Hiltor Mombach

Lições dos estaduais

Dos quatro principais estaduais, o Inter é quem deu o sinal mais claro de que está colado no bolo dos times com chances de levar o Brasileiro.

Em 47 edições do Brasileiro sem revisionismo, 44 campeões saíram dos quatro estados mais fortes quando o assunto é futebol: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio e Minas.
É permitido então que eu projete com segurança que o fato se repetirá nesta temporada, que começa no sábado.
Que lições se pode tirar dos campeonatos estaduais?
O Flamengo manda no Rio e é um dos favoritos ao título nacional.
No agregado, aplicou 4 a 0 no Vasco.
O Palmeiras é outro favorito ao caneco do Brasileiro, embora nem tenha participado da final do Paulistão.
O Corinthians levou a taça em dois jogos parelhos com o São Paulo.
O Cruzeiro, mais um bambambã do futebol verde-amarelo, ficou com a taça em Minas com alguma dificuldade. Mas levou.
O Grêmio precisou dos pênaltis depois de dois empates sem gol diante do Inter.
É outro que começa o Brasileiro entre os favoritos.
Dos quatro principais estaduais, o Inter é quem deu o sinal mais claro de que está colado no bolo dos times com chances de levar o Brasileiro. Pelo menos em tese, que em futebol tudo é tese. 
Mas, e há sempre um mas em tudo, ao contrário do ano passado desta vez o Inter começa a Copa do Brasil nas oitavas e já está nos matas da Libertadores. Um complicador e tanto. O Galo pode cair ainda na primeira fase da Libertadores e concentrar forças no Brasileiro.
São Paulo, Santos e Corinthians nem estão na Libertadores.