Velório de Ruy Barbosa será na Biblioteca Nacional, decide família

Velório de Ruy Barbosa será na Biblioteca Nacional, decide família

Correio do Povo do dia 3 de março de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada do corpo de Ruy Barbosa à Biblioteca Nacional, onde foi velado.

publicidade

O fallecimento de Ruy Barbosa 

Rio, 2 - O corpo de Ruy Barbosa ficará exposto até domingo, houve duvidas, a principio, entre os membros da familia e amigos do senador Ruy Barbosa, a respeito do local onde deveria o corpo ficar no Rio, antes de ser dado á sepultura. Lembraram uns o Senado e a Academia de Letras e outros o templo da Candelária, rendendo culto ao fervor religioso do grande brasileiro. O sr. Afranio Peixoto, fazendo notar que embora fosse uma honra para a Academia o seu corpo para ali transportado, declarou que seria mais justo o fosse para a Bibliotheca Nacional. Ruy era um nome nacional, era um sabio. Melhor local não haveria, portanto, para que elle que “a cidade dos livros”. A familia do grande morto acquisceu promptamente. 

DIVERSAS 

Os successos de Camaquam - Ainda hontem, continuaram interrompidas as communicações telegraphicas e telephonicas para os municipios do sul do Estado, em virtude de terem sido cortadas, como se sabe, as linhas, no municipio de S. João de Camaquam. Por esse motivo, ha absoluta falta de noticias do que occorre nessa região. Entretanto, por communicações recebidas da Barra do Ribeiro, sabe-se que ante-hontem chegaram ali, autoridades municipaes e estadoaes de S. João de Camaquam, Dôres de Camaquam e de Tapes. Entre essas autoridades, estão o coronel Luiz Gonzaga Leal e o capitão Correia Cunha, respectivamente, intendente e delegado de policia de Dôres de Camaquam. O capítão Correia da Cunha, auxiliado pelo intendente de Dôres de Camaquam, havia reunido, na Barra do Ribeiro, cerca de trinta homens, numero esse que se esperava seria elevado a cem até hontem, á noite. Depois de receber armamento e munição, essa força marcharia para Dôres de Camaquam. Informam, ainda, da Barra do Ribeiro, que nestes ultimos dias foram vistos passar a regular distancia dessa localidade, grupos de homens armados. 

Pharmacia do Povo - Foi inaugurada a Pharmacia do Povo, que o sr. J. Marques Pereira, installou no predio n. 152, da rua dos Andradas. O novo estabelecimento se acha bem installado.

TELEGRAMMAS

O fallecimento de Ruy Barbosa

A Bahia quer guardar o corpo de seu eminente filho 

Petropolis, 2 - Os srs. Vital Soares, Simões Filho e Octavio Mangabeira, dirigiram, da Bahia, aos srs. Miguel Calmon, Pedro Lago e João Mangabeira, o seguinte telegramma: “consternados pela crueldade da surpresa, pedimos que tomem a iniciativa, em nome da Bahia, de dar a esta a honra de receber, em seu seio, os despojos do seu grande filho. Aguardamos a resposta. Sentidissimos pezames.” O sr. Miguel Calmon, em nome pessoal e no nome dos srs. Pedro Lago e João Mangabeira, respondeu nos seguintes termos: “Dr. Simões Filho - Bahia - transmitti á familia do conselheiro Ruy Barbosa o appello constante do seu telegramma, não podendo, por ora, dar resposta definitiva. 

Foi celebrada uma missa de corpo presente

Rio, 2 - Frei Celso, da ordem dos franciscanos de Petropolis e que assistiu aos ultimos momentos do senador Ruy Barbosa, celebrou missa de corpo presente, tendo o acto grande assistencia. 

A grafia da epoca está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de março na história

1905 - O vírus da sífilis é descoberto por Fitz Schaudinn.
1910 - Rockfeller, magnata norte-americano, cria fundação destinada a promover a ciência.
1936 - Nasce a atriz suíça Ursula Andress. 
1993 - Lançamento de “O Voo”, livro de Adolfo Scilingo, que conta como eram jogados no oceano os opositores do regime militar argentino. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895