Há um Século no CP

Leite alterado: uma investigação

A edição do dia 21 de dezembro de 1924, domingo, noticiava:

O Correio do Povo conduziu uma investigação sobre a rápida transformação do leite vendido em alguns pontos da Capital. A explicação do Laboratório Municipal de Análises dizia que, mais do que adulteração criminosa, o fato do leite talhar logo que adquirido se devia a uma não observação pelos leiteiros dos procedimentos corretos na preparação
O Correio do Povo conduziu uma investigação sobre a rápida transformação do leite vendido em alguns pontos da Capital. A explicação do Laboratório Municipal de Análises dizia que, mais do que adulteração criminosa, o fato do leite talhar logo que adquirido se devia a uma não observação pelos leiteiros dos procedimentos corretos na preparação Foto : CP Memória

“De alguns dias a esta parte, em toda a cidade, há um grande número de reclamações contra o leite que é fornecido à população. Pouco depois do leiteiro entregá-lo, o leite talha, ficando, assim, numerosa parte do público sem esse produto de primeira necessidade. Outras pessoas começam sofrer logo desarranjos intestinais, contando-se entre os enfermos um grande número de crianças. Interpelados pelos fregueses, os leiteiros respondem que, se o leite talha, é devido ao Laboratório Municipal de Análises permitir que se misturasse o leite ordenhado na tarde de um dia com o da madrugada do dia seguinte. Como se tratasse de assunto de interesse geral, deliberamos proceder a investigações a respeito. Para esse fim, um dos repórteres desta folha procurou o dr. Bernardo Velho, diretor do Laboratório de Análises, a fim de saber das ordens dadas por essa repartição sobre a mistura do leite. Prontamente atendeu ele ao nosso representante, dizendo-nos que, numa reunião havida na repartição da qual é chefe, se tratara de formar um tipo de leite, a fim deste chegar em melhores condições aos consumidores, confirmando que, depois de estudado o assunto, foi de fato permitido que, à tarde ou ao escurecer, fizessem os leiteiros em seus estábulos a primeira ordenhada e deixassem o leite esfriar devidamente. Quanto à segunda ordenhada, devia ser feita pela madrugada, adotando-se as mesmas instruções da primeira. Esfriado completamente todo o leite ordenhado, poderiam então os leiteiros misturá-lo, fazendo um tipo único e fornecendo desta maneira melhor produto aos consumidores e também facilitando a fiscalização. Sucede porém — acrescentou o dr. Bernardo Velho — que os leiteiros, não seguindo as instruções recebidas, misturam o leite ordenhado à tarde com o que retiram pela madrugada ainda quente, dando-se, como é natural, a coagulação horas depois de retirado da vaca. Esclarecido este ponto, indagamos do diretor da Higiene Municipal os motivos da adoção dessa mistura. Em poucas palavras, respondeu-nos ele: — estas medidas foram postas em pratica somente no interesse de vender o leite tal qual é retirado da vaca, fazendo-se um tipo único. O leite ordenhado à tarde não tem todas as propriedades do da manhã. Sucede que, nesta ocasião, o úbere da vaca não está cheio e dessa ordenha resulta um leite pobre de creme. Já não se dá o mesmo com o leite ordenhado pela madrugada, quando o úbere está completamente cheio, sendo esse um produto mais rico de gordura e com todas as propriedades exigidas no exame [...]”

Hitler libertado

“Um despacho de Munique informa que foram ali postos em liberdade os srs. Hitler e Krisbel, principais autores do último golpe de Estado. Adianta o mesmo despacho que quatro membros do grupo ‘Spartacus’ e o jornalista Fechenbach foram igualmente libertados.”

O dia 21 de dezembro na história

  • 1375 Morre na Toscana o escritor, poeta e humanista Giovanni Boccaccio, autor do “Decameron”.
  • 1598 Os mapuches infringem uma pesada derrota às tropas espanholas no sul do Chile na Batalha de Curalaba.
  • 1620 Marco da história dos EUA, os primeiros puritanos (“Peregrinos”) chegam a bordo do Mayflower à costa de Massachusetts.
  • 1907 O exército chileno massacra cerca de 2 mil adultos e crianças durante greve de mineiros de salinas em Iquique, no norte do país.
  • 1913 O primeiro jogo de palavra-cruzada, inventado por Arthur Wynne, é publicado pelo jornal New York World.
  • 1919 A anarquista Emma Goldman é deportada dos EUA para a Rússia.
  • 1937 Estreia em Los Angeles o primeiro filme longa-metragem animado, “Branca de Neve e os Sete Anões”.
  • 1940 Nasce em Baltimore o músico americano Frank Zappa.
  • 1980 Morre no Rio de Janeiro o escritor, jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues.
  • 1991 Líderes de 11 repúblicas soviéticas autônomas assinam o Protocolo de Alma-Ata, estabelecendo a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), desintegrando a URSS.
  • 1995 A cidade de Belém, na CIsjordânia, passa do controle israelense para o palestino.
  • 2012 Fim de ciclo de cerca de 5126 anos pelo calendário mesoamericano é interpretado como evento cataclísmico, motivando festividades de espiritualistas ao redor do globo.

O dia 22 de dezembro na história

  • 1858 Nasce em Lucca o compositor italiano Giacomo Puccini.
  • 1894 Caso Dreyfus: começa o escândalo em que o capitão Alfred Dreyfus é injustamente acusado (motivado por antissemitismo) e condenado por traição.
  • 1968 O jornal Diário do Povo publica as instruções de Mao Tsé-Tung para a Revolução Cultural.
  • 1971 A organização Médicos Sem Fronteiras é fundada em Paris.
  • 1988 O ambientalista Chico Mendes é assassinado em Xapuri, no Acre, por Darci Alves Pereira.
  • 1989 Revolução Romena: o ditador da Romênia comunista, Nicolae Ceausescu, e sua esposa fogem de Bucareste; ele é considerado deposto.
  • 1989 O Portão de Brandemburgo é reaberto após quase 30 anos, encerrando a divisão entre as Alemanhas Ocidental e Oriental.
  • 1989 Morre o dramaturgo irlandês Samuel Beckett.
  • 1990 Lech Walesa é eleito presidente da Polônia.


* O jornal não circulou na segunda-feira, dia 22 de dezembro de 1924


** A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios