Telegrama do General Hornorio Lemos ao dr. Assis Brasil

Telegrama do General Hornorio Lemos ao dr. Assis Brasil

Correio do Povo do dia 21 de dezembro de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Honorio Lemos acompanhado de inúmeras bandoleiras

publicidade

Politica rio-grandense - Os chefes revolucionários e a pacificação

Rosario, 16 - O general Honorio Lemos dirigiu ao dr. Assis Brasil o seguinte telegramma: “Congratulo-me com o eminente chefe e amigo pela grande obra de pacificação, fructo da intransigencia democratica do indefectivel patriota e dos grandes talentos diplomaticos de v. exa., que tiveram acolhimento do governo da Republica por intermedio do seu honrado ministro da Guerra, o illustre general Setembrino, cujos sentimentos de amor ao Rio Grande foram mais uma vez postos á prova neste momento grave da nossa Patria. “Está vencida a primeira etapa para a realisação dos grandes ideaes de liberdade e justiça. “Aproveito a opportunidade para solicitar de v.exa a imensa honra de vir assisitir à dissolução de nossas forças.

DIVERSAS

Construcção de uma synagoga - Domingo ultimo, realisou-se a cerimonia da collocação da pedra fundamental da synagoga que será construida á rua Henrique Dias, em terreno que acaba de adquirir o Centro Israelita desta capital. A este acto compareceu grande numero de familias e cavalheiros da colonia israelita aqui domiciliada, tendo sido pronunciados varios discursos. Após a collocação da pedra fundamental, foi aberta a subscripção entre os presentes para custear as obras, tendo ella attingido a 10 contos de réis. A construcção da synagoga obedecerá ao estylo europeu e o edificio será de dois andares. No anadar terreo haverá uma grande sala para cultos religiosos, e, no superior, salas para espectaculos, bibliotheca e outras dependencias uteis aos socios do Centro Israelita. Quanto ás obras, estão orçadas em cerca de cem contos de réis, e ao edificio, terá elle 15 metros de frente, 25 de fundos e 11 de altura. As obras ficarão concluidas dentro de um anno.

Fundação de uma casa de saude - Os drs. Torreão Roxo, José Julio da Costa e Angelo Dias, que acabam de fixar residencia nesta capital adquiriram o predio onde durante longos annos funccionou o Grande Hotel, á rua General Camara. Esse predio está sendo completamente reformado, afim de nelle ser installada a casa de saude.

TELEGRAMMAS

A viagem do ministro da Guerra

Carlos Barbosa, 19 - Às 14 horas passou por esta localidade, em trem expresso, em transito para Caxias, o general Setembrino de Carvalho com sua comitiva. O povo que o aguardava na estação prorompeu em uma estrondosa salva de palmas . Falou saudando o ministro da Guerra, a senhorita Genoveva Dalpíva, que terminou offerecendo a s. exa. um lindo bouquet de flôres naturaes. Respondeu o ministro da Guerra, agradecendo a manifestação de que era alvo. A banda de musica Lyra Popular executou diversas peças de seu repertorio.

Caxias, 19 - Por occasião da passagem do ministro da Guerra pela estação Nova Vicenza, o trem especial em que s .exa. viajava foi obrigado a parar, tendo o povo daquella localidade feito imponente manifestação. Falaram diversos oradores, entre elles a professora publica d. Mara Mussolini, saudando o general Setembrino. A quarta brigada do nordeste, ali acampada, prestou continencia, formando uma companhia de guerra.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de dezembro na história

  • 1889 - Decreto é editado banindo a família Imperial do Brasil.
  • 1913 - lançamento do jogo de Palavras Cruzadas.
  • 1916 - Inicia na Primeira Guerra, a Batalha de Verdun, que foi considerada a mais violenta com 700 mil mortos.
  • 1937 - Nasce a atriz Jane Fonda.
  • 1980 - Morre o jornalista e escritor Nelson Rodrigues.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895