Venda de passagens é suspensa na linha Rio Grande a Bagé e invasão de tropas de Saraiva em Quaraí
Correio do Povo do dia 17 de junho de 1922, domingo, noticiava:
publicidade
A situação no Estado - O trafego de passageiros tem sido prejudicado
O trafego ferroviario de Rio Grande a Bagé
Como noticiámos, a estação desta capital recebera, ha dias, um aviso da directoria do trafego da Viação Ferrea communicando que se achava suspensa até segunda ordem a venda de passagens e recebimento de encommendas para as estações além de Cerro Chato, na linha do Rio Grande a Bagé.
Quarahy
A firma Corrêa Irmãos, desta praça, recebeu telegramma de Quarahy, communicando-lhe haver sido a estancia do Serro, naquelle municipio, e de sua propriedade, invadida por tropas do commando de Nepomuceno Saraiva.
DIVERSAS
Escola de Artes e Officios - Como já noticiamos, a Cooperativa de Consumo da Viação Ferrea resolveu crear uma escola de artes e officios na estação de Gravathy, mandando, para esse fim, construir um predio. Hoje, a imprensa local irá, a convite fazer uma vista áquelle edificio, devendo o trem conduzindo os convidados partir ás 14 horas da estação da rua Voluntarios da Patria. As aulas serão inauguradas amanhã.
O ‘Dia dos pescadores’ - “A directoria da Colonia Cooperativa dos Pescadores Z-9, “Ernesto Alves”, com séde na Ilha da Pintada, 10º districto desta capital, convocou todos os pescadores da referida colonia para se reunirem amanhã, ás 17 horas, na respectiva séde, afim de deliberarem pela primeira vez, sobre a festa do Dia do Pescador, conforme disposições dos estatutos em vigor, approvados pela Ministério da Marinha. Essa cerimonia realisar-se-á no dia 29 do corrente na capitania do porto.
TELEGRAMMAS
A revolução na Bulgaria
Sofia, 16 - O ministro dos Negocios Estrangeiros, sr. Kaloff, recebeu o corpo diplomatico estrangeiro, ao qual reiterou as intenções pacificas do novo governo, voltando a affirmar que este está firmemente decidido a respeitar os tratados assignados pelos governos anteriores. Uma nota official desmente, categoricamente, o boato, segundo o qual o ex-rei Fernando e o ex-presidente do Conselho de Ministros sr. Radoslavoff, tinham tomado parte no movimento contra o gabinete Stambullisky.
Monumento aos mortos da guerra Roma, 15 - Em presença do rei, dos ministros, do prefeito, das autoridades e de enorme multidão, foi inaugurado o monumento á memoria dos soldados do 3º regimento de artilharia, mortos durante a I Guerra Mundial.
A grafia da época está preservada nos textos acima
CRONOLOGIA
O dia 17 de junho na história
1917 - Nasce o cantor e ator norte-americano Dean Martin.
1929 - O cantor e compositor Noel Rosa se apresenta pela primeira vez em público, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.
1936 - Início da Guerra Civil Espanhola pelo General Franco.
1962 - O Brasil torna-se bicampeão do mundo no Chile.
1972 - Prisão dos envolvidos no caso Watergate nos Estados Unidos.
O dia 18 de junho na história
1931 - Nasce o presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
1942 - Nasce o cantor e compositor Paul McCartney.
1945 - Japão propõe a paz na Segunda Guerra.
1956 - Termina o controle britânico sobre o Canal de Suez.
1979 - Morre aos 81 anos o ator Procópio Ferreira.
1991 - Morre a cantora Dircinha Batista.