 
1952 - Primeira explosão de uma bomba de hidrogênio.
1968 - Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, inicia visita de 12 dias ao Brasil. 
1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, da Comunidade Europeia. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895