Trotsky denuncia ataques na fronteira russa

Trotsky denuncia ataques na fronteira russa

Correio do Povo do dia 21 de setembro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Trotsky foi organizar os militares na fronteira com a Ucrânia.

publicidade

O problema russo - Os perigos de uma nova guerra 

Kieff, 20 - O commisario de guerra, Trotsky, que se acha na Ukrania, publicou uma declaração denunciando o banditismo na fronteira. Diz que um trem de cereaes, a caminho, da bacia de Donetz, foi destruido por bandoleiros, a 5 de setembro, perto de Jitomar. Morreram 27 pessoas, ficando feridas 41. Foram destruidos 61 wagons com 44.000 toneladas de cereaes. Declara Trotsky que tudo isso é obra de agentes perturbadores de Savinkoff, protegidos pela Polonia, Rumania e França. Terminou dizendo ser preciso pôr um paradeiro, de uma vez para sempre, no banditismo, tendo para esse fim decretado, medidas de rigor para vigilancia das fronteiras, afim de impedir a entrada de agitadores e contra-bandistas da Russia.

DIVERSAS

A successão presidencial - Promovido pelo “Comité Academico Pró Nilo-Seabra”, realisou-se, hontem, nesta capital, mais um “meeting” de propaganda dessas candidaturas á presidencia e vice-presidencia da Republica. O comicio teve lugar ás 19 horas, na praça Senador Florencio, falando os oradores de uma das sacadas do Grande Hotel. O primeiro a falar á assistencia, que era bastante avultada, foi o dr. Vicente Russomano, deputado á Assembléa dos Representantes e residente na cidade de Pelotas. O orador elogiou a attitude do dr. Borges de Medeiros e do Rio Grande, na questão das candidaturas á successão presidencial da Republica. O dr. Vicente Russomano teceu, tambem, lisongeiras referencias em torno dos candidatos dissidentes, terminando por evocar a guerra dos farroupilhas, e as commemorações ao centenario da morte de Dante. Seguiu-se com a palavra o dr. Oswaldo Aranha,, que elogiou por sua vez, a attitude do governo do Estado nessa questão, procurando demonstrar a superioridade das candidaturas Nilo-Seabra sobre seus competidores. Todos foram muito applaudidos pela assistencia, que acclamava os nomes dos drs. Nilo Peçanha, J. J. Seabra, Borges de Medeiros e outros proceres do Estado. Durante o comicio, que durou cerca de duas horas, tocou uma banda de musica da Brigada Militar.

TELEGRAMMAS

Inauguração de hydraulica

Cachoeira, 19 - Commemorando o primeiro anniversario da administração municipal, o intendente inaugurará, amanhã, a rêde hydraulica desta cidade.

illuminação electrica

Palmeira, 19 - Foi inaugurada a illuminação electrica, junto ás fontes thermaes de Irahy. 

20 de Setembro - Commemoração da unificação da Italia

Rio, 20 - Commemorando a data da unificação politica da Italia, membros da colonia italiana desta capital foram, hoje, em grande numero, apresentar cumprimentos ao embaixador daquele paiz. 

A eleição do senador Ruy Barbosa para o Tribunal de Justiça Internacional 

Rio, 20 - A Academia Brasileira de Letras será hoje recebida as 8 1/2 horas da noite, pelo conselheiro Ruy Barbosa, a quem exprimirá seu jubilo pela distincção conferida ao eminente consocio e antigo presidente, conforme propostas do sr Ataulfo de Paiva e Coelho Netto, aprovada na ultima sessão. A bancada bahiana na Camara propoz uma homenagem ao senador.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de setembro na história

1835 - Entra, triunfante em Porto Alegre, o general Bento Gonçalves.
1919 - O Expresso Oriente retoma a ligação Paris-Istambul. 
1942 - Morre Lindolpho Collor, ex-ministro do trabalho de Vargas.
1976 - Orlando Letelier, ex-ministro do presidente do Chile Salvador Allende, morre em atentado cometido pela Operação Condor, em Washington. 
1985 - Terremoto faz 20 mil mortos no México.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895