Telegrama do general Fellipe Portinho para o ministro da Guerra

Telegrama do general Fellipe Portinho para o ministro da Guerra

Correio do Povo do dia 22 de dezembro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

General Felippe Portinho

publicidade

Politica rio-grandense

O general Felippe Portinho reclama contra falta de garantias

Lages, 21 - O general Felippe Portinho dirigiu ao general Setembrino de Carvalho o seguinte telegramma: “V. exa. pôde testemunhar o meu grande desejo de ver o Estado pacificado , a minha absoluta e ilimitada solidariedade ao eminente dr. Assis Brasil e a confiança integral que ainda deposito no compromisso de v. exa de effectivar reaes, positivas e efficientes garantias. “Comtudo, todas as minhas garantias, reclamações foram desattendidas. Desde o inicio do armisticio o Exercito Nacional não fez prevalecer para os nossos adversarios as suas clausulas. “Confio ainda no brio e dignidade do Exercito, de cuja garantia que nos levou a tratar com os adversarios. “Attenciosas saudações. Felippe Portinho.

DIVERSAS

O canal da barra do S. Gonçalo - No dia 15 do corrente será iniciada a dragagem para alargamento do canal da Barra do São Gonçalo. O referido serviço vae ser executado com dragas de recatoque, cujos canos fluctuantes atravessarão o canal. O recalque vae ser feito para o lado sul, sobre a “Corôa dos Granadeiros”, de modo que durante o tempo em que a draga se encontre no talude Norte o canal ficará obstruido totalmente. O plano do serviço comporta a dragagem em 2 secções longitudinaes, sendo uma ao lado Sul, executada durante o dia, podendo os navios passarem, com cuidado e vagarosamente entre a draga e o talude Norte do canal. A secção do lado Norte será executada durante a noite, isto é, das 18 horas ás 7 horas do dia seguinte, ficando obstruido o canal durante esse tempo.

Quadro allegorico - A Photographia Popular acaba de confeccionar um quadro allegorico ao actual movimento revolucionario, impresso em varias côres e que se acha trabalhado com muito gosto artístico. Além de uma allegoria, traz os retratos dos que se esforçaram pela paz do Rio Grande, vendo-se ao alto os retratos do general Setembrino de Carvalho, d. João Becker, senador Soares dos Santos, dr. Tavares de Lyra e o deputado Nabuco Gouvêa. A impressão foi feita na Lytographia Hirtz e Irmão.

TELEGRAMMAS

A inauguração da nova Cathedral

Florianopolis, 21 - no dia de Natal realizar-se-á a inauguração da nova Cathedral de Florianopolis, constando o acto de benção solemne do templo, missa pontifical, exposição e benção com o SS. Sacramento. O bispo d. Joaquim fará uma pratica. Alem do côro do Gymnasio, as bandas musicaes do 14º batalhão de caçadores e da força publica tocarão. A nova Cathedral, feita pelo constructor Theodoro Grundel, é de vastas proporções, apresentando no interior um aspecto surpreendente. O governo do Estado contribuiu com duzentos contos de réis para a execução da obra.

Melhoramentos da illuminação publica

S. Paulo, 20 - Segundo recente proposta, a Companhia de Gaz substituirá brevemente os actuaes lampeões, que illuminam grande parte da capital, por typos mais modernos.

A revolução no Mexico

Nova York, 20 - Communicam de Nova Orleans que os revolucionarios mexicanos occuparam Merida, capital de Yucatan.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de dezembro na história

  • 1955 - Fundação do Dieese -Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos.
  • 1968 - Caetano, Gil e outros músicos são presos na boate Sucata, RJ.
  • 1978 - O Diário de Pernambuco divulga lista de 78 torturadores de PE.
  • 1988 - O líder sindicalista Chico Mendes é assassinado no Acre.
  • 1989 - Morre o escritor irlandês Samuel Beckett.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895