A modernização pelo cassetete

A modernização pelo cassetete

publicidade

A crise espalha-se como uma epidemia. Não há vacina. Ninguém está protegido. O medo de ser atingido deprime as pessoas. As medidas tomadas por governantes parecem ter o dom de agravar o mal. O remédio tem o amargor dos xaropes inúteis e caros: fazer a plebe pagar a conta para não incomodar a "essencial" turma dos camarotes.

Tudo para não taxar grandes fortunas.

Os professores viraram sacos de pancada.

Os governos tucanos especializaram-se em espancar o magistério. No Paraná, o governador Beto Richa cumpriu rigorosamente a cartilha do velho neoliberalismo: tirou direitos, reformou a previdência do magistério na marra, contou com ajuda da justiça para esvaziar as galerias das Assembleia Legislativa na hora de fazer passar a sacanagem e mandou descer o cassetete em quem tentou se manifestar contra o esbulho. Um vídeo mostra o governador terminando de gravar uma entrevista com a mídia amiga para passar sua mensagem enganadora. Outro vídeo revela a turma de Richa vibrando quando a polícia foi para cima dos manifestantes. O Paraná já se tornou um "case" da maneira tucana de retirar direitos trabalhistas: a racionalidade do cassetete flexível, elástico, moderno e meritocrático.

Beto Richa é um governador medíocre que chafurda na ideologia da modernização pelo porrete.

Em São Paulo, a greve dos professores arrasta-se como longo funeral. Em Santa Catarina, o refrão é o mesmo. Em cinco Estados os professores reclamam e sofrem. A mídia faz tudo para enxergá-los o menos possível. Eles não são tão atraentes quantos os coxinhas. Não pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff.  Não se vestem de amarelo. A manipulação da mídia tem atingido níveis estratosféricos. A Rede Globo, sobre terceirização, só entrevista a central sindical favorável ao projeto que esculhamba a CLT e "especialistas" que a rotulam a terceirização de quebra de tabu ou de regulamentação que dará segurança jurídica a relações de trabalho instáveis até agora.

Por que os opositores do projeto não são convidados a falar?

Que mistério é esse?

Os professores brasileiros estão entre os mais mal pagos do mundo.

Existem "especialistas" para garantir que salário não é o ponto central para melhorar a educação.

Resumo da tragédia: retirar direitos trabalhistas, liquidar a CLT, escorchar professores, gradear espaços públicos, privatizar o que der e vender, diminuir a idade penal como se o descalabro fosse responsabilidade dos menores de 18 anos de idade, aplaudir a pena de morte para quem vende a droga consumida pelas classes médias e altas do mundo inteiro, que, obviamente, encontra meios de não se responsabilizar e, claro, chamar tudo isso de modernização.

Triste 1º de maio de 2015.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895