O julgamento de Romildo

O julgamento de Romildo

Os sensatos, os equilibrados, os justos, os que compõem a imensa maioria, darão a Romildo o que é de Romildo: os títulos e a tragédia.

publicidade

Volta e meia cito uma frase do genial Nelson Rodrigues: “O patético de nossa época é que o passado se insinua no presente e repito: a toda hora e em toda parte, a vida injeta o passado no presente”. 

Vai algum tempo disparei aqui várias perguntas: como Romildo Bolzan será lembrado? Pelo passado ou pelo presente? Lembrei dos títulos da Libertadores, Copa do Brasil e da Recopa e do rebaixamento. Romildo será perpetuado pelo demérito e saqueado em seu mérito? Dormirá chumbado ao epíteto "o presidente que rebaixou o Grêmio", sepultando todo o restante de sua gestão?

Eu conhecia as respostas. Elas cabem numa sentença de Nelson Rodrigues: “Pode parecer uma verdade exagerada, violentada, mas eu diria o seguinte: no Brasil, a glória está mais no insulto do que no elogio. Se não me entendem, paciência. Mas ouçam uma boa e honrada conversa de brasileiros com brasileiros. Reparem como nós cochichamos o ditirambo e berramos o ultraje. Por coincidência, só ultrajamos os melhores.”

Agora, uma das fulminante respostas. Nas redes sociais, transformadas em latrinas por uma minoria, verdadeiro esgoto deste mundo globalizado, Romildo será eternamente execrado, espinafrado, desrespeitado. Ali, por onde escorrem detritos verbais desta minoria radical, Romildo está eternamente chumbado ao inferno. 

Romildo é protagonista de uma tragédia digna de velório. Verdade? Sim. Romildo é protagonista de  façanhas que ficarão registradas na história do Grêmio? Sim! 
Não há nenhuma complexidade no comportamento do ser humano: ou você é vencedor ou é perdedor. Do vencedor, poucos lembram. Do perdedor, ninguém esquece.

Porém, a fulminante resposta acima tem o outro lado da moeda. Os sensatos, os equilibrados, os justos, os que compõem a imensa maioria, darão a Romildo o que é de Romildo: os títulos e a tragédia. 

Mas no mundo internético, esta maioria cala, é silenciosa. Sobre a minoria: esta late e uiva, ferozmente.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895