Próxima pandemia pode trazer mais danos

Próxima pandemia pode trazer mais danos

"O próximo vírus pode causar mais danos porque a taxa de mortalidade deste coronavírus é de apenas cerca de 2%"

publicidade

Com a saúde mundial em colapso por causa da pandemia do coronavírus quase todos os segmentos da sociedade estão contabilizando prejuízos imensos. Não é diferente no futebol. Com as atividades suspensas desde março os clubes brasileiros, quase todos já mal das pernas, buscam vários artifícios para evitar a quebradeira. 
"O mercado entrou em colapso, clubes podem estar ameaçados de insolvência. É dificilmente concebível que os preços de transferência continuem a subir no futuro como nos últimos anos", diz o fundador do site Transfermarkt, Matthias Seidel. A previsão é que a desvalorização mundial de jogadores supere os 9 bilhões de euros. 
Uma das leis de Murphy diz que “se você perceber que uma coisa pode dar errada de quatro maneiras e conseguir driblá-las, uma quinta surgirá do nada”. Se o mundo conseguir driblar o coronavírus estaremos salvos de uma nova pandemia? 
O autor de “Armas, Genes e Aço” e professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles, Jared Diamond, acredita que o próximo vírus pode causar mais danos. Em entrevista ao jornal Público, de Portugal, ele afirma que “o próximo vírus pode causar mais danos porque a taxa de mortalidade deste coronavírus é de apenas cerca de 2%. Poderíamos ter tido uma epidemia de varíola, peste ou ébola, que produziram taxas de mortalidade de 30 a 70%. Devíamos estar gratos por esta ser de apenas 2%”. Armas, Germes e Aço rendeu um o Prêmio Pulitzer de não ficção em 1998. Não deixe de ler.
Jared Diamond diz ao jornal que a pandemia do Covid-19 poderia ter sido evitada: “A maneira mais fácil de ter evitado esta crise teria sido a China ter aprendido com a crise da SARS (síndrome respiratória aguda grave], de 2003).” Ressalta que a China deveria ter fechado os seus mercados de animais em vez de esperar mais de um mês para o fazer após o início da pandemia.
.Em “Armas, Genes e Aço” Jared Diamond escreve: “Os micróbios desenvolveram diversas maneiras de passar de uma pessoa para outra, e dos animais para as pessoas. O germe que melhor se propaga deixa mais “filhotes” e acaba favorecido pela seleção natural. 
Muitos de nossos “sintomas” de doença na verdade representam os mecanismos pelos quais um maldito micróbio inteligente modifica nossos corpos ou nosso comportamento de modo que sejamos recrutados para transmitir micróbios. A maneira mais fácil de um germe se propagar é esperar que seja transmitido passivamente para a próxima vítima. 
Essa é a estratégia adotada por micróbios que esperam que um hospedeiro seja comido pelo próximo hospedeiro: por exemplo, a bactéria salmonela, que contraímos comendo ovos ou carne contaminados; o verme responsável pela triquinose, que passa dos porcos para nós esperando que matemos o porco e o comamos sem um cozimento adequado....”;
Mais adiante, diz: “As doenças infecciosas que nos chegam na forma de epidemias, e não como um pinga-pinga regular de casos, têm várias características comuns. Primeiro, elas se transmite rápida e eficazmente da pessoa contaminada para as saudáveis que estão próximas, e com isso a população inteira fica exposta em pouco tempo. Segundo, são “doenças agudas”: num curto período, ou as pessoas morrem ou se recuperam completamente.
Terceiro, os felizardos que se recuperam desenvolvem anticorpos que os deixam imunes por muito tempo a uma repetição da doença, possivelmente para o resto de suas vidas. Finalmente, essas doenças costumam ser restritas aos seres humanos; os micróbios que as provocam não costumam viver na terra ou em outros animais.”
E qual será a melhor forma para se evitar uma nova pandemia como esta do coronavírus? Além de restringir o comércio de animais na China (o que inclui também o comércio de animais selvagens), Jared Diamond propõe a instituição de um sistema de saúde global.
Escrevo quando vou entrar no terceiro mês de isolamento. Diariamente converso com dirigentes, principalmente de Grêmio e Inter. Quase todos os segmentos da sociedade foram seriamente atingidos pela pandemia do coronavírus e os clubes de futebol já não estão mais encontrando soluções para se manter.
Diante do alerta de Jared Diamond sabemos que pode vir algo pior pela frente. Estamos preparados? É possível que o coronavírus tenha ensinado ao mundo como encarar uma nova pandemia. Porque, como diz Jared, o próximo vírus poderá trazer ainda mais danos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895