Usuários dos bondes criticam pressa dos motorneiros

Usuários dos bondes criticam pressa dos motorneiros

Correio do Povo do dia 24 de maio de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Usuários dos bondes queixavam-se contra a pressa dos motorneiros.

publicidade

Embarques nos bondes

Ha dias nos occupamos de uma queixa dos moradores do arraial da Gloria contra o abuso de certos motorneiros que põe logo em movimento os bondes, mal o passageiro coloca o pé no estribo, occcasionando isso grande numero de accidentes. Hontem, cerca das 18 horas, viajava, num bonde da rua Independencia, a exma. esposa do dr. Luiz Dithmer, do comercio desta praça, a qual ao chegar defronte da rua Thomaz Flôres fez signal ao conductor para que mandasse parar o vehiculo. Mal havia collocado um pé no sólo, o motorneiro poz logo em movimento o bonde, o que levou a passageira a dar violenta quéda, da qual resultou receber escoriações em varias partes do corpo.

DIVERSAS

Raid aereo Lisboa-Rio - Por incumbencia do Banco Nacional Ultra- Marino, do Rio de Janeiro, o Banco Nacional do Commercio abriu, neste Estado, uma subscripção destinada á compra de um avião a ser offerecido ao governo portuguez, bem como a concessão de um premio pecuniario aos intrepidos aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho. 

O serviço de bondes no Rio Grande - No mez de abril findo, os bondes, no Rio Grande transportaram um total de 213.819 passageiros, sendo 202.014 em carros de primeira e 11.805, em carros de segunda classe. Nos carros de primeira classe 28.248 passageiros foram gratuitos, das quaes 24.131 nas plataformas e 4.117 no interior dos carros. No serviço de bondes do Rio Grande, ha tambem comboios empregados no transporte de cargas. Assim, no mez de abril findo, foram transportados nos referidos vehiculos: carvão para a usina do porto, lenha para a usina da cidade. Os comboios empregados nos transportes de matadouros conduziram: viagens expressas 10 bondes; para o mercado, 694 rezes; para os açougues, 287 ditas; carneiros, 472; porcos, 35; bondes especiaes para o transporte de rezes, 1 ; miudezas, 50 sacos; couros, 1.713; pellegos 30 fardos. Os bondes renderam no Rio Grande em abril 39.951$290.

TELEGRAMMAS

Escola de telegraphia 

Jaguarão, 23 - O sr. Nestor Severino, gerente da Companhia Telephonica aqui, fundou uma escola de telegraphia, a que deu o nome de Barão de Ipanema. Essa escola, que será inaugurada a 1º do proximo mez de junho, é a primeira do genero fundada no Brasil. O sr. Nestor Severino tem sido muito felicitado pela idéa que concebeu. 

O problema russo

Moscou, 23 - Coincidindo com o encerramento dos trabalhos da Conferencia de Genova, foram assignados novos decretos que os leaders governamentaes consideram bastantes para animar á reconstrucção capitalistica indepenente da Russia, de harmonia com o actual regimen. O Conselho dos Commissarios annunciou a revogação do monopolio do Estado sobre o commercio de machinas agricolas e sementes, tendo o comité executivo central approvado alguns projectos legalisando certos decretos sobre a propriedade privada e resolvido permittir o direito de herança aos esposos e descendentes em linha recta, no limite maximo de 5.000 rublos ouro. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de maio na história

1844 - Primeira linha de telégrafo é instalada por Samuel Morse, ligando Baltimore a Washington. 
1877 - Instalação da Junta Comercial de Porto Alegre. 
1941 - Nasce o cantor e compositor norte-americano Bob Dylan. 
1974 - Morre o músico de jazz norte-americano Duke Ellington.
1978 - Regulamentação da profissão de artistas no Brasil.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895