Telegramma enviado ao general Eurico de Andrade Neves

Telegramma enviado ao general Eurico de Andrade Neves

Correio do Povo do dia 16 de fevereiro, de 1924, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Dulcídio Cardoso, Borges de Medeiros e Eurico de Andrade Neves

publicidade

A situação no Estado

Um telegramma do general Eurico de Andrade Neves

Bagé, 15 - O general Eurico de Andrade Neves, commandante da 3º Região Militar, a proposito dos successos de Carasinho, recebeu, hontem, do capitão Martins Silva, delegado militar federal da 5ª Delegacia, a qual pertence aquella localidade, o seguinte telegramma: “Terminei inquerito sobre occorrencias Menna Barreto, ficando apurado ter morto legitima defesa cabo provisorio Ramiro Machado. Trata-se de crime commum como vereis relatorio e mais documentos inquerito que vos remetterei. Tudo solucionado . Tendo autoridades Estado, procedido correcção e criterio. - Martins Silva, delegado militar.

DIVERSAS

Apanhado por um bond -, Na Assistencia Publica do 2º districto foi medicado, hontem, pelo enfermeiro Nelson Fernandes da Silva, o menor Emilio, filho do sr. Guilherme Flores da Cruz, com 11 annos, branco, residente na rua Gomes Carneiro n. 9, o qual apresentava esmagamento dos tecidos moles do pé direito e um ferimento na rotula do joelho. Estes ferimentos foram-lhe produzidos por ter sido esse menor apanhado por um bond da linha da Gloria. Depois de medicado foi elle transportado para a Santa Casa.

Motores Otto - Os srs. Pedro Adams Filho e Cia. industrialistas da praça de Novo Hamburgo, resolveram ultimamente adquiri uma uzina propria, constando de um possante motor de 200 cavallos , com gerador triphasico, para o cortume e fabrica de calçados de sua propriedade. Os srs. Pedro Adams Filho e Cia. acabam agora de adquirir a referida usina, a qual será fornecida pela sociedade de Motores Deutz “Otto Legitimo” Ltda. Essa installação é movida pelo systema de gaz pobre, de lenha, consumindo tambem quaisquer residuos do mesmo combustivel. Trata-se do mesmo systema de motores o qual a Intendencia Municipal desta capital contractou com a casa de motores “Otto”, para o augmento do serviço de illuminação, devendo chegar dentro de poucos mezes para ser utilizado.

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

Grave occorrencia em Carasinho

Passo Fundo, 15 - O deputado Arthur Caetano impetrou uma ordem de “habeas corpus” ao juiz de comarca em favor do general Menna Barreto, tendo o juiz ouvido o depoimento de doze testemunhas, das vinte apresentadas pelo impetrante, no sentido de comprovar a legitima defesa allegada. A inquirição prolongou-se até tardias horas da noite de hontem, esperando-se que o despacho seja proferido hoje.

O processo contra o director do Correio da Manhã - O querelado foi condenado a prisão e multa

Rio, 14 - Baixaram ao cartorio da 1º vara federal os autos do processo movido pelo dr. Epitacio Pessoa contra o director do “Correio da Manhã”. O juiz dr. Olympio de Sá Albuquerque condenou o dr. Mario Rodrigues no grau maximo do Codigo Penal referentes aos crimes de injuria e calumnia. As penas impostas ao director do “Correio da Manhã” foram de um anno de prisão e multa de 10.000$000.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

  • O dia 16 de fevereiro na história
  • 1922 - Inauguração do Tribunal de Haia, Holanda.
  • 1957 - Rock and roll é proibido nos bailes do Estado de São Paulo, pelo governador Jânio Quadros.
  • 1977 - Comissão Internacional de Juristas Católicos denuncia torturas no Brasil.
  • 2000 - Morre o cientista Carlos Chagas Filho.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895