Hiltor Mombach

O Brasileiro na visão de um bairrista

Terminou o Brasileirão mais sem graça da história.
Isto na visão de um bairrista como eu.
O Corinthians era líder na quinta rodada e não largou mais a posição.
Foi incomodado por algum tempo, mas disparou. Terminou o primeiro turno com oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Mesmo sem jogar um futebol vistoso.
Ninguém jogou mais bola do que o Grêmio, mas com as atenções voltadas para a Copa do Brasil e Libertadores relegou o Brasileiro em muitas partidas.
Não fosse isto e seria campeão.
Pela primeira vez na história o Campeonato Brasileiro da Série A não teve a participação do Internacional.
Na reta final do Brasileiro as atenções dos gaúchos ficaram voltadas para a Libertadores, este ano mais longa e que só terminou no final de novembro com o Grêmio tricampeão.
O pessoal do jornal espanhol El País pensa como este colunista. Publicou reportagem sobre a conquista do tri da Libertadores que levou o título de “Grêmio, o último refúgio do jogo bonito”.
Afirma que o campeão, o Corinthians, é um exemplo de futebol pragmático. Também não viu futebol de qualidade nos “clubes com mais dinheiro, como Palmeiras, Flamengo ou Atlético Mineiro”.
inda segundo o jornal espanhol do propalado jogo bonito pouco sobrou no Campeonato Brasileiro desta temporada.
Diz que a maioria das equipes se entregou ao mais descarado resultadismo e que um enfraquecido Corinthians, o campeão, é um exemplo de futebol pragmático. Elege o Grêmio como a melhor equipe.
"Con el mejor fútbol de Brasil, el equipo de Porto Alegre conquista su tercera Copa Libertadores y se erige en el principal rival del Madrid para el Mundial de Clubes”. Para o El País o Grêmio surge como principal rival do Real Madrid e cita uma frase de Renato: “Jogamos um futebol bonito. Ao meu modo de ver, o melhor do Brasil”.