Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis.
Esperança oÉ sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa;
Certeza Caráter ou virtude do que é certo, daquilo que não suscita dúvida.
O dicionário diz que “otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis.”
E que convicção é a “certeza obtida por fatos ou razões que não deixam dúvida nem dão lugar a objeção”.
Quantas vezes você ouviu dizer que “o futebol é uma caixinha de surpresas”? A pergunta está no livro “Guia dos Curiosos”.
Vem acompanhado da resposta: “A expressão que virou clichê foi inventada pelo comentarista Benjamim Wright”.
Acaba de me ocorrer uma verdade sem reparo: por mais que tudo esteja decidido, quando o assunto é futebol nada está decidido.
Quando o assunto é Gre-Nal há isto, tensão, comoção e magia.
Otimistas, os colorados, ou parte deles, confessam intimamente que dá, dá para reverter. Convictos, os gremistas têm como garantia que os 3 a 0 foram e são definitivos.
É só por isso, pela surpresas que se insinuam, pelo destino ainda não selado, por ser o futebol uma caixinha de surpresas, que o Gre-Nal desta noite desperta interesse. Pela lógica é jogo jogado.
Mas a lógica do futebol é que o futebol não tem lógica.
