Visita do embaixador italiano ao Brasil

Visita do embaixador italiano ao Brasil

Correio do Povo do dia 20 de março de 1924, quinta-feira, noticiava:

Correio do Povo

O palácio do Itamaraty foi residência e sede do Governo Republicano no Rio

publicidade

As relações entre o Brasil e a Itália

Effectuou-se, no Itamaraty, um banquete ao embaixador italiano

Rio, 19 — Realizou-se ontem, no palacio Itamaraty, o banquete que o sr. Felix Pacheco ofereceu ao novo embaixador da Itália no Brasil, marechal Pietro Badoglio, que ha poucos dias apresentou suas credenciaes ao presidente da Republica. A festa esteve brilhantissima. Pela primeira vez, nestes ultimos annos, um banquete reuniu no Itamaraty, todos os embaixadores estrangeiros aqui acreditados, os quaes, ao lado do vice-presidente da Republica, dos ministros de Estado e outras altas autoridades nacionaes, prestaram grande e expressiva homenagem ao nome do Brasil e da nação italiana.

DIVERSAS

O cambio — Apesar de uma depressão da taxa cambial, o mercado funcionou hontem movimentado. Abriu com taxa de 6, que depois do meio dia passou para 5 7/8. Mais tarde, porém, melhorando, foram affixadas as taxas de 5 29/32, 5 15/16 e 6, taxa esta com que foram encerradas as transações. Os vales ouros para despachos alfandegarios foram emitidos á razão de 5$270 por mil réis de ouro. Hontem, o Banco Francez e Italiano recebeu o seguinte telegramma a proposito do cambio, em Londres, sobre as praças abaixo: Paris, Italia, Suissa, Hespanha, Belgica, Nova York, Portugal, Montevidéo e Buenos Aires.

Os desfalques na Alfandega — O sr. Leoncio Martins Maya, 2º escriptuario da Alfandega desta capital, enviou, hontem, ao sr. Fidelcino Coelho, inspector da mesma repartição, um relatorio relativamente ao prosseguimento dos trabalhos que lhe foram confiados para averiguar o desvio criminoso de rendas ali verificado, conforme temos noticiado. Nesse relatorio, declara aquelle funccionario haver verificado mais um desvio de rendas na importancia de 53:785$612, correspondente á arrecadação do imposto de 5 % sobre os juros de créditos garantidos por hypotecas. No seu trabalho, o sr. Leoncio Maya demonstra, claramente, a maneira por que eram praticadas taes irregularidades

TELEGRAMMAS

As relações entre a Inglaterra e o Egypto

Londres, 17 - Respondendo á mensagem enviada, pelo chefe de governo, sr. Mac Donald, por occasião da installação da primeira assembleia do Egypto, o presidente do Conselho, Zaghloulpachá, congratulou-se pelo restabelecimento de relações amistosas entre os dois paizes, para regular as questões pendentes entre elles.

A base naval de Dingapura

Londres, 16 - Na Camara dos Communs, o secretario do Almirantado annunciou que o governo havia desistido do estabelecimento de uma base naval em Singapura.

A sitauação politia na Grecia

Athenas , 17 - O governo procura entabolar negociações com monarchistas chefiados pelo general Motoxas com relação á abdicaçção volutaria do rei Jorge, afim de ser estabelecida a unidade nacional.

A Suissa e a Liga das Nações

Berna, 17 - O Conselho Federal rejeitou o pacto e auxilio mutuo, formulado pela Liga das Nações, e sumettido á approvação pelo governo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de março na história

  • 1937 - Nasce o ator Paulo José.
  • 1953 - Morre Graciliano Ramos, jornalista e escritor.
  • 1976 - Patrícia Hearst, filha de magnata da comunicação nos Estados Unidos, é condenada por subversão.
  • 1989 - Morre a atriz Dina Sfat.
  • 1991 - Morre Lina Bo Bardi, arquiteta e cenógrafa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895