Hiltor Mombach

A origem a palavra zebre e mais

Nesta quinta-feira o Brasil estreia diante da Sérvia. Entra em campo vacinado. É favorito, porém em caso de empate ou de derrota não será zebra, apenas uma grande surpresa.

A s zebras acompanham a história do futebol.
Nesta coluna explico a origem da palavra zebra. 
Tentei fundamentar a zebra Japão 2 x 1 Alemanha.
Minha tese parecia perfeita.
Dos 26 convocados para a seleção japonesa, 20 atuam na europa. A internacionalização do futebol justificava o resultado surpreendente, espantoso.
A tese, que parecia perfeita, acabou desmontada completamente com outra zebra no Catar, Arábia Saudita 2 x 1 Argentina.
Motivo: todos os jogadores atuam  na Arábia Saudita.
Poucas vezes  uma tese durou tão pouco tempo.
Foi vapt-vupt.
Em 1972 a Placar trouxe reportagem onde constava a origem da palavra zebra.
Durante uma disputa do Campeonato Carioca de 1964 entre Portuguesa e o favoritaço Fluminense, o treinador da Lusa, Gentil Cardoso, apostou que seu time não perderia:
"Vai dar zebra". A zebra não fazer parte da lista de animais da jogatinas, é bicho que não está entre os 25. Terminou 1 a 1.
Nesta quinta-feira o Brasil estreia diante da Sérvia. Entra em campo vacinado.
É favorito, porém em caso de empate ou de derrota não será zebra, apenas uma grande surpresa.