Racismo: "O RS aparece como o estado com maior número de denúncias"

Racismo: "O RS aparece como o estado com maior número de denúncias"

"As pessoas começam a entender mais o que é racismo e suas formas de manifestação, que vão além do xingamento e de imitar um macaco"

Hiltor Mombach

publicidade

Segue uma entrevista com o fundador e diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Medeiros Carvalho.
O Observatório da Discriminação Racial no Futebol é apresentado como “um projeto que acredita no futebol como um importante instrumento de inclusão social e de luta contra a violência e a discriminação racial. Com base nisso, visamos utilizar a força do esporte mais popular do Brasil, para debater, alertar e conscientizar sobre a discriminação racial no futebol brasileiro.”
Neste ano, jogadores e treinadores dos 20 clubes do Brasileirão participaram de uma campanha de combate ao racismo promovida pela CBF. 

Pesquisa recente mostrou que 41,8% dos jogadores de futebol ou trabalhadores negros do futebol do Brasil disseram ter sido vítimas de racismo durante o exercício de sua atividade. Este número já foi menor ou vem aumentando?
Só vamos poder ter esse dado do aumento ou não num próximo levantamento.

As discriminações ocorrem mais em que locais e de que forma?
As discriminações, que incluem insultos, “piadas” ou “ataques”, ocorreram majoritariamente nos estádios (53,9%), nas redes sociais (31,4%), nas sedes ou centros de treinamento dos equipamentos (11,4%) e, em menor medida, nos hotéis (3,3%).

Como proceder em caso de ser vítima de racismo?
A vítima deve procurar uma delegacia de polícia, nas localidade onde existir delegacia de crimes de intolerância, e registrar uma boletim de ocorrência.

Há uma Lei que tipifica como crime de racismo a injúria racial, com a pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão. A pena não segue branda?
Para além da questão de ser branda, essa é a lei nova que ainda é difícil de ser aplicada.

Qual a diferença entre racismo e injúria?
No racismo o crime é contra uma coletividade e na injúria é contra um indivíduo. Desta forma são enquadrados os crimes de discriminação no futebol. Contudo, é preciso salientar que no início do ano o presidente da república promulgou uma lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo.

Como estão fixadas as multas no futebol (federações, CBF, Conmebol) em caso de racismo?
As multas variam conforme a decisão dos julgadores, mas são balizadas no Brasil pelo Art.243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e na Conmebol pelo “Código disciplinar”.

Quais os estados onde se verifica o maior índice de racismo nos estádios?
No levantamento divulgado a poucos dias a maioria informou que foi vítima no Rio Grande do Sul com 23,40%, seguido de Paraná com 18,45% e Minas Gerais com 18,12%. Nos Relatórios que já divulgamos, 8 até o momento, em 5 deles o Rio Grande do Sul aparece como o estado com maior número de denúncias.

A imprensa vem dando destaque para os casos de racismo e suas consequências. As pessoas têm mais consciência hoje da gravidade do crime ou segue tudo na mesma?
A percepção não chega a ser que as pessoas têm mais consciência da gravidade, mas que as pessoas começam a entender mais o que é racismo e suas formas de manifestação, que vão além do xingamento e de imitar um macaco.

Quantos dos casos registrados e comprovados são julgados e seus autores condenados?
Esse dado varia de ano a ano na Justiça Desportiva, mas a maioria das denúncias não são julgadas e nem punidas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895