Amir Somoggi é consultor de marketing e gestão esportivas.
Em 2013, ele publicou um estudo sobre os clubes de futebol do Brasil.
Do relatório constava os “clubes com maiores receitas com transferências de atletas do Brasil”.
Para tanto a empresa de Somoggi teve o trabalho de analisar os balanços de todos os clubes citados.
O Inter abria a lista. De 2003 até 2013 o clube acumulava receitas de R$ 482,3 milhões com vendas de atletas.
O segundo colocado, o São Paulo, ficava bem atrás do Internacional, com R$ 333,3 milhões, quase R$ 150 milhões a menos. O Cruzeiro aparecia em terceiro lugar com R$ 298,5 milhões.
O Grêmio era o quinto colocado, com R$ 190,9 milhões, quase R$ 300 milhões a menos do que o Internacional.
Da fábrica colorada de atacantes saíram, desde 2006, Pato, Nilmar, Rafael Sobis, Luiz Adriano, Walter, Taison e Leandro Damião. Deixaram no cofre do clube uma verdadeira fortuna e ajudaram o time a conquistar títulos. Nos tempos de ouro do clube, jogavam os meias Oscar e Fred, que também renderam uma boa grana.
O Inter parece ter redescoberto que é um Celeiro de Ases.
O Inter anunciou a venda de Gabriel Carvalho para o Al Qadisiyah.
O meio-campista tem apenas 17 anos e pode render até R$ 136,3 milhões.
São cerca de R$ 99,1 milhões fixos mais R$ 37,1 milhões em variáveis, vinculadas a metas atingidas.
Uma fortuna por um jogador que está longe de ser um extraclasse.
O melhor banco é o próprio Inter e fica no Beira-Rio.
Do hino do Internacional: “É teu passado alvi-rubro / Motivo de festas em nossos corações / O teu presente diz tudo/ Trazendo à torcida alegres emoções/ Colorado de ases celeiro/ Teus astros cintilam num céu sempre azul/ Vibra o Brasil inteiro/ Com o clube do povo do Rio Grande do Sul...”
