Telegrama de Leonel Rocha para Setembrino de Carvalho

Telegrama de Leonel Rocha para Setembrino de Carvalho

Correio do Povo do dia 1 de fevereiro de 1924, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

General Leonel Rocha

publicidade

Telegramma do general Leonel ao ministro da Guerra

Palmeira, 31 - O general Leonel Rocha transmittiu o seguinte telegramma ao general Setembrino de Carvalho; um destacamento federal do commando do tenente Monteguna, que declara aguardará as instrucções, que ainda não recebeu, a respeito de garantias que permanecem precarias. “Esta circunstancia revela que nem todos possuem perfeita compreensão dos nobres e sinceros intuitos do benemerito pacificador no sentido de se dar immediato e leal cumprimento ao facto de Pedras Altas e contribuir assim para que as medidas de garantias, na angustiosa lentidão com que se desenvolve, resultem de pouca effciencia, senão inuteis. Factos deploraveis occorridos neste municipio, posteriormente á epoca em que meus valentes soldados depuzeram as armas regressando aos seus lares confiantes nas formaes promessas de garantias que ora não encontram, dão a todos a impressão pungente de terem sido clamorosamente trahidos, escarnecidos e ludibriados. Entre as medidas de terror adoptadas destacam-se as intimações que estão sendo feitas aos ex-revolucionarios para se apresentarem aos quarteis e firmarem compromisso de não se envolverem em politica.

DIVERSAS

A festa dos Navegantes - Como temos noticiado, realiza-se amanhã, sabbado, a festa em louvor de Nossa Senhora dos Navegantes. A exemplo do que, em annos atraz, costumava fazer, a Viação Ferrea fará correr trens para aquelle arrabalde durante o dia. O primeiro trem sairá da Estação ás 7 horas da manhã e o ultimo á tarde, ás 19.30 dos Navegantes. Da meia-noite em diante correrão outros trens até ás 12,50 horas quando sairá o ultimo dos Navegantes.

Novas irregularidades na Alfandega – O sr. Fidelcino Coelho, inspector da Alfandega está entregando o maximo empenho para apurar tudo o que por ventura houver de irregular na escripta daquella repartição, e bem assim o total do novo desvio de renda, ali ultimamente verificado. Este, segundo soubemos, já sobe a mais de 100 contos de réis. Pelas diligencias, que proseguem essa somma será ainda muito augmentada. Publicamos hoje um edital da inspectoria da Alfandega convidando todos os commerciantes e industrialistas que hajam pago impostos sobre a renda nos annos de 1921 a 1923 a exihibirem a prova de taes pagamentos para facilitar a verificação das iregularidades que ali estão sendo apuradas. A inspectoria da Alfandega confia que este appelo será correspondido pelo commercio e industria, no menor lapso de tempo.

TELEGRAMMAS

Santa Catharina

A Academia Catharinense de Letras

Florianopolis, 31 - A Academia Catharinense de Letras resolveu augmentar para quarenta o numero dos seus membros.

Escola de Aprendizes Artifices

Florianopolis, 31 - O jornal “Republica” elogia a Escola de Aprendizes Artifices daqui, salientando os esforços do seu director dr. João Candido Muricy. Diz que as officinas da escola funccionam com grande efficiencia e a sua matricula é de cento e oitenta alumnos, tendo apresentado trabalhos em alluminio que a tornam um estabelecimento modelar.

A situação na Allemanha

Projeto apresentado pelos nacionalistas ao Reichstag

Paris, 30 - Informam de Moguncia que o prefeito separatista do Palatinado sr. Hoxheim foi assassinado.

Berlim, 31 - Quatro rapazes desconhecidos, depois de ameaçarem os operadores de um cinema daquela cidade, armados de revólver, destruiram o filme nacionalista denominado “Frederic Rex”.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de fevereiro na história

  • 1848 - Publicação do “Manifesto Comunista”.
  • 1901 - Nasce o ator norte-americano Clark Gable.
  • 1908 - Fundação da Confederação Operária Brasileira, no Rio de Janeiro.
  • 1942 - Morre em campo de concentração nazista Olga Benário, esposa de Luiz Carlos Prestes.
  • 1974 - Incêndio do edifício Joelma, em SP, com o saldo de 188 mortos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895