Visita do presidente do Uruguai ao RS

Visita do presidente do Uruguai ao RS

Correio do Povo do dia 27 de abril de 1921, quarta-feira, noticiava:

O presidente do Uruguai, Baltasar Brum, fez uma visita surpresa ao Brasil

publicidade

A visita do presidente do Uruguay 

Uruguayana, 24 - No dia 18, o dr. Balthasar Brum, presidente do Uruguay, chegou, de surpreza, ao povoado da Barra do Quarahy, 2º districto deste municipio. O trem presidencial, vindo de Artigas para S. Rosa, atravessou a ponte internacional e parou na estação da Brasil Great Southern Company, na Barra. O presidente não desceu de seu carro; chamou o encarregado do posto fiscal da Barra, com quem palestrou affavelmente, pediu ligeiras informações sobre a Barra do Quarahy, as quaes lhe foram dadas. Manifestando o presidente Brum o desejo de apertar a mão dos brasileiros que se achavam nas proximidades da estação, o encarregado do postos fiscal chamou-os a todos. O presidente exprimiu-se perfeitamente em portuguez. Os brasileiros presentes lamentaram a surpresa da visita facto que não permittiu que lhe fossem prestadas homenagens. O presidente declarou que aquella visita estava fóra do seu programma de viagem. Depois de breve demora, o trem presidencial partiu. Durante o tempo em que elle esteve na Barra do Quarahy a nossa bandeira esteve hasteada no posto fiscal, unica homenagem que foi prestada pelos nossos patricios. 

DIVERSAS 

O cemiterio da Santa Casa - O dr. Victor de Britto, provedor da Santa Casa, em um dos seus ultimos relatorios, chamou a attenção dos membros da mesa administrativa desse estabelecimento beneficente para o estado lastimavel em que se encontrava o seu cemiterio. Agora, este acaba de passar por varias reformas, que redundam em melhoramentos, reclamados pelo augmento de nossa população. Esta providencia foi tambem tomada para um accrescimo das rendas desse departamento, que é uma das maiores com que conta, a Santa Casa para a sua receita ordinaria. Os melhoramentos actuaes constam da construcção de muro que fechará dois grandes quadros na frente do antigo muro principal. Um desses quadros tomará a denominação de 1-A e 2-A. Ali haverá 450 catacumbas e 60 sepulturas. Os trabalhos de augmento do cemiterio da Santa Casa deverão ficar concluidos dentro de poucos mezes. A frente corre uma grande balaustrada, tendo um portão no centro, devendo nos pilares serem collocados vasos para flores. Esta nova parte do cemiterio da Santa Casa será toda nivelada e devidamente calçada, afim de facilitar, ali, o transito de vehiculos. Nas proximidades foi construida uma casa, destinada á moradia do administrador, que já está occupada e servindo tambem a mesma para a guarda do archivo do cemiterio, que até ha bem pouco tempo era depositado em local acanhado. Junto a esta casa foi, tambem, construido um chalet, para o pessoal que trabalha em varias dependencias do cemiterio. 

TELEGRAMMAS

Associação de Imprensa

Uruguayana, 24 - “O Rebate” publica um artigo sobre a Associação Rio-Grandense de Imprensa, aconselhando a necessidade da mesma promover um congresso jornalistico no Rio Grande do Sul. Aquella folha refere-se tambem a nacionalisação da imprensa e a regulamentação da profissão, que diz dever ser dos pontos principaes do programma da Associação. Termina “O Rebate” dizendo que a mesma deve tratar do probelma das tarifas. 

Relogio da Cathedral 

Pelotas, 25 - Foi inaugurado, festivamente, após a missa, o relógio da Cathedral, que há 35 annos não funccionava. 

A Allemanha e os alliados 

Paris, 26 - A commissão das reparações enviou uma nota a commissão allemã dos encargos da guerra, pedindo-lhe que deposite um billião de marcos ouro no Banco Francez, até 30 do corrente, ou antes dessa data.

A situação politica na Italia

Turim, 26 - Houve troca de tiros entre “fascistas” e communistas que guardavam a Camara de Trabalho, cujo edificio foi incendiado pór aquelles. Dois “fascistas foram mortos. Em consequencia dos incidentes, os operarios occuparam algumas uzinas.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de abril na história
1925 - Inauguração do Palácio Monroe, no RJ, sede do Senado Federal.
1937 - Morre Antonio Gramsci, filósofo italiano.
1937 - Inauguração nos EUA, da Golden Gate, maior ponte suspensa do mundo.
1987 - Presidente Sarney limita direito de greve, com medida provisória.
1991 - Betinho (Herbert José de Souza) ganha Prêmio Global 500.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895