Vai muito tempo sentenciei que não veríamos Inter e Grêmio festejar um título do Brasileiro pelos próximos cem anos. Proferi tal sentença tão logo foi extinto o mata-mata e aprovada a fórmula de pontos corridos. Não vou tentar estabelecer aqui um debate sobre o funesto sistema de pontos corridos, pois estou sozinho nesta parada. Vou falar sobre a minha profecia.
A vitória do Fluminense sobre o Inter combinada com a derrota do Grêmio para o Corinthians fez com que o time comandado por Abel Braga livrasse seis pontos do Grêmio. Obviamente que o Grêmio ainda persegue o título, tem condições de ficar com a taça, mas hoje, que amanhã poderá ser diferente, hoje o Fluminense é mais favorito do que o Grêmio para sagrar-se campeão.
É inacreditável que dos quatro estados que mandam no futebol brasileiro só o Rio Grande do Sul ainda não tenha conquistado o título do Brasileiro após o advento dos pontos corridos. Minas ganhou em 2003 com Cruzeiro, São Paulo levantou seis canecos e o Rio de Janeiro, dois. Mais inacreditável ainda é que o futebol do Rio de Janeiro, que parecia estar quebradinho não vai muito tempo, se encaminha para sua terceira conquista, tendo neste momento três dos seus quatro representantes entre os cinco melhores da competição.
Profetizei torcendo para que desse errado. Lá se foram nove edições e nada. Temo que não será este ano que quebrarei a cara.
