“Foram, felizmente, atendidos os nossos reparos acerca do excesso do apito com que se apresentou o pessoal da Inspetoria de Veículos anteontem, quando entrou em execução o novo regulamento a que ela está subordinada. Acertada resolução que, beneficiando os pobres agentes, em pouco tempo, com certeza, tuberculinizados pelo excesso do sopro, aliviou simultaneamente os tímpanos dos transeuntes, muito irritados e feridos anteontem com as prolongadas e permanentes ‘romanzas’ dos seus próprios apitos. O apito, para a regularização do trânsito, em cidades movimentadas como Rio e São Paulo, serve apenas em circunstâncias especiais. E, com um só desses sinais, os veículos, às dúzias ou dezenas, que sejam, param ou prosseguem na sua carreira. O ‘casse-tête’, no silêncio dos seus movimentos, basta para indicar as direções que devam ser tomadas pelos carros. E os seus condutores a esses movimentos obedecem com a maior naturalidade, sendo raro o registro duma demorada paralisação de trânsito, salvo, é lógico, em especiais circunstâncias. Muito louvável, pois, o banimento do abuso do apito. Por essa determinação municipal, felicitamos os agentes de veículos e os ouvidos da população.”
_
Margem do Taquari
“Nos dias 29 e 30 choveu aqui [localidade identificada como Margem, que corresponde ao atual município de General Câmara] torrencialmente. As águas estão decrescendo. Os prejuízos materiais são extraordinários. Continua submersa a maioria das casas ribeirinhas. Os fazendeiros tiveram perdidos muitos animais. As estradas estão intransitáveis em consequência das últimas chuvas. É dolorosa a situação dos moradores das margens dos rios Taquari e Jacuí. Essa localidade em parte foi atingida pela enchente e apresenta um aspecto contristador. Reina a miséria e há falta de trabalho. As famílias que tiveram suas moradias invadidas ou destruídas pelas águas agasalharam-se na usina elétrica e no 8º Grupo de Artilharia, gentilmente cedido pelo comandante dessa guarnição. Maiores prejuízos sofreram os lenhadores, pois milhares de talhas de lenha foram arrastadas pela correnteza.”
_
Águas estagnadas
“Além da desoladora catástrofe que a terrível enchente originou, devastando as casinhas pobres e atirando à penúria centenas de famílias, ainda o flagelo apresenta à consideração dos poderes competentes um problema de alta relevância, porque ele contende com a saúde pública: a estagnação das águas nos terrenos invadidos pela inundação. N’alguns, a topografia desses terrenos estabelecerá um escoadouro natural; outros estarão também drenados, mas muitos há em que as águas estabeleceram grandes lagos e que formarão com o tempo extensos lamaçais, isto é, futuras fontes de moléstias. É um problema que deve ser focado desde já, atendendo a que, para maior agravante, nos aproximamos da estação calmosa. [...]”
_
O dia 3 de outubro na história
- 52 a.C. O líder gaulês Vercingetórix se rende ao general romano Júlio César na decisiva Batalha de Alesia.
- 1804 Nasce em Lyon, na França, o autor, educador e fundador da doutrina espírita, Alan Kardec.
- 1925 Nasce em West Point o escritor americano Gore Vidal.
- 1929 O Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos é renomeado Iugoslávia pelo rei Alexander I.
- 1930 Inicia a Revolução de 1930: liderados por Getúlio Vargas, revolucionários tomam Porto Alegre.
- 1931 Às 11h, começa a vigorar pela primeira vez no Brasil o horário de verão.
- 1932 O Reino do Iraque obtém a independência da Grã-Bretanha.
- 1935 A Itália invade a Etiópia durante a Segunda Guerra Ítalo-Abissínia.
- 1950 Getúlio Vargas é eleito presidente da República com 48,73% dos votos.
- 1952 A Grã-Bretanha testa com sucesso uma bomba nuclear na costa ocidental da Austrália e se torna a terceira potência atômica.
- 1953 A Petrobras, estatal brasileira do setor petrolífero, é oficialmente criada durante o último governo do presidente Getúlio Vargas.
- 1963 Golpe de estado em Honduras dez dias antes das eleições inicia duas décadas de ditadura militar no país.
- 1981 Nasce em Malmö o ex-jogador sueco Zlatan Ibrahimovic.
- 1989 Uma tentativa de golpe no Panamá é sufocada e 11 participantes são executados.
- 1990 Dia da Unidade Alemã: a República Democrática Alemã é abolida e se torna parte da República Federal da Alemanha.
- 1995 O ex-jogador de futebol americano e ator O.J. Simpson é absolvido do assassinato da ex-esposa, Nicole Brown Simpson, e Ron Goldman.
- 2008 O presidente americano George W. Bush assina plano de resgate econômico com pacote de ajuda de 700 bilhões de dólares do governo a grandes bancos e instituições financeiras.
- 2013 Ao menos 360 imigrantes morrem após o naufrágio de barco próximo à ilha italiana de Lampedusa.
- 2024 Morre em Petrópolis o jornalista e apresentador Cid Moreira.
O dia 4 de outubro na história
- 1501 O rio São Francisco é descoberto pelos navegadores André Gonçalves e Américo Vespúcio.
- 1582 O Calendário Gregoriano é apresentado pelo papa Gregório XIII.
- 1669 Morre em Amsterdã o pintor holandês Rembrandt.
- 1795 Napoleão Bonaparte ganha proeminência ao suprimir revoltosos contra-revolucionários que ameaçavam a Convenção Nacional francesa.
- 1824 O México adota nova constituição e se torna uma república federal.
- 1836 Bento Gonçalves, líder farroupilha, é preso pelos imperiais após a derrota na Batalha do Fanfa.
- 1853 O Império Otomano declara guerra ao Império Russo e inicia a Guerra da Crimeia.
- 1892 Nasce na Paraíba Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, o Chatô, magnata das comunicações no Brasil entre as décadas de 1930 e 1960.
- 1895 Nasce no Kansas o ator, comediante e cineasta americano Buster Keaton, ícone do cinema mudo.
- 1917 Nasce em San Carlos a cantora, compositora, artista visual e etnomusicóloga chilena Violeta Parra.
- 1925 Rebeldes capturam a cidade de Hama durante a Grande Revolta Síria contra o Mandato Francês no país.
- 1927 O Monte Rushmore, na Dakota do Sul, começa a ser esculpido pelo artista Gutzon Borglum.
- 1931 Primeira aparição do personagem Dick Tracy, criado pelo cartunista americano Chester Gould.
- 1936 A polícia de Londres, enviada para proteger uma marcha da União Britânica de Fascistas, enfrenta membros de organizações antifascistas no leste da capital inglesa.
- 1946 Nasce em Nova Iorque a atriz americana Susan Sarandon.
- 1947 Morre em Göttingen o físico teórico e fundador da física quântica Max Planck.
- 1957 O Sputnik 1, desenvolvido pela URSS, se torna o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra.
- 1958 A atual constituição da França é adotada.
- 1961 Nasce em Havana o cantor, compositor, ator e produtor cubano-americano Jon Secada.
- 1963 O furacão Flora atinge o Caribe e deixa cerca de 7 mil mortos em Cuba e no Haiti.
- 1966 A Basutolândia se torna independente da Grã-Bretanha e é renomeada Lesoto.
- 1970 A cantora americana Janis Joplin morre por overdose de heroína em Los Angeles, aos 27 anos.
- 1970 Emerson Fittipaldi conquista a primeira vitória brasileira na história da Fórmula 1 no GP de Watkins Glen, nos EUA.
- 1982 Morre em Toronto o pianista clássico canadense Glenn Gould.
- 1989 Morre em Maidstone o ator, comediante e escritor inglês Graham Chapman, integrante da trupe britânica Monty Python.
- 1990 Lançada da TV americana a série “Barrados no Baile”.
- 1992 A guerra civil de Moçambique é encerrada após 16 anos com o acordo de paz assinado em Roma.
- 1993 O presidente russo Boris Yeltsin ordena o ataque de tanques contra prédio governamental para suprimir resistência no parlamento.
- 1993 18 soldados da Força Especial americana, 2 negociadores da ONU e ao menos 600 civis e membros da milícia somali morrem durante a Batalha de Mogadíscio, parte da Guerra Civil da Somália.
- 2006 Lançamento da organização WikiLeaks.
- 2014 Morre no Rio de Janeiro o ator e diretor Hugo Carvana.
- 2014 Morre na capital haitiana o ditador Jean-Claude Duvalier, “Baby Doc, presidente do Haiti entre 1971 e 1986.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
