O Grêmio está longe de ser uma zebra contra o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil

O Grêmio está longe de ser uma zebra contra o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil

Se os cariocas têm mais recursos técnicos, o Tricolor tem mostrado um desempenho muito mais estável

Carlos Corrêa

publicidade

Carlos Corrêa / Interino

Escuto aqui e ali o torcedor gremista sobre o confronto desta quarta-feira, contra o Flamengo, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Pelo menos entre aqueles com quem eu falo, o sentimento é de desconfiança. Acho que mais pelo histórico recente de enfrentamento dos times do que pelo momento em si. No total, foram oito duelos pela Copa do Brasil ao longo da história, com quatro vitórias para cada lado. O problema é que destes, os cariocas levaram a melhor nos últimos quatro: 1999, 2004, 2018 e 2021. Este ano, em um jogo equilibrado, deu Flamengo 3 a 0.

Tudo isso é verdade. Mas acho que o jogo na Arena pode ser visto por dois ângulos diferentes. Sim, se os dois times jogarem tudo que sabem, o favoritismo é carioca. O Flamengo tem mais jogadores com peso para definir o jogo: Gabigol, Arrascaeta, Pedro, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e por aí vai. Se dois ou mais deles estiverem em um dia bom, bem, aí de fato complica. Por outro lado, se analisarmos o retrospecto recente, veremos que o Grêmio é um time muito mais consistente no momento que o Flamengo. Em termos gráficos, o alto do Flamengo é mais alto que o do Grêmio. Mas é como se o baixo também fosse mais baixo. A curva do Tricolor é mais estável.

Há alguns anos, de fato uma atuação ruim do Flamengo era notícia. Sob o comando de Jorge Sampaoli, porém, qualquer coisa pode acontecer. Por isso, uma vitória gremista hoje à noite está longe de ser uma zebra. Ainda mais na Arena, com o apoio do torcedor.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895