Trem com destino a Santa Maria é atacado pelas forças revolucionárias de Hygino Pereira

Trem com destino a Santa Maria é atacado pelas forças revolucionárias de Hygino Pereira

Correio do Povo do dia 28 de junho de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Forças revolucionárias comandadas por Higino Pereira

publicidade

A politica rio-grandense - Trem detido pelos revolucionarios 

Cachoeira, 27 - O trem ordinario de hoje, vindo da capital, com destino a Santa Maria foi atacado pelas forças revolucionarias de Hygino Pereira, pouco antes da estação de Volta do Barreto. Essa força aguardou o trem, num corte, em linha estendida, intimando o machinista a parar o comboio, no que foi obedecido. Depois de verificado não conduzir o trem material bellico, foi dada ordem para proseguir, tendo o commandante da força revolucionaria declarado que as linha ferreas não haviam sido tocadas. Era essa força composta de 40 homens, mais ou menos, todos armados com fuzis “Mauser”, e traziam nos chapéos fitas de côres verde e amarella, tendo levantado vivas ao dr. Assis Brasil e ao Exercito Libertador. 

DIVERSAS 

Desastre de bonde - Ás primeiras horas da manhã de hontem houve um desastre de bonde á rua General Lima e Silva, do qual resultou sair ferido um homem. Seriam 7 1/2 horas quando o bonde letra R n. 68, que demandava o centro da cidade, entrou naquella rua. Ao se aproximar da esquina da rua Avahy, uma carroça pequena, guiada pelo carroceiro Euclydes Januario Ribeiro, pretendeu atravessar a linha antes que o bonde passasse, o que, porem, não conseguiu. Apanhada pelo eixo da roda direita, foram a carroça e seu conductor, que a dirigia de pé, atirados a regular distancia. O carroceiro que, além do choque, recebeu lesões pelo corpo, foi conduzido até a Assistencia Publica do 1º districto, onde apos os necessarios curativos, recolheu-se á Santa Casa de Misericordia. O bonde era guiado pelo motorneiro Oscar Rodrigues, de chapa n. 187. 

Exposição Leopoldo Gotuzzo - Encerrou-se hontem, a exposição do pintor rio-grandense Leopoldo Gotuzzo, que attraiu, ainda, no decorrer do dia, numerosa affluencia de visitantes. Mais um quadro veiu, no dia do encerramento, accrescentar-se aos muitos anteriores vendidos: o de n. 32, representando um aspecto da lagôa Rodrigo de Freitas, e que foi adquirido pelo sr. Raul Azevedo Bastian. Manteve-se assim, até o fim, o exito dessa exposição que obteve grande successo. 

TELEGRAMMAS

A prohibição das bebidas alcoolicas 

Denier, 26 - Em sua viagem ao Oeste, o presidente Harding deu a conhecer que o governo federal está resolvido a dar plena execução ás leis prohibicionistas, embora seja um fardo a sua execução, fardo que se continúa a ser posto por varios Estados sobre os ombros dos dirigentes da União. O presidente disse que está convencido de que, não somente a emenda prohibicionista não ser revogada, como até qualquer mudança se venha a fazer na Lei Volstead será antes com o proposito de tornar mais effectiva a execução da lei do que modifical-a.. Afirmou mais o chefe do Estado que acredita estar o paiz, agora, atravessando a phase mais difficil da questão; uma vez passada ella, as autoridades mostrar-se-ão mais dispostas a aceitar a indeclinavel obrigação de cumprir o dispositivo legal. 

Accusados de revelação de segredos militares 

Berlim, 27 - A suprema corte de Leipzig esstá julgando sete individuos de terem revelado segredos militares.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 28 de junho na história

1831 - O Catarinense, primeiro jornal de Santa Catarina, é fundado por Jerônimo Francisco Coelho. 
1908 - Chegam os primeiros 781 imigrantes japoneses ao Brasil no navio Kasato Maru.
1919 - A Alemanha assina o Tratado de Versalhes.
1945 - Nasce o cantor e compositor Raul Seixas. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895