Hiltor Mombach

A Copa aqui

A Copa do Mundo desembarca em Porto Alegre pela segunda vez.
Foi em junho, mas no dia 28 de 1950, que Iugoslávia 4 x 1 México jogaram nos Eucaliptos diante de 12 mil torcedores.
Neste 15/06, 64 anos depois, num outro estádio do Inter, o reformado e lindíssimo Beira-Rio, teremos um campeão do mundo, a França, contra a zebra Honduras.
O México, que nesta Copa caiu no grupo do Brasil, contra quem joga na terça-feira, no Castelão, realizou a sua segunda partida do Mundial de 1950 também nos Eucaliptos, em 2 de julho, encarando a Suíça, que venceu por 2 a 1.Mas não foi o resultado que entrou para a história, e sim o fato de as duas seleções terem entraram no gramado com camisetas vermelhas.
O dono da casa, o Inter, não podia ajudar por motivos óbvios: as suas também eram da mesma cor.
Os mexicanos acabaram jogando com as camisetas de listras verticais azuis e brancas do Cruzeiro.
Sobre o Cruzeiro.
Três anos depois de emprestar sua camisa para uma seleção, o clube faria a sua primeira excursão à Europa, Ásia e Oriente Médio, tornando-se o primeiro clube fora do eixo Rio-São Paulo a viajar tão longe.
A história do clube de Porto Alegre registra, entre outros resultados, um empate com o Real Madri, na época pentacampeão europeu e considerado o melhor time do mundo.
Quis o sorteio que a França, responsável por três das últimas cinco eliminações do Brasil na competição, em 1986, 1998 e 2006, fizesse sua estreia em Porto Alegre.
O maior carrasco do Brasil em Copas joga no Beira-Rio hoje.
Se o futebol tivesse lógica, França x Honduras era jogo jogado e a Holanda poderia ter vencido, mas jamais aplicado uma goleada de 5 a 1 na atual campeã Espanha na sexta-feira.
Apenas na terceira participação em Copas, Honduras encara um campeão do mundo.
É o confronto do 17º no ranking da Fifa contra o 33º.