Hiltor Mombach

Razões para todos os gostos

Carlos Corrêa / Interino

Esses dias, numa roda de amigos, lá pelas tantas o papo tomou os rumos do Gre-Nal. Confesso uma certa surpresa pelo fato de que, em dado momento, quando discutia-se o favoritismo do clássico, houve uma divisão das opiniões. Para mim, era justo discutir quem iria ganhar o clássico, mas não quem era o favorito a sair da Arena como vencedor, visto que o momento do Grêmio é tão melhor que acabaria com qualquer polêmica. No entanto, resolvi fazer uma análise um pouco mais aprofundada. Sigo achando que é mais provável que o Tricolor entre a noite de sábado com uma vitória, mas é inegável a existência de argumentos que justificariam os motivos pelos quais o Inter pode surpreender. Vamos esmiuçar alguns deles.
Primeiro, os argumentos pró-Grêmio:
Entrosamento — Se há um aspecto que dispensa maiores discussões é este. Mesmo com a saída de Walace e a lesão de Douglas, a base do Grêmio tem sido a mesma desde praticamente 2015. Do lado colorado, Zago encontrou o que parece ser a formação ideal há apenas dois jogos.
Confiança — É verdade que, após três vitórias seguidas, a esperança voltou a aparecer no Beira-Rio. Mas o time ainda é visto com desconfiança pelo próprio torcedor. O Grêmio, por sua vez vem da recente conquista da Copa do Brasil e após de anos de receio de falhar na hora H, está com a confiança na estratosfera.
Renato — É um clichê afirmar que Gre-Nal é um jogo diferente. Mas mesmo clichês não deixam de ser verdadeiros. Zago já vivenciou outros clássicos importantes como Palmeiras x Corinthians e Roma x Lazio. No entanto, o Gre-Nal e suas particularidades que transcendem o campo serão uma novidade para ele. Renato, por sua vez, vivencia o duelo desde a época de jogador.
Experiência — A média de idade dos prováveis times titulares que entrarão em campo no sábado não chega a ser diferente a ponto de desequilibrar para um dos lados: 27 anos do Grêmio contra 25,4 do Inter. Entretanto, mesmo os jogadores mais jovens do Tricolor como Luan e Éverton já fazem parte dos titulares ou do grupo principal do Grêmio há tempo, enquanto revelações como o volante Charles e o zagueiro Leo Ortiz estão recebendo suas primeiras oportunidades no Beira-Rio. E, como se sabe, o Gre-Nal é um clássico que pode assustar os novatos por tudo que envolve.
Arena — Não é um daqueles fatores que decidem um clássico. Mas pergunte a qualquer jogador se ele prefere jogar como mandante ou visitante e veja as respostas.
Bolaños — Quando Douglas se lesionou, um frio percorreu a espinha dos gremistas temerosos de que o meia não tivesse um substituto à altura. Bolaños não tem as mesmas características do veterano camisa 10, mas tem sido o grande destaque do Grêmio neste início de temporada, tanto aparecendo com força na frente, como também mostrando qualidade na armação de jogadas.
Vamos agora a alguns argumentos a favor dos colorados:
D’Alessandro — Se estiver recuperado das dores musculares e for para o jogo, D’Alessandro é, entre todos os 22 atletas em campo, aquele que reúne mais condições de decidir um clássico como o Gre-Nal. Nem mesmo Luan ou Bolaños apresentam um arsenal de alternativas como o experiente argentino. Que de quebra, conta com um histórico positivo no duelo, o qual conhece até do lado do avesso.
Gana — O Grêmio estreia na quinta-feira que vem na Libertadores, na Venezuela. É a prioridade do clube no ano. O Inter por sua vez está, neste momento, com todas as atenções voltadas única e exclusivamente para o Gauchão. Afora isso, derrotar o rival nos seus domínios seria a façanha ideal para retomar uma autoestima abalada desde o rebaixamento para a Série B.
Brenner — Todo time que conta com um centroavante está mais perto de fazer um gol do que aquele que não tem. O Tricolor espera ter Barrios à disposição, mas é pouco provável que ele seja utilizado desde o início. Já Brenner não apenas começa a partida, como começa em um momento de alta, marcando um gol atrás do outro na temporada. Alguns tipicamente como um centroavante.
O lado esquerdo — O Grêmio conta com um dos melhores zagueiros do país, Geromel. Porém, o jogo contra o Cruzeiro mostrou que a defesa tricolor ainda pode preocupar. Às costas de Leo Moura, o time de Gravataí deitou e rolou no primeiro tempo. E é justamente o lado esquerdo do Inter, com Carlinhos, Uendel e Carlos um dos setores da equipe de Antônio Carlos Zago que tem mostrado maior crescimento e fluidez nas últimas partidas.