Um perfil da presença nipônica no interior paulista

Um perfil da presença nipônica no interior paulista

A edição do dia 29 de novembro de 1924, sábado, noticiava

Juliano Bruni

O Correio traz uma descrição da colonização japonesa em dois empreendimentos do interior de São Paulo, abordando as características, o funcionamento e as realizações dos imigrantes. Na década de 1920 ainda chegavam cidadãos japoneses às colônias paulistas

publicidade

“A embaixada japonesa junto ao governo brasileiro enviou à imprensa do Rio de Janeiro a seguinte nota: ‘Pelas informações oficiais sabe-se que na zona do Estado de S. Paulo entre a Ribeira e o rio Jacupiranga foi entregue à Companhia Kaigai Kogyo Kabusiki Kaisha uma área de 93.335.614 metros quadrados de terras devolutas, em 8 de agosto de 1916, e no distrito de Sete Barras [...] foi entregue à mesma companhia, pelo governo do Estado, uma área de 4.470.500 metros quadrados, sendo que, depois disto, não mais foram cedidas terras aos japoneses. A particulares e nas vizinhanças das terras cedidas pelo governo paulista os japoneses adquiriram 11.475.864 metros quadrados de terras [...] Foram construídas por conta dos colonos 100.000 metros de estradas de rodagem [...]. Acham-se em construção mais 16.000 metros [...]. Em 31 de dezembro de 1923 residiam nessa colônia 472 famílias [...]. Durante o ano de 1923 chegaram diretamente do Japão 44 famílias [...]. [está] o serviço sanitário a cargo de clínicos japoneses. Mantêm eles ainda uma farmácia bem instalada para fornecer medicamentos gratuitos a qualquer indivíduo de qualquer nacionalidade, tanto da colônia como dos redutos vizinhos. Em prédios próprios, funcionam diversas escolas públicas mantidas pelos japoneses para qualquer pessoa da colônia [...]. Nessas escolas são ensinados o português e as línguas vivas somente. Os japoneses mantêm na colônia campos de experiências agrícolas, cujos resultados têm sido satisfatórios, muito principalmente do fumo e do chá do Japão, a juta, importada da ilha Formosa ...] dedica-se também ao estudo de moléstias e insetos daninhos, melhoramento dos terrenos e estudo dos adubos [...]’”

Mate do Brasil

“[...] Nos últimos anos cresceu extraordinariamente o consumo no sul do Brasil e se introduz o mate com mais frequência nos usos das populações do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, crescendo igualmente a exportação para o Prata. Na Europa fazem-se várias tentativas para sua introdução definitiva na Alemanha, na Holanda e na França, [...]. A exportação geral, porém, acusa notável aumento [...] Anuncia agora o Ministério do Exterior ao da Agricultura e Comércio que [...] se faz larga propaganda na Dinamarca [...]”

Melhoramentos em Caxias

“O dr. Celeste Gobbato, intendente de Caxias, tem percorrido, acompanhado dos conselheiros municipais e outras pessoas gradas, diversos centros rurais do município para cientificar-se das necessidades mais prementes do território por ele administrado. [...] o intendente reconheceu a extrema urgência que há de executar diversos desvios nas atuais estradas [...] Além disto torna-se imprescindível a reconstrução da ponte sobre o arroio S. Marcos, construída fazem somente oito anos, e de vários pontilhões e bueiros. [...]”

O dia 29 de novembro na história

  • 1807 O português João VI foge do avanço francês, deixando Lisboa e transferindo a corte portuguesa para o Brasil.
  • 1899 O F.C. Barcelona é fundado por um grupo de suíços, catalães, espanhóis e ingleses, se tornando um símbolo da cultura da Catalunha.
  • 1922 A Armênia se torna uma república socialista soviética.
  • 1924 Morre em Bruxelas o compositor italiano Giacomo Puccini, famoso por suas óperas.
  • 1945 A República Socialista Federativa da Iugoslávia é declarada; será desintegrada em 1992.
  • 1963 A Comissão Warren é estabelecida pelo presidente americano Lyndon Johnson para investigar o assassinato de John. F. Kennedy.
  • 1972 A companhia americana Atari lança “Pong”, o primeiro videogame comercialmente bem-sucedido.
  • 1982 Michael Jackson lança “Thriller”, o álbum mais vendido de todos os tempos.
  • 2001 Morre na Califórnia o mais jovem dos Beatles, George Harrison, aos 58 anos.
  • 2010 Morre em Roma o diretor de cinema e roteirista Mario Monicelli.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895