O Gre-Nal da coragem e uma Lei de Murphy

O Gre-Nal da coragem e uma Lei de Murphy

Felipão está estreando neste seu retorno e Aguirre começando uma caminhada também nesta sua repatriação

publicidade

Uma das principais e mais famosas Leis de Murphy diz que “se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível”. 
Grêmio e Inter poderão caber nesta lei neste sábado se o Gre-Nal tiver um vencedor.
Felipão está estreando neste seu retorno e Aguirre começando uma caminhada também nesta sua repatriação. 
A frase Gre-Nal é Gre-Nal foi imortalizada por Ildo Meneghetti, governador do estado do Rio Grande do Sul (nas décadas de 1950 e 60) e também presidente do Inter (nas décadas de 1920 e 30). É possível que era tenha pretendido afirmar que tudo começa ou pode terminar num Gre-Nal.
É de Ibsen Pinheiro, histórico dirigente do Inter, uma frase que se tornou clássica no futebol gaúcho: Gre-Nal serve para arrumar a casa. Arrumar uma casa e desarrumar a do outro.
Entre mortos e feridos todos sobreviverão em caso de empate. Lembram da Loteria Esportiva de antigamente, aquela dos 13 pontos? Tivesse que cravar, iria de coluna do meio.
Mas, e há sempre um mas em tudo, o empate não serve nem para gregos nem para troianos.
Minha coluna de quinta-feira amanheceu com um tópico falando em Gre-Nal do medo. Cometi um equivoco. Quem entrar com medo neste sábado estará muito perto da derrota. É o Gre-Nal de quem tiver mais coragem.
Coragem que faltou para Ramírez naquele clássico em que passou o tempo todo tocando bola em seu campo de jogo. Êta Inter medroso aquele! Era passe de Lomba para Heitor, de Heitor para Lomba, de Lomba para Dourado, que recuava para Lomba, até que aos 43min finais veio o castigo: Léo Chú marcou para o Grêmio.
Minha convicção é de que sem poder contar com Thiago Santos Felipão buscará um Dinho no grupo. Ou um Walace. Um volante que marque e que não fique cercando de longe o rival. Vai fechar a casinha primeiro.
Diego Aguirre até que acertar o sistema defensivo. É uma peneira. Abel acertou colocando Moledo ao lado de Cuesta. Mas Moledo está machucado.
Bairrista confesso e assumido ando desenxabido. É aborrecido ver um Gre-Nal com um time, no caso o Grêmio, brigando para sair da zona do rebaixamento, da lanterna onde ele se enfiou, e outro, o Inter, lutando para não entrar na zona funesta. Título? Nem pensar.
Dei aqui um dado estarrecedor. Estamos na 10ª rodada. Juntos, Grêmio e Inter disputaram 18 partidas, ou 54 pontos. Juntos ganharam 12. Sozinho o líder Palmeiras tem 22.
Quanto ao Inter, vou jogar minhas esperanças na Libertadores. Em relação do Grêmio, na Copa do Brasil e Sul-Americana. Infelizmente o Brasileiro para os dois começou não começando


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895