Tensão em São Gabriel

Tensão em São Gabriel

A edição do dia 22 de novembro de 1924, sábado, noticiava

Juliano Bruni

A cidade de Sâo Gabriel se preparou para resistir ao assédio de revolucionários. Apesar do ataque não acontecer, o episódio demonstra o clima instalado com o levante de teor tenentista iniciado nas Missões algumas semanas antes. Assim como a cidade da Fronteira, outros núcleos urbanos enfrentavam dificuldades causadas pelos conflitos, como linhas de trem interrompidas, pontes danificadas ou de posse de sediciosos (ou legalistas) e toques de recolher

publicidade

“O jornal ‘O Estado’, que se edita em S. Gabriel, publicou ...]: ‘Ontem a nossa cidade permaneceu completamente apreensiva, pois que circularam as notícias mais alarmantes com respeito ao movimento sedicioso. Como era natural, as forças do exército, do corpo provisório e demais civis correram às armas para enfrentarem a possibilidade de algum desacato à nossa sociedade. À tarde o major Constantino Martins, comandante militar da praça, fez distribuir um boletim [...] pedindo à população [...] que todas as pessoas se conservassem em suas residências e que todas as casas de diversões fossem fechadas logo que se pressentisse o tiroteio. ...] Entretanto, com bastante felicidade para nós, nada houve de anormal e a cidade parece ter voltado à primitiva normalidade, mas em expectativa. Sabemos que as forças de que se temia o assalto estão para além do Cacequy. [...]”

Bahia x Ceará

“[Sobre o] encontro que tiveram na Bahia as hostes baiana e cearense na disputa do campeonato brasileiro de ‘foot ball’ [...] ‘Às 15 horas já estava ele [o Campo da Graça] completamente cheio e cheio como raramente se tem visto. Pode-se calcular a assistência em cerca de 20.000 pessoas [...] terminava a pugna com resultado final de 6 a 1. O “team’ dos baianos saiu do campo carregado pelo povo que, não obstante a vitória alcançada, não regateou aplausos aos cearenses, que souberam se portar à altura, desenvolvendo um belíssimo jogo. [...] Embora fosse essa a primeira vez que o quadro visitante toma parte em grandes competições interestaduais, a imprensa faz ver que, se o quadro cearense continuar nos seus treinos acurados, dentro de pouco tempo será um dos melhores elementos do ‘foot-ball’ brasileiro.”

“Memento” do torcedor

“Lembre-se o espectador de que apupando os jogadores adversários, justifica de que se o chame de mal-educado e até de desumano e covarde, expondo os jogadores, seus partidários, a sofrerem, inocentes, uma reação física que só deveria atingir aquele que a provocasse, além de tudo certo de ficar impune.

Café danificado

“Sobre Casa Branca [estado de São Paulo], desabou, ontem, violentíssimo temporal, causando avultados danos e destelhando grande parte do armazém regulador do café. Cerca de dez mil sacas foram danificadas.”

O dia 22 de novembro na história

  • 1718 Edward Teach, célebre pirata inglês conhecido como Barba Negra, é morto durante ataque ao seu navio na costa da Carolina do Norte, EUA.
  • 1890 Nasce em Lille o militar e político francês Charles de Gaulle, presidente da França entre 1959 e 1969.
  • 1921 Em Belfast, Irlanda do Norte, 22 nacionalistas irlandeses são mortos em um único dia.
  • 1940 Nasce o ator, diretor, roteirista e animador anglo-americano Terry Gilliam, membro da trupe Monty Python.
  • 1943 O Líbano obtém oficialmente a independência da França.
  • 1963 Morre em Los Angeles o escritor e filósofo inglês Aldous Huxley, autor de “Admirável Mundo Novo”.
  • 1963 O presidente americano John F. Kennedy é assassinado com um tiro disparado por Lee Harvey Oswald, em Dallas, Texas.
  • 1975 Juan Carlos é declarado Rei da Espanha após a morte do ditador Francisco Franco.
  • 1990 A primeira-ministra britânica Margaret Thatcher abdica da eleição pela liderança do Partido Conservador, encerrando seu mandato.
  • 1995 Toy Story, o primeiro longa-metragem integralmente animado por computador, é lançado.
  • 1997 Michael Hutchence, líder da banda australiana INXS, é encontrado morto em suposto suicídio por enforcamento.
  • 2004 Começa na Ucrânia a Revolução Laranja, série de protestos populares na sequência das eleições presidenciais contra a corrupção, a intimidação e fraudes eleitorais.
  • 2022 Morre no Rio de Janeiro o cantor e compositor Erasmo Carlos.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895