Há um Século no CP

Encontro lança as diretrizes do jornalismo praticado na América

Da edição de 15 de abril de 1926, quinta-feira, n. 87

Reunidos nos EUA, representantes da imprensa de todo o continente americano realizaram amplo debate sobre o jornalismo
Reunidos nos EUA, representantes da imprensa de todo o continente americano realizaram amplo debate sobre o jornalismo Foto : CP Memória

“Antes de declarar encerrados os trabalhos, o Congresso Pan-Americano de Jornalistas aprovou uma resolução criando uma comissão, a ser nomeada pela União Pan-Americana, para elaborar os planos da segunda reunião. O presidente do Congresso, sr. Walter Williams, apresentou os membros de cada delegação que falaram, tendo feito o discurso de encerramento do Congresso o sr. Rowe, presidente da União Pan-Americana. O Congresso resolveu recomendar a organização de uma associação pan-americana de jornalistas e aprovou a moção que recomenda a supressão de notícias sensacionais, assim como os nomes de menores envolvidos em casos criminosos. Recomendou também o reconhecimento da arbitragem como meio único para resolver todas as contendas internacionais que afetem a harmonia do hemisfério ocidental. Foram aprovadas vinte moções, entre outras a que declara o propósito fundamental do Congresso em criar novos laços de simpatia e mútuo entendimento entre elas, e a de agradecimentos ao presidente Coolidge pela hospitalidade dispensada aos congressistas pelos Estados Unidos. Adotou o credo jornalístico que aprova a proposta do sr. Walter Williams para construção do farol Colombo, em São Domingos; recomendou o estudo da geografia e da história de toda a América e que, por intermédio do Congresso, solicita a supressão das taxas indiretas sobre as notícias e mensagens cabográficas, assim como os direitos sobre o papel para imprensa. Aprovou a criação do ‘Salão’, em Nova York, para as produções artísticas.”

“Na sessão final do Congresso Pan-Americano de Jornalistas, foi aprovada a resolução favorável à liberdade da imprensa na América Latina.”

_

Decrépita

“A ponte do Menino Deus está, de há muito, em petição de miséria! Todos os dias e a todas as horas, as carroças ali ficam encalhadas, com as suas rodas metidas nos regulares buracos que essa ponte apresenta, buracos de sofríveis diâmetros, pelos quais, com pequeno esforço, quase se enfia um desses veículos, com muares, condutor e tudo! A municipalidade, todavia, não sabe ou finge não saber o estado em que se encontra a pobre ponte, que nem por ter o nome de Menino Deus merece um pouco mais de cuidado e de respeito! Os pedestres, coitados, mais vítimas ainda, ao atravessarem essa utilíssima e indispensável ponte arriscam-se a cair no riacho, tomando um banho forçado! Os ‘que nela entram de pés escorreitos saem, na melhor das hipóteses, de pés torcidos e canelas machucadas! Só grandes prodígios de equilíbrio valem aos transeuntes nessa malfadada ponte! Dez, quinze, vinte vezes ao dia o tráfego fica parado até que os populares consigam desvencilhar dum dos seus buracos o animal que neles foi envolvido, a carroça na perspectiva de ser despenhada! Amanhã, quando se registrar uma grande e séria desgraça, será possível que a Intendência mande reparar a ponte em questão. Como temos a certeza de que, infelizmente, não tarda muito que isso aconteça, esperemos que então as providências, que se impõem e que já deviam ter sido tomadas, apareçam, solicitas e beneméritas. E daí, quem sabe?...”

_

Cruzeiro em Bagé

“Soubemos ontem, por intermédio do desportista H. S. Cezimbra, representante do Guarany F. B. Club de Bagé junto à Federação de Desportos, que essa sociedade havia convidado o Sport Club Cruzeiro a excursionar àquela cidade em junho próximo. Informou-nos mais o mesmo desportista que o convite seria aceito pela sociedade local, para o que iniciaria em breve os preparativos para bem representar os desportos da capital do Estado naquele forte centro desportivo do interior. Sabem todos o valor dos desportos naquela linda cidade fronteiriça e, para melhor demonstrar, é bastante lembrar que nos cinco campeonatos disputados no Estado pelo F. R. G. D., dois foram para Bagé, sendo respectivamente campeão de 1920 o Guarany e de 1925 o Grêmio Bagé. Ainda no ano findo, nas provas semifinais e finais do campeonato estadual, foi Bagé que deu as melhores receitas para os cofres da Federação. O que prova o seu entusiasmo pelo popular esporte bretão. Nessas condições, é absolutamente necessário que um team que vai representar a capital do Estado, ou seja, a sede dos desportos gaúchos, se prepare convenientemente para enfrentá-los com galhardia, quer sob o ponto esportivo, quer sob o ponto social. Felizmente, encarando sob qualquer dos pontos de vista, temos certeza plena de que a valorosa mocidade cruzeirista nos saberá representar não só nos campos da luta como também nos prélios sociais. Soubemos mais que, se possível, o Cruzeiro aumentará a sua embaixada desportiva com uma embaixada litero-musical para dar um ou dois concertos naquela cidade, revertendo a receita em benefício da Santa Casa. É sem dúvida muito nobre a ideia dos cruzeiristas, que aliam ao desenvolvimento físico da mocidade o desenvolvimento das letras, do canto e da música. Oxalá que a ideia pegue e que, sempre que uma embaixada esportiva de uma cidade visite outra, se faça acompanhar dos principais musicistas do lugar. Continuamente traremos nossos leitores ao par do que se relacionar a este assunto.”

. . . . . . . . . . . . . . .

O dia 15 de abril na história

  • 1452 Nasce em Vinci, nas cercanias de Florença, o polímata e artista renascentista Leonardo da Vinci, autor da Mona Lisa.
  • 1858 Nasce em Épinal o sociólogo francês Émile Durkheim, considerado um dos fundadores da ciência social moderna.
  • 1894 Nasce em Kalinovka o estadista e líder da União Soviética entre 1953 e 1964, Nikita Kruschev.
  • 1896 A primeira olimpíada da era moderna é encerrada em Atenas após 9 dias de competições.
  • 1920 Dois seguranças são assassinados durante um roubo em Massachusetts e os anarquistas Sacco e Vanzetti são condenados e executados pelo crime em meio a muita controvérsia.
  • 1923 A insulina se torna comercialmente disponível para o uso por diabéticos.
  • 1938 Nasce na Tunísia Francesa a atriz italiana Claudia Cardinale.
  • 1941 O ataque de 200 bombardeiros alemães a Belfast provoca a morte de cerca de mil pessoas.
  • 1959 Nasce em Londres a atriz e roteirista inglesa Emma Thompson.
  • 1964 O general Humberto de Alencar Castelo Branco assume a presidência do Brasil após o golpe militar.
  • 1967 Morre em Roma o ator, comediante, roteirista e poeta italiano Antonio de Curtis, Totò.
  • 1980 Morre em Paris o filósofo existencialista, ativista, crítico e escritor francês Jean-Paul Sartre.
  • 1989 Desastre de Hillsborough: 97 pessoas morrem pisoteadas e esmagadas na multidão durante partida entre o Liverpool e o Nottingham Forest pela FA Cup, em Sheffield, Inglaterra.
  • 1989 Começam os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim após a morte do secretário-geral do Partido Comunista Chinês e reformista Hu Yaobang.
  • 1990 Morre em Nova Iorque a atriz sueco-americana Greta Garbo.
  • 1998 Morre o revolucionário e ditador Pol Pot, líder do Khmer Vermelho, o Partido Comunista do Camboja.
  • 2001 Morre em Nova Iorque o cantor, compositor e fundador da banda americana Ramones, Joey Ramone.
  • 2013 Duas bombas explodem próximas à linha final da maratona de Boston, matando 3 pessoas e ferindo 281.
  • 2019 Incêndio de grandes proporções danifica a catedral de Notre-Dame de Paris.
  • 2020 Morre no Rio de Janeiro o escritor Rubem Fonseca.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios