Vapor Porto Alegre retoma viagens entre Santo Amaro e a capital

Vapor Porto Alegre retoma viagens entre Santo Amaro e a capital

Correio do Povo do dia 1 de agosto de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Vapor Porto Alegre.

publicidade

Vapor Porto Alegre 

Reencetou, ante-hontem, suas viagens para Santo Amaro, o vapor “Porto Alegre”, que ha dias descera do plano inclinado do estaleiro dos srs. Alcaraz e Cia. Com os melhoramentos por que passou a completa limpeza que soffreu, aquelle navio não só apresenta as melhores condições de navegabilidade, attestada pela sua excellente marcha e de segurança, como offerece aos numerosos passageiros que, diariamente, transporta, o conforto possivel. Por outro lado, a empreza proprietaria, assim como o commandante sr. Thomaz Borges Fortes, empenham-se em proporcionar agradavel tratamento aos passageiros. 

NR: O vapor Porto Alegre ligava a capital às cidades que margeiam o Rio Jacuí.

DIVERSAS

Um jornal de propaganda separatista - Em nosso ultimo numero, noticiamos que em um jornal “O Separatista”, de Santa Maria, appareceram artigos de ataques ás autoridades militares e que eram atribuidos ao dr. Julio de Aragão Bozano, advogado residente em Santa Maria. Noticiamos, que tendo este facto chegado ao conhecimento do general Fabio Azambuja, commandante da 3ª Região Militar, esta alta autoridade militar expedira ordens para que, na qualidade de reservista convocado que é, fosse o dr. Julio de Aragão Bozano recolhido e preso, por 15 dias. Ante-hontem, o dr. Julio Bozano chegou a esta capital, afim de impetrar, como hontem impetrou, uma ordem de “habeas corpus” em seu favor, por estar ameaçado de prisão. 

Embarque e bagagens no cáes do porto - Em aviso que está publicando a administração do porto desta capítal avisa aos interessados que sómente estão dispensados do pagamento das taxas de capatazias as bagagens propriamente ditas que acompanharem os passageiros e, como taes consideradas, as malas, bahus, saccos e cestas contendo roupas e outras miudezas ao uso do mesmo passageiro durante a viagem. No intuito de se evitarem trocas e desvios de bagagens por occasião dos embarques e desembarques que os interessados acompanharem as ditas bagagens. 

TELEGRAMMAS

Cinema Pathé

Julio de Castilhos, 31 - O Cinema Pathé desta villa de propriedade dos irmãos Tognotti, soffrerá grandes reformas, já tendo sido adquirido um mobiliario novo. Breve será construido na rua Pinheiro Machado um alteroso predio para o funccionamento deste centro de diversões. 

Os successos da Italia

Roma, 30 - A agitação que irrompeu em Ravenna está se irradiando pelas provincias visinhas, tendo havido quasi em toda parte agitações e comicios populares, promovidos por fascistas ou socialistas. O professor Ettore Cicotti, escrevendo sobre a situação no “Giornalle d’Italia”, propõe, como meio para salvar a Italia, um anno de dictadura, visto como o systema parlamentar é beneficiente e contrario aos interesses do paiz. 

Homenagem a Santos Dumont 

Lisboa, 31 - A Camara Municipal desta capital offerecerá uma medalha ao celebre inventor e chamado de “o pai da aviação”, o brasileiro Santos Dumont, por occasião de sua proxima passagem por esta cidade, em viagem de regresso para o Brasil.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de agosto na história

1843 -“Olho de Boi”, primeiro selo postal lançado no Brasil.
1936 - Nasce o estilista francês Yves Saint-Laurent. 
1959 - Inauguração da Rodovia Rio-Teresópolis.
1981 - Inauguração da MTV, nos Estados Unidos.
1985 - Nelson Mandela faz visita ao Brasil durante seis dias. 
2000 - Falência do Grupo Bloch Editores, a pedido dos próprios donos. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895