Os clubes da Série A do Brasileiro apresentaram um aumento de R$ 2,681 bilhões (22%) em suas dívidas em 2024 por conta do excesso de gastos com contratações de jogadores.
Quem aponta isto é o relatório Convocados 2025, feito pela consultoria Convocados e Outfield, com o economista César Grafietti.
Agora, o atacante Memphis Depay enviou uma notificação ao Corinthians cobrando uma dívida de R$6,1 milhões, referente a premiações pelo título do Campeonato Paulista e a valores atrasados de direitos de imagem.
Por conta disto a CBF retoma um assunto que dura uma década e para lá de polêmico: o fair play financeiro. Mário Bittencourt, presidente do Fluminense:
"Têm clubes reconhecidamente fortes hoje em dia que viraram SAF e não pagam ninguém.
Onde não houver sanção, não acredito que haverá solução.”
José Boto, diretor técnico do Flamengo, em entrevista para a ESPN: "Por aquilo que percebo, não existe um fair play financeiro. Temos alguns clubes que nos devem dinheiro e não pagam. Isso na Europa é impossível, pois fazíamos queixa na Uefa e havia transfer ban depois de 3 meses.
Tem que se pensar isso no Brasil.
Não se pode concorrer com concorrência desleal.
Nós temos os salários todos em dia, as contas em dia, contra um oponente que não tem.
Em qualquer área da sociedade, a concorrência não é saudável. É algo que a CBF tem que pensar, de punir quem não paga''.
Devem, não negam e seguem se endividando
Os clubes da Série A do Brasileiro apresentaram um aumento de R$ 2,681 bilhões (22%) em suas dívidas em 2024 por conta do excesso de gastos com contratações de jogadores
