Hiltor Mombach

Inter pode repetir campanha do turno?

A pergunta feita na manchete não tem resposta e é recheada de achômetros.
Há apenas indicativos, que quase não se aplicam quando o assunto é futebol, dinâmico por natureza.
O que segue é um exercício de avaliações, algumas óbvias, mas nem por isto digna de registros, sobre fatos atuais que tanto poder ser confirmadas como desmentidas.
Para começar uma campanha igual ao do turno não depende apenas do Inter.
Há os adversários.
Alguns, como o Palmeiras, para ficar num exemplo apenas, estão em crescimento.
Desde que o veterano e competente Felipão assumiu o comando foram seis jogos, sendo cinco vitórias, um empate e nenhum gol sofrido.
Para prosseguir há times envolvidos em competições paralelas.
No final de setembro dois destes times estarão eliminados da Copa do Brasil: Flamengo, Corinthians, Palmeiras e Cruzeiro.
Lembrando que Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Santos e Flamengo estão na Libertadores.
Para algumas destas equipes a prioridade passará a ser o Brasileiro por um singelo motivo: será a única competição que passarão a disputar até o final do ano.
O leitor poderá perguntar porque este colunista trata aqui daquilo que o Inter poderá ou não fazer no returno e não do Grêmio.
Explico: a campanha do Grêmio turno era esperada, afinal o time começou o Brasileiro entre os favoritos, talvez o maior favorito ao título.
Os indicativos são de que poderá repetir ou até melhorar seus números, embora o tropeço da estreia contra o Cruzeiro na quarta-feira, quando ficou no 1 a 1 na Arena.
Já o Inter, que abriu o returno batendo o Bahia fora por 1 a 0, é oriundo da Série B e sobre o time pesavam sérias dúvidas. Os colorados mais pessimistas temiam um novo rebaixamento, já descartado.
Um exercício de avaliações pontuais, pois em futebol vento que hoje sopra Sul amanhã pode soprar Norte, aponta para um bom returno.
Isto se o baque da contratação de Guerrero não contaminar o ambiente. Por partes.
Gol. Lomba vai bem, mas não tem reserva experiente. Caso não possa atuar por qualquer motivo a equipe poderá sentir. Danilo Fernandes só volta em 2019.
Defesa. Há dois bons laterais direitos (Zeca e Fabiano) e dois esquerdos (Iago e Uendel). Não havia um bom substituto para Moledo e Cuesta, mas Emerson Santos tem entrado e dado conta do recado. Há cinco jogos o time não leva gol. Uma marca e tanto.
Meio. Não há no banco jogadores do nível de Dourado e Edenílson. Na frente Patrick continua sendo a melhor contratação da temporada.
Ataque. Aqui há fartura que miséria ninguém atura. Nico López vem ajudando na marcação e hoje funciona como um armador-atacante pela direita. Guerrero seria a cereja do bolo. Mas o bolo está bem assim.
De quebra, o time parece ter recuperado a autoestima.
O time e o torcedor.
Se antes havia a sensação de que o Inter levaria um gol no final, agora é contrário.
O Inter pode repetir a campanha do turno?
Monte as suas conjecturas. As minhas estão colocadas.