Suspeitos de matar Walther Rathenau teriam ligação com a Organização Consul, diz polícia alemã

Suspeitos de matar Walther Rathenau teriam ligação com a Organização Consul, diz polícia alemã

Correio do Povo do dia 4 de julho de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Depoimento dos assassinos do ministro Walter Rathenau.

publicidade

Estão presos todos os assassino de Rathenau 

Berlim, 2 - Uma nota official das autoridades policiaes, e fornecida á imprensa, informa que os assassinos do ministro Rathenau, que são os individuos Ernst Werner Techow, desta cidade, Fischer ou Vogel, natural da Saxonia e Kern, de Mecklemburg, são todos associados da organisação monarchista “Consul”, e ex-membros da brigada Ehrardt. A policia effectuou numerosas prisões. O primeiro accusado foi preso em Frankfort sobre o Oder, negando elle, terminantemente, a sua participação no attentado. A policia já effectuou a prisão de outros membros da associação secreta “Consul”, cujo seu chefe Gunther é accusado de ter chefiado a conspiração de que resultou aquelle assassinato politico. 

DIVERSAS

Construcção de quarteis - Acha-se na cidade de S. Borja, o engenheiro Pedro Francisco Ferreira de Souza, que vae da parte da empreza constructora, escolher o local para o futuro quartel. Andou elle, em companhia do intendente municipal, major José Teixeira filho, e dos srs. Getulio Vargas e Deoclecio Mota, examinando o local proximo á Cruz Grande, já lembrado ao ministro da Guerra pelo general Rondon, prestando uma homenagem aos gloriosos voluntarios que primeiro tombaram no solo da patria, naquella cruenta campanha. O dr. Ferreira de Souza iniciou o trabalho de levantamento da planta para a referida construcção. A Intendencia Municipal fará cessão gratuita do terreno necessario ao governo da União. O intendente municipal promptificou-se a fornecer todo o auxilio de ferramenta e pessoal ao engenheiro constructor, para o desbravamento do local, facilitando o levantamento da planta. 

Armazem e baar Menino Deus - Os srs. Lobo & Cia. participaram-nos que compraram o armazem e baar Menino Deus, situado á rua Jose de Alencar n. 82, esquina da avenida 13 de Maio. Esse estabelecimento acaba de passar por reformas de modo a prencher aos fins a que se destina. 

A independencia dos Estados Unidos - Passa hoje, o anniversario da proclamação da independencia dos EUA.

 TELEGRAMMAS

O raid aereo Lisboa-Rio

Estão em São Paulo os aviadores portugueses 

S. Paulo, 3 - O trem especial, conduzindo os aviadores portuguezes Sacadura Cabral e Gago Coutinho, deu entrada na Estação da Luz, desta cidade, hoje, ás 13 horas e 15 minutos, debaixo das mais delirantes acclamações do povo. A Estação estava repleta de pessoas de todas as classes sociaes, de representantes das autoridades e das associações de classe, e do corpo consular. Uma esquadrilha de aeroplanos foi esperar a chegada do trem a Mogy das Cruzes, e no regresso a esta capital, fez diversas evoluções sobre a Estação da Luz . Diversas bandas de musica executaram a “Portugueza” e o Hymno Nacional Brasileiro. A plataforma da Estação da Luz, as ruas adjacentes, o Jardim da Luz, e até nas arvores, tudo estava repleto de povo. Á saida da Estação formou-se um enorme cortejo, composto de centenas de automoveis. O aviador Gago Coutinho, sorria, alegremente, e outro tanto fazia Sacadura Cabral, sendo ambos carregados pelo povo. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 4 de julho na história

1898 - Santos Dumont sobrevoa Paris no balão Brasil. 
1946 - Proclamação da República das Filipinas.
1948 - Morre o escritor e editor Monteiro Lobato. 
1954 - A Alemanha conquista a Copa do Mundo de Futebol.
1992 - Morre o músico e compositor argentino Astor Piazzolla.
1999 - Os Estados Unidos impedem a independência de Porto Rico. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895