É Lula lá na cadeia?

É Lula lá na cadeia?

publicidade

 O cerco está se fechando. Lula será pego? Um deputado petista me sussurrou que não duvida disso. Não que tenha alguma informação específica, mas percebe ou pressente que o ex-presidente está cada vez mais cercado. Além disso, haveria na postura herdada de certo sindicalismo algo “pouco republicano”. Eu não ficarei surpreso se Lula for conviver com José Dirceu em alguma cela.

Aliás, o que restou de José Dirceu? Nada. Foram-se os gritos de “guerreiro do povo brasileiro”.

Acabaram-se as ilusões.

Dirceu não foi mártir da bela causa operária, mas só um larápio comum que se locupletou no poder.

Lula já começa a lembrar o pato pateta, que acabou na panela pelas tantas que fez. A relação de Lula com as empreiteiras amigas é para lá de suspeita. As marcas do toma-lá-dá-cá carimbam empresas que vivem de servir-se do Estado. O PT é um cadáver que anda. Concordo com o senador Cristóvão Buarque: o Brasil precisava zerar todos os seus partidos e refundá-los. Nomes novos, programas novos, vida nova. Salvo exceções como o PSOL. Antes, porém, é preciso que as investigações completem seus trabalhos. O monumento Lula vaza por todos os lados. É um barril cheio de furos. Ou, valha outro bom clichê, um queijo suíço. Um dia é o filho Lulinha. Outro dia é o filho Fábio. Ou é a nora. Depois tem um tríplex.

E logo um sítio.

E os móveis do triplex. E os móveis do sítio.

Sabe-se que a família Lula não é dona da Friboi nem de todas as terras de Alegrete. Lula não foi capa da Forbes como um dos homens mais ricos do Brasil. Quando as denúncias tinham esse teor próprio das montagens disseminadas nas redes sociais, Lula ria. As coisas ficaram menores e, paradoxalmente, mais graves, mais verossímeis, mais palpáveis e mais passíveis de demonstração. O boneco de Lula vestido de presidiário poderá evoluir para algo mais impressionante: Lula atrás das grades?

Os adversários de Lula sonham com isso por várias razões: isso enterraria o PT; tiraria Lula da corrida eleitoral de 2018; colocaria a corrupção no DNA da esquerda, que, neste caso, seria vista como tal e não teria sua existência negada, mas, ao contrário, seria declarada viva para poder receber atestado de óbito.

Inimigos ideológicos do petismo e do lulismo sonham em ver o operário semianalfabeto e sem um dedo na cadeia por ter conseguido chegar aonde não lhe deveria ser permitido. Nada disso, porém, invalida o ponto crucial: se Lula cair será pelos seus erros. Pelos seus crimes. Dificilmente se conseguirá inventar um delito para prendê-lo. Lula, o animal político, pode estar a caminho da jaula, onde encontrará velhos parceiros de utopias socialistas. A Operação Lava-Jato também pode ser chamada de Operação caça ao Lula. A Zelotes virou Operação Filho do Lula. O japonês da Federal poderá logo ter a sua foto mais famosa correndo mundo. Lula ou Lulla? Lula lá. Onde? Onde? Onde?

Precisa repetir? Lula patina, esfalfa-se, sufoca. A lama tenta puxá-lo para baixo. Lula teme virar um canal irrigado pelo Rio Doce depois da ruptura da barragem da Vale. A maior tragédia ecológica do país e a maior catástrofe política da esquerda convertida ao capitalismo de resultados das empreiteiras propineiras. É Lula lá? Ou a Operação Triplex será a Operação Triplo Mico? Que venham as provas.

Cabais.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895