LOCAL DE TREINAMENTO DA EQUIPE PRINCIPAL APÓS A INAUGURAÇÃO DA ARENA
Na sessão do Conselho Deliberativo em que se aprovou o contrato com a OAS para a construção da ARENA indaguei ao Presidente Paulo Odone sobre o local de treinamento do time principal do Grêmio. É que no contrato celebrado entre o Grêmio e a OAS, as partes contratantes assim pactuaram:
5.1 O Grêmio terá o direito de utilizar a Arena em todos os jogos de futebol em que tenha o mando de campo, sejam eles em competições regionais, estaduais, nacionais ou internacionais, e mesmo em jogos amistosos, quando realizados na Região Metropolitana de Porto Alegre;
5.2 A utilização da Arena pelo Grêmio para a realização de suas partidas não terá qualquer custo para o Grêmio, devendo ser observadas as disposições específicas constantes da escritura de Superfície.
5.2.1 O Grêmio deverá manter centro de treinamento próprio, mantendo lá suas atividades de treino regulares.
5.2.2. O acesso do Grêmio à Arena para a realização de treinos eventuais será regrado pela Superficiária em seu plano anual (o “Plano Anual”) devendo sempre ser observadas as seguintes condições:
i) não haver custo para o Grêmio;
ii) não causar prejuízo às atividades regulares da Superficiária ou ao gramado;
iii) permitir a geração de renda para a Superficiária.
A resposta foi no sentido de que o Clube construiria seu CT em uma área do antigo DEPREC (hoje SPH) próxima a Arena.
Assim, quando convidado pelo Dr. Adalberto Preis para colaborar com a Grêmio Empreendimentos, logo me interessei por tal questão, ao que o Dr. Preis incumbiu-me de encaminhar as tratativas para a utilização da referida área pelo Grêmio. No passo, adotei algumas providências nesse sentido, inclusive com reuniões de que participaram os dirigentes máximos do Clube com secretários do Estado como o Dr. Paulo Odone, à época Secretário Estadual da Copa. A área pretendida ficava à margem do Rio Guaíba. Depois, por razões que desconheço, deixei de participar da Grêmio Empreendimentos e, por consequencia, de trabalhar pelo nosso Centro de Treinamentos.
Assim, agora apenas como sócio gremista, permito-me trazer a questão à tona, pois a última referência sobre este tema que ouvi foi em palestra do Dr. Adalberto Preis, em “prestação de contas” ao deixar a presidência da Grêmio Empreendimentos (lamentavelmente). Pela importância do assunto e a proximidade da inauguração da Arena este é mais um aspecto a ser tratado com transparência pela atual direção da Grêmio Empreendimentos, que, em nosso entender, já deveria ter definido a área em que será construído o local no qual deverão ocorrer os treinos de nossa equipe principal, fazendo a devida divulgação à nação gremista ou informar se já há algum projeto para que no Centro de Treinamentos Presidente Hélio Dourado ocorram também os treinos da equipe principal.
Temos, como sócios, o direito à informação.
Em 03-04-2011
Gabriel P. Fadel
