Avaliação dos jogos da rodada

Avaliação dos jogos da rodada

Carlos Corrêa

publicidade

Carlos Corrêa / Interino

Não raras as vezes em que um campeonato por pontos corridos vai para a 36ª rodada com todas as partidas valendo alguma coisa. Óbvio que umas mais, outras menos. Mas não há jogo desinteressante nos próximos dias. Um a um, vamos analisar as razões para isso.


GOIÁS x BOTAFOGO - Sábado, 17h
Vale só para o Goiás. O Botafogo já foi conhecer Jesus no Brasileirão. Os goianos estão no mesmo caminho, mas ainda nutrem alguma esperança de escapar. No entanto, têm uma desvantagem de quatro pontos para Vasco e Bahia. Se no sábado, o Goiás perder no Rio e algum destes vencer na rodada, aí o caixão estará fechado.

SANTOS x CORITIBA - Sábado, 19h
O Santos apostou todas as fichas na Libertadores 2020 para garantir vaga na Libertadores 2021. Mas o all-in santista fracassou e o Peixe ficou para trás. Agora, faz parte daquele pelotão que torce para o Grêmio ser campeão da Copa do Brasil e abrir mais uma vaga. Assim, teria chances, desde que vença o Coritiba e siga no bolo. Já o Coritiba, bem, a matemática diz que o Coritiba tem chances de escapar do rebaixamento. Mas a matemática também nos dizia que era importante aprender a fórmula de Bhaskara.

ATLÉTICO-MG X BAHIA - Sábado, 19h
De chances para ser campeão brasileiro, o Atlético Mineiro não pode reclamar. Dos três primeiros colocados, era quem tinha a tabela mais favorável há duas rodadas. Desde lá, contudo, não ganhou uma. Mas a tabela segue fácil e se engatar três vitórias, seca Inter e Flamengo para ter chances de título. A Libertadores, porém, já está assegurada. O Bahia, por sua vez, deve ir até o final do campeonato em sua batalha particular com o Vasco contra o abismo da Série B. O alívio não virá logo.

FLAMENGO X CORINTHIANS - Domingo, 16h
Há pouco tempo, a torcida do Flamengo acreditava que teria chances até na Champions League. Mas a bem da verdade, em 2020 só ganhou o Carioca. Foi eliminado na Copa do Brasil, na Libertadores e, até agora, não liderou o Brasileirão por uma rodada sequer. Mas claro, se liderar só a última basta. Vem no embalo, mas nunca foi um time confiável sob o comando de Rogério Ceni. O Corinthians, aos trancos e barrancos, chega à reta final com uma boa chance de ir à Libertadores. Para isso, porém, terá que torcer para o Grêmio contra o Palmeiras na final da Copa do Brasil. Convenhamos, torceria igual.

VASCO X INTER - Domingo, 16h
Jogo para gente grande e para quem está com a situação cardíaca em dia. Ambos sob pressão, ainda que por motivos opostos. O Inter briga por título, enquanto o Vasco para não cair. Para o azar de quem adora uma teoria da conspiração, a situação do Vasco na competição impede que ele sequer cogite entregar o jogo para prejudicar o Flamengo. O time de Abel Braga vem de um empate e uma derrota, mas depende apenas de si para terminar com o jejum de 41 anos. A ver como lidará com a pressão e com a ausência de Patrick, o melhor do time. 

GRÊMIO x SÃO PAULO - Domingo, 20h30min
A 35ª rodada foi boa para o Grêmio e devolveu ao time de Renato a chance de brigar por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. A distância para o São Paulo é de apenas três pontos, mas os paulistas têm um jogo a menos. Portanto, vencer o tricolor paulista é uma obrigação do tricolor gaúcho. Sempre lembrando que ainda há a possibilidade de essa vaga direta vir pela Copa do Brasil, neste caso o Grêmio tendo que vencer o Palmeiras na final. Teoricamente, o São Paulo ainda tem chances de título. Entre nós, só teoricamente.

PALMEIRAS X FORTALEZA - Domingo, 18h15
O Palmeiras não tem mais chance de título, mas tem vaga assegurada na fase de grupos da Libertadores por ser o atual campeão. Se pudesse, pediria W.O. Mas não pode, então vai usar os jogos como preparação para a final da Copa do Brasil, contra o Grêmio. O Fortaleza deu uma distanciada do Z-4, e está naquela situação que é só não fazer bobagem que seguirá na Série A.<

ATHLETICO-PR X ATLÉTICO-GO - Domingo, 18h15
Seria o duelo dos Atléticos, mas algum gênio do marketing ou um numerólogo inventou que o paranaense agora é Athletico, com H. De qualquer forma tanto faz. Assim como meio que tanto faz esse jogo. Ambos torcem pelo Grêmio campeão da Copa do Brasil para ter alguma (pouca) chance de vaga na Pré-Libertadores.

CEARÁ x FLUMINENSE e SPORT X BRAGANTINO
Os dois jogos da segunda-feira, pós-rodada, pós-Paredão. Tudo poderá ter mudado. Então, melhor esperar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895