Viagem de Honório Lemes pelo interior do Estado

Viagem de Honório Lemes pelo interior do Estado

Correio do Povo do dia 12 de março de 1924, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O general Honorio Lemes estava excursionando por todo o Interior do RS

publicidade

Politica rio-grandense - A excursão do general Honorio Lemes

S. Sepé, 10 - O presidente da Alliança Libertadora local recebeu communicação da vinda do general Honorio Lemes a este municipio. Apesar da exiguidade de tempo, está sendo preparada pelos elementos opposicionistas festiva recepção áquelle ex-chefe revolucionario.

Lavras, 10 - Chegou hontem a esta villa o general Honorio Lemes, acompanhados do srs. dr, Baptista Luzardo e Annibal Barros Cassal. A junta da Alliança Libertadora local foi encontral-os na estação Ibaré, onde já estavam reunidos numerosos opposicionistas que, a cavallo, vieram escoltando mais de vinte automoveis que conduziam aquelles viajantes, os membros da Alliança.

DIVERSAS

Reclamação - Moradores do arrabalde do Menino Deus queixam-se de que a Companhia Hydraulica Porto Alegrense ha varios dias não lhes fornece agua. Este facto, como é natural, tem trazido sério inconveniente aos referidos moradores.

Fornecimento de material rodante á Viação Ferrea - O governo do Estado, por intermedio da Secretaria das Obras Publicas, solicitára em circular datada de 20 do mez findo a diversas firmas commerciaes, com o prazo de 20 dias, proposta para o fornecimento do seguinte material rodante, destinado ao serviço da Viação Ferrea: 10 locomotivas Mallet, de 10 toneladas por luxo e de 2 grupos de 3 eixos e 10 locomotivas “Mikado” ou “Monutain”, de 8.600 kilos por eixo, todos com fornalhas apropriadas para queimar carvão nacional; 200 vagões plataformas, de 24 toneladas de lotação, com estrado de aço, sendo 100 com bordas e outros 100 sem bordas.

Escola de dactylographia Underwood

A Casa Coates, representante para o Rio Grande do Sul e Santa Catharina das machinas de escrever “Underwood” resolveu offerecer a todo o comprador de uma machina “Underwood” ou á pessoa pelo mesmo enviada, dois mezes de ensino pratico e theorico, gratuitamente em sua Escola “Underwood”, annexo á Associação Christã de moços.

TELEGRAMMAS

Retrato do senador Pinheiro Machado

Pinheiro Machado, 11 - A intendencia municipal está sendo ornamentada, pois que será, em breve, inaugurado ali o retrato do senador Pinheiro Machado, o qual foi offerecido pelo deputado Ildefonso Simões Lopes, que virá assistir ao acto.

O movimento revolucionario na provincia de La Rioja

Buenos Aires, 10 - O poder executivo decretou a intervenção federal na Provincia de La Rioja, afim de, ali, restabelecer a ordem e a lei, repondo no governo o dr. Florencio David San Ramon, legitimo governador da mesma provincia, deposto pelos revolucionarios pertencentes á União Civica Radical Principista. Foi nomeado interventor federal o general Sola, que se achava em Cordoba e que já partiu para La Rioja.

Buenos Aires, 10 - Como consequencia da intervenção federal, os revolucionarios depuzeram as armas, considerando-se como pacificada aquella provincia. O governador David San Ramon, será reconduzido ao cargo, em que foi derrubado.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de março na história

  • 1928 - Ilha de Malta se torna um território britânico.
  • 1945 - Morre Anne Frank, menina holandesa judia que deixou diário de sofrimento.
  • 1966 - Suharto promove golpe de estado na Indonésia.
  • 1969 - Morre o ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros.
  • 2000 - João Paulo II pede perdão pelos erros da Igreja.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895