Tropas revolucionárias preparam o ataque a Santiago do Boqueirão, e a cidade prepara defesas

Tropas revolucionárias preparam o ataque a Santiago do Boqueirão, e a cidade prepara defesas

Correio do Povo do dia 14 de abril de 1923, sábado, noticiava:

Hortêncio Rodrigues (C) com integrantes de sua tropa

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Santa Maria, 13 - Ha muitos dias vem sendo o municipio de Santiago do Boqueirão invadido pelos revolucionarios, que estão com suas forças concentradas do modo seguinte: na divisa com o municipio de S. Francisco de Assis com 300 homens commandados por Hortencio Rodrigues; nas Tunas, 2º districto, distante cinco leguas desta villa, cerca de 300, commandados por Turibio Gomes; no 4º districto, 200 homens sob o commando de João Lucas. Essas forças revolucionarias ameaçam atacar esta villa. Por esse motivo, o intendente, Coronel Lucas Araujo de Oliveira, conserva acima de trezentos correligionarios seus, bem armados e municiados afim de resisitir ao ataque. As forças do intendente estão acampadas nesta villa, fazendo o patrulhamento necessario. 

DIVERSAS

A navegação da Lagôa Mirim - O director, do Lloyd Brasileiro resolveu empregar novamente na navegação da Lagôa Mirim o vapor “Rio Grande”, que se encontra actualmente em Corumbá. Seguiu do Rio de Janeiro afim de conduzir o referido vapor ao nosso porto o commandante Frederico Runth. 

Senhora apanhada por um automovel - Na tarde de hontem, á rua dos Andradas, quasi na esquina da praça Senador Florencio, occorreu um desastre de automovel, que teve como consequencia a morte de uma infeliz senhora. Seriam 14 horas, quando, guiando um automovel Ford n. 926, vinha do principio da rua dos Andradas o sr. Gontran Costa, do commercio desta praça. Ao defrontar a Pharmacia Carvalho, effectuou elle uma manobra afim de fazer o seu automovel passar por dois bondes. Foi, então, que se deu o desastre, pois que por detraz de um desses bondes, atravessavam a rua duas senhoras, das quaes uma foi colhida pelo automovel. Levada para a pharmacia Carvalho, ali foi ella attendida pelo dr. Cecilio Monza que constatou ser grave o seu estado, pois que, alem de um forte choque traumatico apresentava ella a fractura de uma costella na altura dos rins. Na ambulancia, foi a infeliz transportada para a Santa Casa de Misericoria, onde falleceu ás 16 horas.

TELEGRAMMAS

As commemorações de 1º de maio na Allemanha 

Berlim, 12 - Os communistas allemães commemorarão o dia 1º de maio, em Bochum e Hattingen, na região occupada pelas tropas franco-belgas. 

Berlim, 13 - Telegrapham de Colonia informando que os socialistas tencionam commemorar a data de 1º de maio, realisando uma parede geral. 

A divida fluctuante allemã 

Berlim, 13 - Nos ultimos dez dias a divida fluctuante allemã soffreu o augmento de oitocentos mil milhões de marcos. 

Execução dos prelados russos 

Riga, 13 - Os jornaes, daqui, publicam um telegramma vindo de Moscou, declarando que a delegação britannica naquella capital, resolveu regressar a Londres porque recebeu pela segunda vez uma nova nota insolente da parte do governo russo sobre o julgamento das autoridades ecclesiasticas russas. Conforme as declarações a respeito, a delegação britannica entregou ao ministerio do Exterior sovietista uma nova nota tratando das perseguições aos sacerdotes russos pelos bolchevistas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 14 de abril na história

1912 - Fundação dos Santos F. C.

1963 - Sidney Poitier é o primeiro negro a receber Oscar de melhor ator principal. 

1980 - Flávia Schilling, jovem brasileira presa no Uruguai desde 1972, é libertada após campanha de três anos. 

1986 - Morre a escritora Simone de Beavoir. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895