Hiltor Mombach

Tratamento discriminatório no comando do Conselho

Desde agosto de 2009, encontra-se protocolada no Conselho Deliberativo do Clube uma proposta de alteração estatutária de nossa autoria, com a colaboração de diversos conselheiros, onde se pretendia, dentre outras questões:

  1. a redução da cláusula de barreira para as eleições ao CD, de 30% para 20%;

  2. as eleições unificadas ao CD e diretas ao Conselho de Administração;

  3. a possibilidade de voto por Internet e por Correios;

  4. a modificação e unificação dos prazos dos mandatos para três anos, vedada a reeleição do Presidente;

  5. a reintrodução do cargo de Vice-Presidente de Futebol;

  6. a vedação à concessão de benefícios a grupos de associados que não sejam extensíveis a todos, dentre outros aspectos;

  7. a alteração do calendário eleitoral, para permitir que a convocação ordinária da Assembléia Geral não prejudique o desempenho do clube em competições oficiais.


Desde então, apesar de sucessivas promessas da Presidência do Conselho, a última delas ocorrida na sessão anterior, de forma pública, o conjunto de propostas jamais foi levado à votação.
Causa surpresa e indignação ver que propostas de outros grupos políticos, que dão suporte à atual Direção do Clube, recebam tratamento nitidamente privilegiado no CD, tendo suas propostas imediatamente apreciadas e votadas. Lamentavelmente nosso Clube parece viver seus anos de chumbo.
O que nos resta fazer a não ser denunciar a discriminação? Saudades dos anos em que havia debate e respeito no Conselho Deliberativo, época em que o Grêmio conquistou seus mais grandiosos títulos!
Renato Moreira / Conselheiro do Grêmio e integrante do MGV