A voz dos leitores não deixa passar nada

A voz dos leitores não deixa passar nada

publicidade

Cari Juremir!

Gosto muito da sua coluna, dos assuntos ali abordados que

vejo com bastante imparcialidade e com opinião que na mai-

oria das vezes são corretas no meu entender.

Sobre "regularizar os flanelinhas", também já tive opinião

contrária, mas depois refletindo melhor, tornei favorável

desde que tenha-se o cuidado de não criar mais um sindica-

to e/ou associação, onde surgirá um líder que à sombra de

tal entidade fique exigindo uma cadeira na Câmara munici-

pal, na Assembléia Legislativa, etc... e ainda vivendo as  custas daqueles que realmente ficam trabalhando nas ruas.

Esses "líderes" muitas vezes exercem pressão, sobre,exigem

pagamentos, cobram taxas e dificultam o trabalho dos seus

ompanheiros, vendendo "vagas", se aliam a poíticos menos escrupulosos e o queé para ser um benefício para os jovens desempregados torna-se um meio de exploração.

Esse assunto precisa ser debatido com seriedade, não pode-

mos deixar que surja mais uma entidade a explorar pequenos

trabalhadores e os próprios usuários.

Espero que tenhas entendido minhas preocupações, pois como

cidadão aposentado, quero que nossos jovens tenham mais um

meio de trabalho digno.

Quanto a zona azul, acho um aburdo,  já pagamos impostos

imposteos demais para nossos governantes, e o que é pior,

temos que colaborar com as empresas  apaniguadas dos pre-

feitos e vereadores que com certeza devem contribuir com

grandes colaborações a seus partidos.

Um T.".F.".A.".

Enio Brasil da Cinha Saratt

*

Juremir:
Concordo em tudo sobre trabalho, redistribuição de renda, desigualdade social, banqueiros e colarinho branco , etc.Porém, e em tudo há um porém, flanelinha ou guardador não é trabalho nem profissão. Eu, em carne e osso,  não guardo o meu próprio carro. Se alguém o estiver assaltando ou depredando eu me esquivarei de tentar protegê-lo para não ser alvejado por um tiro. Agora pergunta-me se eu investiria contra marginais para defender o carro de um estranho. O flanelinha o faria? Duvido. E tu também duvidas. Legalismos formalistas e justiça social tem suas justificativas, mas a realidade das ruas contradiz tudo isso. Se não é possível repartir um pouco da agiotagem dos banqueiros para contornar as desigualdades sociais, devemos extorquir um professor apenas porque goza de um bem-estar social maior do que um flanelinha?Tenho minhas dúvidas. Até porque muitos flanelinhas são informantes ou sócios dos menininhos classe média que atacam carros estacionados para furtar ap. de som e pneus, como assisto frequentemente em minha rua. A propósito, após 37 anos trabalhando como professor, não alcancei a remuneração do Teló, nem do Felipão.
Abraço.
Fernando.

*

Boa tarde,

Ocasionalmente leio seus artigos no Correio do Povo, embora meu marido seja assinante,  ao receber o jornal, a única coisa que faço religiosamente são as palavras cruzadas, rápido olhar para as manchetes em geral para não ficar totalmente alineada da nossa realidade, página dos esportes e ... fim.

Hoje, o título "Flanelinhas"  do seu artigo reteve minha atenção e resolvi lê-lo até o fim.

Permito-me discordar do seu posicionamento e de sua argumentação que me parece totalmente falha.

A maioria dos flanelinhas, com raríssimas exceções, são um bando de achacadores, chantagistas e intimidadores.

Sob ameaça de ver o carro arranhado ou amassado, o motorista muitas vezes é obrigado a dar um valor estipulado pelo suposto "cuidador" que depois de receber o dinheiro, SOME, quando  sai do evento ou show ao qual compareceu, o motorista não encontra mais o suposto responsável da guarda do veículo, quando muito,  outros achacadores que querem receber nova contribuição.

Esses supostos desfavorecidos da nossa sociedade, são incapazes de TRABALHAR, querem ganhar na "moleza" e alguns apenas para alimentar o vício.

Para progredir é PRECISO TRABALHAR, não é achacando aqueles que, se têm alguma posse, é porque trabalham todos os dias, inclusive fazendo horas extras para melhorar seus rendimentos.

A atitude de Novo Hamburgo merece meu apoio e aplauso e deveria ser seguida por todos os municípios brasileiros.

O dono do automóvel paga impostos (muitos) inclusive o IPVA para ter o direito de circular livremente, sem ter que submeter-se a chantagem desses indivíduos que se consideram donos da via pública!

Já que gosta tanto de Paris, quantos flanelinhas viu em ação naquela cidade (sem mencionar outras capitais e cidades europeias) ?

É uma prática de país subdesenvolvido que deve ser combatida e não estimulada.

Para "ajudar" essas pessoas, em vez de leis, devem ser criadas oportunidades de TRABALHO (limpar parques, abrir estradas, etc.), mas tenho certeza de que não é o que querem ...

Atenciosamente

Maria Lázaro

*

Bom dia!

Sabe, sempre leio tua coluna pois apoio a maioria de teus comentários mas este de hoje não me contive e tive que discordar com muita força.

O assunto é sobre flanelinhas que tu achas que devem ser regulamentados, logo se vê que não diriges, como tu mesmo dissestes, andas de lotação e/ou ônibus.

Eu já tive diversas abordagens extremamente agressivas, em alguns casos, diziam que eu poderia dar o que eu achava melhor como ficaria alguns minutos dei $2,00 e fui ofendida, que aquilo não dava para nada e nem esmola era e além do mais intimidada de que quando voltasse meu carro poderia estar arranhado e/ou pneu furado, não achas que isto é apavorante para uma senhora da minha idade (57 anos)  ter que enfrentar?

Em outros momentos dizem que querem o pagamento antecipado então dei e quando voltei o tal flanelinha havia sumido e meu carro tinha sido arrombado e meu step furtado. Não citarei todos os eventos pois foram muitos deixo apenas dois exemplos.

Agora te pergunto para que legalizá-los se eles "cobram" o mesmo que os estacionamentos, que também não nos dão muita segurança, dizendo estarem isentos de várias coisas porém nosso carro fica em lugar confinado não tendo muito contato com vândalos da rua.

Quanto a áreas azuis também são uma louca e absurda cobrança pois estamos na rua a "Deus dará" podendo ser batidos por motoristas inexperientes que é o que mais temos hoje pois no meu tempo tirar carteira fazia sentido, éramos bem mais cobrados nas provas ( já tenho carteira há 39 anos) uso o carro diariamente para o trabalho viajo por tudo até pelo Brasil e me apavoro cada vez mais no que assisto, legislação temos mas ninguém cobra ou melhor o sujeito paga lá uma multa "sem graça" e sai impune e volta a fazer muitos erros.

Já ocorreram arranhões no carro e não tinha ninguém lá para me dar satisfação sobre o evento mas me cobraram.

Bem deverias bater contra as áreas azuis que são verdadeiros roubos que não levam a nada e a combater estas cobranças irrisórias das multas em que os sujeitos atropelam, matam e simplesmente pagam e saem ilesos, legal não?

Espero que tu tendo este canal para poder colocar a "boca no trombone" consigas defender o correto e não a legalização dos flanelinhas que é um problema do governo que já nos explora o suficiente alegando estar ajudando este povo e nós pobres mortais continuamos a trabalhar para isto ( bolsa família, bolsa escola ...) por quê não arrumam um emprego para estas pessoas? te explico pois trabalho na periferia e quando tu queres dar trabalho da faxina a uma mulher que precisa ela diz que não pois jã tem estes benefícios daí nem precisa sair de casa, legal né, criamos cada vez mais um povo ocioso que tem prazer em sê-lo.

Abraços Rose

*

Prezado conterrâneo Juremir:

- La no Passo dos Guedes, na frente do armazém do meu avô, tinha um lugar prá gauchada amarrar os cavalos. Os bichos ficavam ali bem cuidados embaixo da sombra do paraíso(conhecido também como sinamomo), enquanto os donos faziam as compras ou simplesmente molhavam a guela encostados no galpão.

- Pois não é que apareceu um índio, vindo lá se sabe de onde que resolveu ficar na frente do armazém durante o dia, para cuidar dos pingos, segundo ele. Na verdade queria achacar os frequentadores do armazém.

- No primeiro dia, pedia dinheiro, no segundo dia pedia dinheiro e ameaçava soltar as rédeas e largar os cavalos a lá cria, no terceiro levou uma sumanta de relho e nunca mais foi visto nas redondezas.

- A autoridade do local agiu de imediato e acabou com a bagunça. Embora nunca tenha votado no PT, apóio a ação da Prefeitura de Novo Hamburgo, é preciso agir para proteger o cidadão, é ingenuidade achar que estamos lidando com simples desempregados, pessoas de boa índole que ficaram desempregadas momentaneamente.

- Sei que você não tem carro (lei tua coluna diariamente), mas pode ir com algum amigo até a Rua Cajú, no bairro Petrópolis em Porto Alegre. Você verá que uma verdadeira gang opera no local , ameaçando as pessoas que estacionam seus carros. Além de pagar o Ticket da área azul, quem não deixar uma "grana" para o flanelinha corre o risco de ter seu carro riscado, vidro quebrado, parafuso das rodas afrouxados, etc...

Abração.

João Manoel Silva - Maneca

*

Bom dia, Juremir!
Estou há dias pra te enviar esse e-mail! Gostei muito da tua coluna do dia
08.01!
É incrível mesmo a decadência musical de muitos desses estilos que foram
consolidados nas últimas décadas, tais como o Funk, Sertanejo
Universitário e alguns outros "chinelões".

Eu sempre discuto isso com amigos, colegas de trabalho e demais pessoas
que convivo. Foi muito legal ler no Correio do Povo a tua opinião sobre
isso pois gosto muito da tua coluna!

É como tu falaste: infelizmente a criatividade desses grupos limita-se ao
apelo sexual, com arranjos musicais (se é que pode-se chamar assim)
repetitivos e decadentes tais como as letras.

O que me surpreende também é que muitas pessoas de um modo geral,
simplesmente aceitam a "arte" imposta pela mídia, filmes, novelas,
músicas. Muitos se contentam com o que está por aí, não se dão o trabalho
de ir atrás da boa arte, de cultura de verdade!

Infelizmente é a triste realidade!

Continue expressando na tua coluna críticas como essa!

Um abraço!

--
Thiago Paulsen

*

Sr. Juremir aproveito a oportunidade para te parabenizar pelo mensagem sobre os idosos e aposentados, infelizmente são poucos os que se lembram dos velhos. O sr. é um dos poucos que defende os pobres velhos. É triste e deprimente ver um partido se dizer do trabalhador e ser o primeiro a massacrar os que construíram este país. Hoje passamos grandes necessidades, chegando ao ponto de ter que tomar empréstimos para cobrir o rombo com a compra de medicamentos. Veja o que fizeram, minguaram o salário e abriram crédito para o velho ficar mais miserável e preso as circunstâncias da vida. Acredito em Deus e sei que eles nos perseguem, porém nada levarão deste mundo. O pobre velho sofre e sempre está orando e pedindo a Deus proteção, enquanto isso eles e os banqueiros estão bebendo whisky Chivas Regal de porcelana que é servido a Rainha da Inglaterra. Enquanto isto o pobre está tomando chá de café porque não pode comprar o pó de café para passar o més inteiro. Anexo envio um poema de minha autoria, POEMA DO IDOSO, onde está relatado a realidade do velho que é pobre, pois o rico está fora deste contexto. Que Deus te proteja sempre e saiba que quem faz o bem, quem planta o bem, colhe o bem. o GOVERNO PAGOU 220 BILHÕES DE JUROS DA DIVIDA E NÃO TEM PARA PAGAR O DIREITO DOS APOSENTADOS.

Um grande abraço de,

Antonio Fernandes da Silva.

*

ola juremir

- continuo seu leitor assiduo , diariamente, e afirmo que ao passar do tempo
a coluna no nosso correio do povo cada dia melhora, a tempo que não tenho
enviado nenhum comentário, e hoje gostaria de tratar de dois ( ou seria um?)
assuntos:
1- aposentadoria
- o aposentado brasileiro , é bucha de canhão,  pois novamente vem um imbecil
de um ministro ferrar com estes pobres cidadãos , que o unico mal que cometeram
foi trabalhar a vida inteira de forma honesta para no fim servirem para todo tipo
de sacanagem com o seu ja reduzido sálario, pois bem, o salario minimo em todo
o pais aumentou de 545 para 622 , 14,26% , isto ,juremir significa que toda a
arrecadação do INSS aumentou neste percentual e naturalmente o impacto ( como gosta
o  ministro ) sobre a arrecadação é fantastica, pois é sobre tudo que arrecada o inss
no brasil inteiro, e ele , com a maior cara de pau, não quer dar nem os 12%   e sim
apenas  6 % , chegando ao ridiculo de quem ganhava um SM  ( aumento de 12%)
vai ficar igual ao que recebia um pouco mais,( reajunte de 6%)
-e a desculpa esfarrapada é do impacto do pagamento mas o impacto da arrecadação
ele simplesmente nem quis falar,  será que existe algum jornalista neste pais qque
colocaria esta quetão nesta ótica para a nossa presidente?
2 - democracia
- desde muito tempo sempre tive um comportamento de que democracia se faz diariamente
e não estou falando nada denovo,  apesar de que boa parte da midia salienta que devemos
pensar democracia apenas na hora do voto , nunca concordei muito com esta idéia,
e observo , com muita  tristeza, que cada vez mais a eleição sera decidida muito ante do voto
pois os politicos estão se aprimorando neste quesito ,  o que quero dizer com isto ?
- talvez ainda não seja para todos os niveis, mas as chamadas composições seram
formadas , em muitos municipios e estados, correram na direção da vitoria , ou seja
vou coligar com aquele de maior probabilidade de vitória, ( pouco inporta ser dadireita, esquerda de cima ou de baixo)
- talvez voce possa dizer que isto é o obvio, mas o que tem surgido como novo nas ultimas
eleições ( com o aprimoramento destas barganhas) é exatamente isto de forma cristalina
o que podemos afirmar que o voto efetivamente não decide nada, tudo já foi decidido antes
entre os partidos, e depois temos que aguentar no fim de uma eleição a vitória da democracia
- quanta besteira,
- gostaria imensamente que o povo brasileio executasse democracia 24 horas por dia ,
mas isto é um sonho que nunca vai acontecer, apesar de todas as suas colunas fazer isto.
infelizmente quem manda no pais ,quer a corrupção ( por isso que ela nunca vai terminar)
e todos os desmandos dos politicos,
- um abraço , leo m xavier

*

Como sou levemente idiota, não entendo certas coisas. Por exemplo: se um pobre rouba vai para a cadeia,mas se isto acontece com um ministro ele é apenas demitido.Se é juiz,é aposentado e fica muito infeliz ganhando um monte de dinheiro sem precisar trabalhar. Baita castigo! Se é um deputado, demite-se do cargo, antes que o demitam, e se elege prefeito. Se alguém paga um X, para  uma previdência privada,por exemplo, para se aposentar com  cinco, dez ou vinte salários mínimos, se não os receber, pode processar a instituição, acredito eu. Agora um trabalhador paga a vida inteira  para receber como aposentadoria um número X de salários e acaba recebendo um salário mínimo ou quase isto. É roubado descaradamente e não pode fazer nada?A pergunta, claro, é retórica, pois já vimos que não há nada a fazer .Beth Horn

*

Juremir, boa tarde.

Assinante do Correio e teu leitor diário, desejei muito ter escrito tua coluna de hoje (10) sobre os aposentados.

Perfeita, clara e muito objetiva, tratando com inteligência um assunto que, certamente, não merece a atenção

devida por parte do governo. Assim, meu amigo, tomei a liberdade de reproduzi-la em meu site, mesmo sem ter

solicitado autorização prévia. Se não concordares, por favor me diz que, imediatamente, retiro do site.

Obrigado antecipado e forte abraço

Machado Filho

*

Juremir,te agradecemos pelo artigo que escreveste no cor-

reio de hoje.Finalmente um jornalista,de renome,sai em de-

feza  do aposentados,vitimas dos partidos que longe do go-

verno,gritavam contra as injustiças, e hoje governo,massacram da maneira mais sordida,os velhinhos

indefesos.

Obrigado,Juremir

jauri@savaris.com.br

*

Buenas.

Sou leitor da tua coluna e concordo contigo em 95% das vezes. Quando escreves sobre os aposentados e suas agruras, quero lembrar que como os demais que abordam o tema, não citas o real motivo para que tamanha injustiça aconteça, os marajás do serviço público federal. Recomendo que entres em contado com o Sr. Ricardo Bergamini, o qual tem os dados reais das aposentadorias

ricardobergamini@ricardobergamini.com.br

Como está hoje, recolhem as contribuições de todos, colocam numa mesma conta e repartem entre os cidadãos comuns e os de primeira clase, os aposentados do serviço público federal. Enquanto que o pobre cidadão ganha em média R$ 700,00 de aposentadoria, o brasileiro de primeira clase recebe em média R$ 5.000,00

Abração.

Obs.   Tu foi um defensor da mudança do nome da Av. Castelo Branco em Porto Alegre. Perdeu. Assistindo daqui o embate, eu sugiro que se faça uma espécie de acordo com os ARENISTAS. Deixa o nome Castelo Branco, mas acrescentando Ditador. Teríamos então a AV. DITADOR CASTELO BRANCO. É mais barato pois se utilizam as mesmas placas, adesivando o Ditador na parte de cima. Que te parece?

Abração.

Romeu Kerber - Ibirubá RS

*

Juremir:

como sempre, li seu comentário da segunda página do Correio de hoje. Oportuno e pertinente. Combinamos na ideia central, que escrevi para vários blogs, inclusive do Paim:o governo está subsidiando a metade do aumento do salário mínimo com o dinheiro que devia ser dado aos aposentados que ganham acima do salário mínimo. Uma ingratidão. A presidenta Dilma está passando para a história como a torturadora dos aposentados (será que exagerei?). Ou será que a conta é do Mantega (?).

Abraços. Nelmo

*

Bom dia!

Quero agradecer a voce por ter escrito sobre os aposentados com tanta sensibilidade que é o que falta nos nossos governantes. Tenho certeza de que em cada lar  deve exister um aposentado.
Então me pergunto? Por que estes familiares não se unem e votam contra aqueles que nos prejudicam? Seria uma demonstração de amor e carinho aos seus" Vovozinhos".Quem não se
lembra quando ficavamos esperando as férias chegaram para irmos para a casa do Vovô? Se  voce não cuidar provavelmente teremos poucos vovozinhos com saúde para passear, ir tomar um sorvete, brincar no balanço da Praçinha,  tomar um banho de mar, todas essas coisas boas  e sim
ples que a nossa idade permite. Que Deus lhe abençoe!
Sueli Barboza.

*

Juremir! como é bom ler tua coluna no correio do povo, sempre inteligente e quase sempre sárcastica, como o dia a dia entre nossos poderosos impõe.
Sobre a coluna de hoje, não concordei com o final que poderia ser mais real, afinal quando chegarmos ao minimo, passaremos a ser felizes porque teremos aumento real.

Abraços do seu assíduo leitor.

Renato Duarte

*

Mais uma vez “deste na mosca” meu caro Jeremir. Falas da “falta de grandes causas”. Não seria oportuno uma campanha “salvemos o planeta!” Com estes desastres naturais –seca aqui e enchente acolá. Todos ( a grande mídia) fala que a culpa é do governo, mas os agricultores o que tem feito? Querem que o governo plante a mata ciliar? A proteção das fontes e rios deixa muito a desejar no RS. Viajei para Cerro Largo na semana anteror, passando por Candelária, Sobradinho,  Arroio do Tigre, Salto do Jacuí. Dentro da serra ainda vai, mas quando se chega em  Salto do Jacuí em diante é uma tristeza observar a falta de vegetação  ao redor das nascente e rios. O Código Florestal recém aprovado passa uma esponja sobre isso(com apoio dos representantes do agronegócio). Os mesmos que agora gritam contra a inércia do governo. Acabei de ler seus dois últimos livros: sobre a Legalidade e a viagem à Patagônia com Houllebeck. Agora fiquei interessado nos livros deste último. Os seus gostei muito, o da Legalidade porque eu vivi como funcionário da Fazenda nomeado pelo Brizola (na época não era fã dele, recém saído do convento, tinha medo do comunismo) e do último porque gosto de viagens e uma vez anotei que tenho de ler alguma coisa do Houllebeck. Agora  essa minha idéia restou reforçada. Abraços, Cláudio C.Fröhlich.

*

Juremir, na minha opniao quem deveria precionar o governo é paulo paim e nao os aposentados. os aposentados ja fizeram sua parte colocando paim e outros la dentro, agora e a vez deles precionar e ate mesmo votar contra os projetos do governo,pois paulo paim e os deputados e senadores que os aposentados ajudaram a elegerem, devem favor aos aposentados e nao a dilma e o pt, nao foram eles que elegeram paulo paim foram os aposentados. ficar apresentando projetos e nao conseguir aprovar nao siginifica nada, ficar discursando em plenario e ver dilma vetar os projetos dele e ele mesmo continuar aprovando o governo, entao ele nao esta do lado dos aposentados.Eu assistir a seçao no dia que paulinho da força queria barrar a votaçao da LO e paulo paim foi uns de que convenceu paulinho a deixar o governo aprovar, se ele estivesse do lado dos aposentados ele deveria ajudar paulinho e nao convencer e ainda ligar para warley e pedir para ser aprovado. esta é minha opniao. se possivel me retorna me esclarecendo tudo isso.

Silvio Gomes

*

Juremir,

Lendo tua coluna de ontem, título “Pobres aposentados”, tive, pela primeira vez, a sensação de que discordava totalmente do que estavas escrevendo. Não consegui entender teu raciocício, segundo o qual aqueles que recebem “apenas” a reposição inflacionária terão seus ganhos “encolhidos”. Ora, numa economia estabilizada como a nossa, e com a reposição inflacionária, eu entendo que os ganhos dos aposentados estão protegidos, sem diminuir nem aumentar, não seria isso?  Há 20 ou 30 anos sim, com uma inflação altíssima sempre havia maquiagem nos índices inflacionários, defasagem nos salários em  geral, e, com o decorrer do tempo, as perdas da massa trabalhadora, sob diversos aspectos, tinham de ser repostas.

Confesso que até esperei ler a coluna de hoje para ver se encontrava algo parecido com o que disse FHC, algo como “esqueçam tudo que escrevi ontem”, mas não...  Como me encontro em Santa Catarina (resido em São Sepé, aí no estado), creio que teu raciocínio possa ter sido um tanto afetado pela forte seca que aí ocorre, seria isso?...

Adalmiro Luís Larrossa

*

Juremir, gostei da tua coluna do Correio do Povo de hoje, Quarta 11 de Janeiro de 2012 "Baratas da cracolândia". Colocou muito bem as palavras. Eu não uso drogas, mas quero entender qual é a pior degradação: usar drogas ou envelhecer ? Não sei o que é pior, um dependente de drogas, ou uma pessoa que fica com a cara enrugada, careca, de cabelos brancos, barrigudo, que não enxerga mais direito, etc ? Deixando bem claro que eu não sou assim, mas isso não degrada o corpo, aprisiona a mente e acaba com a vida? Acho que muitos não querem passar por essa humilhação e aceleram a morte com drogas e álcool, enquanto outros não se importam e deixam seguir o ciclo natural. Era só o que eu tinha a dizer.

Leonardo Pizzoatti

*

Prezado Juremir,

presumo que pensavas na história da Branca de Neve quando escrevestes “Dilma poderá entrar para a história como a madrasta do velhinhos”.

Ao ler teu texto, lembrei-me de uma ocasião em que eu discursava em um CTG, na cidade de Passo Fundo. As pessoas ouviam com razoável atenção, mas, em determinado momento, um dos circunstantes fez “cara de brabo” e com o dedo indicador fazia-me sinal de negativo.

Ao final fui procurá-lo para saber com o que não concordava. O mesmo me disse que sua mãe falecera quando ele tinha pouca idade. Seu pai casara novamente e ele era um devedor à sua madrasta pela dedicação que dela recebera. Que não admitia que eu houvesse usado o termo como sinônimo de “coisa ruim”.

Comentei, em uma roda de amigos, a lição que recebera e alguém disse que o uso do termo “madrasta” de forma pejorativa decorre do fato de, nas histórias infantis, elas serem de índole má.

Como és um qualificado intelectual de quem sou leitor, pareceu-me importante fazer tal consideração.

Tenho mãe viva, graças a Deus. Embora nunca tenha convivido com “madrasta”, passei a ter cuidado com o uso figurado do termo, pelos mesmos motivos que evito usar “denegrir” ou outros que possam ensejar interpretação equivocada.

Perdoe-me a ousadia, mas faço esta consideração mais pelo prazer de trocar ideias com quem me enseja diárias agradáveis leituras.

Um afetuoso abraço,

Odacir Klein

*

Prezado Juremir,

Bom dia!

É com muito pesar que te digo que compartilho contigo o sentimento de ser uma “ imbecil da pluralidade”! E esse meu tom lamentoso é porque, ao contrário de ti, ainda não atingi a fase da aceitação do mundo como ele se dá a ver.



Contudo, movida por esse sentimento de inadequação, revolta e indignação resolvi advogar. Sim, há, ainda, advogados que não estão apaziguados com a sociedade que aplaude aquele que tem em detrimento daquele que é (frase clichê, mas verdadeira!) e que paga bem aquele que nada faz ou que pouco contribui.

Buenas, sempre leio tua coluna e sempre tento escutar o teu programa na rádio, mas somente hoje resolvi invocar o meio internético para te contatar, porque tua coluna do Correio de hoje me fez lembrar do Caso João Gilberto: como está a recuperação do teu dinheiro? Alguma resposta da produtora? Te peço, encarecidamente, que não deixes passar em branco este evento (assim como fez o seu João Gilberto, não é?....), pois, se já era aviltante o valor cobrado pelo ingresso, o que dizer da frustração do show e do posterior tratamento dispensado aos fãs do tal artista?

Coloco-me a tua disposição para qualquer intervenção judicial se houver necessidade, ok? Aliás, não só eu, mas toda nossa equipe, já que o mencionado assunto deixou a todos comovidos, negativamente, diga-se de passagem!

Forte abraço!

Karina Cunha Nascimento

*

Leio tua coluna hoje,a qual concordo 100%,e ao lado na outra folha a Dilma otimista com a economia,dentro de 10 anos o Brasil será a Grécia de hoje,a folha dos funcionados públicos da ativa e aposentados será tão alta que sera impagável,alias hoje a divida interna do pais já é impagável,mas valos lá.jcervo

*

Caro Juremir;

Através do site da COBAP lí seu artigo em defesa dos aposentados. PARABÉNS. Estou anexando um manifesto que enviei, através de e-mail"s,   para 16 Federações de aposentados em vários estados, inclusive enviei para a COBAP cujo e-mail foi devolvido informando e-mail INEXISTENTE. Descobri que todos e-mail"s encaminhados a COBAP são devolvidos. Quando se faz qualquer comentário sobre noticias publicadas no site, o sistema de contato da  COBAP  recebe-se  de volta uma mensagem automatizada, informando do recebimento e que será em breve publicada, o que nunca ocorre.  Isso me decepcionou como aposentado que sou. Tenho trabalhado em favor da categoria, inclusive mantendo contato com o Senador Paulo Paim, Arnaldo Faria de Sá e outros deputados federais que  defendem os aposentados. Caso o amigo tenha algum  e-mail da COBAP que foncione, peço-lhe me enviar, e caso tenha alguma ligação com a mesma, transmita essa minha indignação.  Vou enviar para você, em outro e-mail assunto ventilado na JUS BRASIL NOTICIAS, e quando receber leia os COMENTÁRIOS.Solicito ao amigo confirmar o recebimento desse e-mail.

ATENCIOSAMENTE

José Grangeiro de Morais (aposentado )

e-mail - gramorafortal@gmail.com

Fortaleza -Ce

*

Juremir, primeiro gostaria de dizer que gosto muito da tua coluna no correio do povo. Até por isso resolvi escrever esse e-mail. Hoje no correio do povo tem uma matéria sobre as índias no centro de porto alegre com seus filhos.

Trabalho no centro de Porto Alegre há 5 anos e me causa muita indignação o que vejo todos os dias, faça chuva ou faça sol estão as índias espalhadas com seus filhos, com roupas sujas, sem sapatos, sentadas no chão gelado, há espera de alguma ajuda.

Ao ler a notícia hoje fiquei muito mais indignada, pois o responsável da Funai vem dizer que é uma questão cultural as crianças acompanharem as mães(!!!), desde quando é cultural ficar atirado na rua pedindo esmola. Não é dever da Funai auxiliar essas famílias? Porque o governo federal não atende essas crianças com um programa semelhante ao bolsa família, respeitando as especificidades culturais do povo indígena. Ao invés de dizer o que a Funai está fazendo para melhorar a vida dos índios e que ações pretende fazer  para resolver a questão tratada na matéria, ele vem jogar a culpa na cultura indígena.

Imagino que tu devas receber muitos e-mails sobre os mais variado assuntos, mas se surgir uma oportunidade acho que cabe uma coluna sobre essa questão.

Abs, Júlia Galarza (economista - funcionária pública).

*














SEMPRE LEIO AS TUAS COLUNAS 

MAS FIQUEI SURPRESO COM O QUE VOCE DISSE

QUE NENHUM ATOR PARECE SER TAO BOM

OU VOCE NAO GOSTA DE ASSISTIR FILME?

Paulo

*

Prezado Sr. Juremir

Perfeito o texto "Ai se eu te pego"... Sarcástico na medida certa.
Costumo dizer que BBB e escândalos, envolvendo celebridades (ou
transformando anônimos
em) ganham espaço na mídia porque é exatamente isso que vende.

Como professora sei bem que o cérebro se desenvolve também com besteirol.
Estou colocandono meu blog a série "A demência da docência", que de certa
forma comprova a tese.

Parabéns pelo texto.

Angela Maieski
amaieski.wordpress.com

*

Parabéns pela coluna escrita no Correio ( O homem e o motorista ) em 06/01/2012.

Infelizmente essa é a dura realidade.

Porém seria justo ter comentado que, o acidente envolvendo o motorista do porsche em alta

velocidade que matou a advogada recentemente em SP, teve muito mais repercussão por uma

simples diferença, no acidente da estrada do mar havia um vereador envolvido.

Abraço.

Elson.

*

Juremir, boa tarde

Li sua matéria no site da Cobap, e faço de suas palavras as minhas

Sou contadora, moro em São Paulo, tenho lutado contra os descasos  dos políticos com os aposentados do INSS, há mais de 08 anos venho me manifestando e cobrando junto aos deputados e senadores, faço também meus manifestos de desabafo em jornais.

Há muitos anos ,os direitos dos contribuintes da previdência Social vem sendo totalmente desrespeitados, em especial com a Lei 9.876/99 que instituiu o fator previdenciário, lei esta que já foi declarada inconstitucional em 02/12/2010 pelo juiz Federal  Marco Orione Gonçalves.

O que  estamos presenciando,  são as promessas de nossos governantes que nunca são cumpridas, porém na minha opinião os contribuintes tem culpa, tendo em vista que não cobram seus direitos enquanto são jovens, só vão sentir na pele quando se aposentar. O governo sabendo disso, lavas as mãos e abuso da fraqueza dos contribuintes. O que nos resta agora é o Judiciário que está começando a agir a nosso favor.

Temos uma petição publica em andamento, que solicita a  votação de 3 projetos de Lei em prol dos contribuintes da previdência social,  já foi protocolada parte desta na Câmara dos deputados, é de minha autoria com a colaboração do economista Oswaldo Colombo.

www.peticaopublica.com.br/?pi=RGPS

Por favor assine e ajude a divulgar.

Sem mais, desejo um feliz 2012.

Julia Cruz

SP.

*

Parabéns pelo artigo publicado com o título Pobres aposentados. Não vou me desabafar, pois, se fizesse isto daria um jornal.
Só quero dizer que existe  mídia que diz somente aquilo que é do interesse do governo. Por exemplo:  As associações dos aposentados e sindicatos afirmam e podem provar, a previdencia social é superavitária, mas nenhuma mídia da oportunidade para eles se expressarem, eles não tem espaço nos meios de comunicação. E a justiça? Se contribuí ao longo da minha vida de trabalho, pagando um valor determindo referente a 10 salários mínimos e quando me isto me é subtraído. Istonão é um roubo? Não estou sendo lesado nos meus direitos? É bem verde quando se diz que a justiça é cega. Ou será que vê só aquilo que interessa a eles e aos mais ricos e onde se encontra o poder?

Muito obrigado pela sua atenção e pelo apoio a classe.

Um abraço Natalino Muniz

*

Bom dia!
Tentei ler, por três vezes, o livro "Entre os muros da escola".
Não deu. É a pior tradução do mundo, começando pelo título.
Tu, que já traduziste muita coisa, dá uma olhadinha.
O filme é ótimo, mas o livro, em portiguês, não dá
Abraço
Sonia Mantovani
Vice da  EMEF Lauro Rodrigues - Porto Alegre

*

Olá Juremir bom dia,

Parabenizo pela matéria sobre o titulo acima, como Dilma é cria do governo anterior podemos chama-la de BRUXA DO PLANALTO. Quanto as eleições deste ano vamos declar guerra aos partidos do PMDB e PT via internet, pois os demais  meios de comunicação o governo compra liberado dinheiro do BNDES .

Carlos

*

Bom dia Juremir,
na minha opinião é demagogia pensar que os flanelinhas são vítimas da sociedade.
Sou do vale do Taquarí, vejo por todos os lados que emprego têm, basta querer trabalhar, na construção civíl por exemplo, falta mão de obra sempre, a Arena do Grêmio não trouxe a "peonada" de fora porque aqui no sul não tem mão de obra?
Fui gerente de frigorífico por 10 anos, sei como anda o interesse das pessoas por TRABALHO, elas querem mesmo é o emprego e não o trabalho.
Não fizeram reportagem outro dia como uma família que mora embaixo do viaduto da Guilherme Shell os quais já receberam oferta de moradia mas não quiseram sair por causa da violência e dos impostos, alegam que não teriam como pagar luz e água. Mas tu estás pagando pelo gato que ele fez pra ligar o televisor e a geladeira recém comprada.
Outra questão que está escancarada é o fato de os flanelinhas quase ou nunca estarem lá por perto quando tu retiras o teu carro e mais, tente não pagar...
Mas e sempre há um mas em tudo, (como diz o Hiltor), concordo com a idéia de registrar os flanelinhas e pensar em uma forma de pagamento parcial ou integral na saída criando assim um modelo de multa para o não pagador, assim como funciona em cidades daqui por exemplo. Se tu não pagares as pendências com estacionamento, estas se transformam em multa aplicada pelos "azuizinhos".

Arlei

*

Senhor Juremir Machado da Silva, somente defendendo ainda o meu interesse, gostaria de lhe oferecer um material que esta postado no YouTube (A Historia da Maconha. 1 / 9 - History) que contêm 9 partes e mostra melhor o uso da Cannabis. Se for de agrado, olhe também uma reportagem feita pelo Jornal Record (“Maconha para uso medicinal se torna o segundo cultivo mais renta´vel nos EUA”), QUEM DIRIA NÉ?

Obs.: Estou escrevendo este e-mail, pois o texto escrito pelo Senhor no dia 11/11 (Baratas de cracolândia) não foi de minha concordância do meio para baixo!

Obs².: O FILME “QUEBRANDO O TABU” TAMBÉM ANDA CIRCULANDO PARA ABRIR MENTES COMO A DO SENHOR!

Yannick Castagna

*

Bom dia Juremir...tudo bem???

Só estou enviando este email pra dizer que a alguns dias tenho lido sua coluna(desde o dia em que você falou sobre o Michel sem Dó,digo Teló).

E quero te parabenizar ,pois tua coluna é o máximo!!!!

Ganhaste um novo fã!

Parabéns e continue sempre!

Abraço!

Att.

Camilo

*

Padre Juremir!
Vou solicitar por escrito, hoje mesmo, ao arcebispo Tadeus, sua transferência para minha paróquia.
Há anos venho tentando convencer meus confrades para institucionalizarmos esta sagrada distribuição
de renda através da esmola. Tenho me pautado pelo reconhecimento do trabalho honesto das índias com seus filhos nas esquinas da Borges e de outras tantas mães, atiradas atrás das moitas, controlando o trabalho pedinte de seus filhos nas esquinas. Nunca questionei o serviço que prestam. Interessa-me unicamente a redistribuição da riqueza,
concentrada especilmente na mão de quem tem carro. Sei que não é o seu caso o que torna a defesa da causa ainda mais digna.
Espero sinceramente sua simpatia ao meu pedido. Juntos haveremos de transformar Porto Alegre.
Atenciosamente,
Padre Olavo
Paróquia Cond. Altos do Forte.
POA

*

Só uma pequena observação sobre o texto de hoje. Meu filho, aos 13, 14 anos, leu todos os livros sobre o Harry Potter. Hoje, aos 16, lê clássicos. No momento, Os Irmãos Karamazov.Às vezes, "leituras menores", servem para despertar o gostinho de ler um bom livro. Espero que ele não leia Paulo Coelho heheheh!

Um abraço
Marise Fetter

*

boa tarde:

concordo plenamente com o que pensas a respeito dos aposentados.

Tenho 47 anos e sei que um dia estarei na mesma situação, devemos lutar para que o governo mude este descaso com os aposentados do INSS.

Claro que para eles a lei é diferente, ficam recebendo o equivalente ao que recebem os que estão na ativa.

Nossa constituição diz que todos são iguais, mas isto é papo furado por que os aposentados do INSS são diferentes dos aposentados do Estado.

Isto só para ficar no assunto, certo?

Jorge Müller

*

Caro Juremir,

Li sua crônica de hoje sobre a questão dos aposentados, e, realmente, acho o brasileiro totalmente passivo em relação ao esbulho - que está de acordo com o figurino neoliberal adotado internacionalmente - e o "movimento" sindical é cúmplice ativo desse retrocesso social, por causa das verbas que recebe para não fazer coisa alguma.

Faz alguns dias recebi uma correspondência sobre o assunto, e respondi da maneira que vai abaixo, porque parece que sou uma das últimas sobreviventes de antes do Golpe de 64, isto é, ou meus contemporâneos já morreram todos, ou estão com Alzheimer, ou simplesmente lavaram as mãos - e o pessoal com menos de 60 anos parece pensar que o mundo sempre foi igual, ou foi criado no dia de seu nascimento. A amnésia nacional é espantosa.

Vão aí as considerações feitas , porque, embora da geração dos 50, você se interessa em saber o que aconteceu ANTES.

__________________

(sobre o pretenso rombo na Previdência)

Falso!

O rombo na Previdência é na verdade ROUBO DA PREVIDÊNCIA.

Desde que os militares uniram o sistema previdenciário no País, que antes era um sistema de autarquias de administração tripartite, a previdência se constituiu no provedor do caixa único do governo federal.

Usam para tudo: pontes, prédios, festas, viagens de executivos, tapar buracos orçamentários, etc., etc. Agora, certamente esses bilhões desaparecidos deverão custear parte das obras do PAC DA COPA.

A Previdência Social não é formada com recursos do Estado, a não ser quando o Estado é empregador  (mas quando o Estado é empregador geralmente NÃO PAGA - e é essa a razão do déficit permanente do IPE, por exemplo, e do antigo IPASE).

A Previdência é uma poupança compulsória para garantir o sustento do cidadão trabalhador em sua velhice, e é formada por contribuições do TRABALHADOR e do EMPREGADOR.

Originalmente tinha uma administração tripartite: sindicatos e federações de trabalhadores, sindicatos e federações de empresários, e o governo entrava nessa como órgão fiscalizador e moderador.

Na previdência pública, os financiadores deveriam ser os mesmos: empregados (funcionários) e empregadores (órgãos públicos).

Como nos tempos em que se buscava o pleno emprego, era obrigatório assinar a carteira de todo o mundo (menos do trabalhador rural) o montante recolhido pelos órgãos de previdência era impressionante. Tanto dinheiro assim chamava a cobiça dos urubus do Estado, e os militares foram os primeiros a meter a mão, acabando com a independência das autarquias, e tornando a previdência um órgão público da administração direta, ligada ao Ministério do Trabalho, e posteriormente ao Ministério da Previdência Social.

A terceirização, a flexibilização, e a conversa mole de que era preciso estender a previdência aos não-contribuintes (trabalhadores rurais e moradores de rua por exemplo) flexibilizou totalmente suas contas.

Conversa mole, porque nada impedia que houvesse uma previdência específica para o trabalhador rural, considerando sua sazonalidade, numa adaptação do sistema do contribuinte em dobro, quando é autõnomo ; enquanto os desassistidos obviamente eram e são caso para a Assistência Social e verbas orçamentárias próprias.





Agora, se reduz à miséria os aposentados, na esperança de que morram de fome - brasileiro está vivendo demais graças à Medicina moderna, e isso incomoda a quem quer meter a mão em seu dinheiro - DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA NÃO É VERBA PÚBLICA, É POUPANÇA DO TRABALHADOR.

É um acinte que os governos administrem a instituição previdenciária, e fazem isso para ROUBAR O DINHEIRO QUE NÃO É DO ESTADO, NEM DA UNIÃO, NEM DO MUNICÍPIO!

Gostaria que as pessoas refletissem antes de dar atenção às mentiras correntes sobre o assunto, que buscam camuflar a redução de todas as conquistas sociais e trabalhistas obtidas a custa de muito suor, luta e sangue, nos últimos 200 anos. É disso que se trata.


Tania Jamardo Faillace

*


Saudações jornalísticas Juremir, leio diariamente o site da Confederação dos Aposentados. Genial seu artigo. Quem vos escreve é um ex-colega jornalista. Sou da muy machista cidade de Pelotas....trabalhei na RBS, fui para o Rio e fiz a minha vida profissional por lá...agora estou numa espécie de exílio voluntário aqui na Serra Azul do estado do Rio. É roça, mesmo, tchê....estrada de terra e tudo o mais....bem...fiquei feliz com seu artigo para a Confederação dos aposentados....quanto mais ajuda eles tiverem, melhor....inacreditável....um partido de trabalhadores.....sou pela opção mais radical...mas o que fazer de radical, Juremir ? Colher assinaturas para o "impedimento" dessa Dilma ? Bem, não podemos fazer guerrilha, não é mesmo ? Se me convidassem para uma nova "revolução farroupilha" eu me mudava de mala e cuia para o Rio Grande!!!

Agradeceria uma mensagem do amigo, que me desse um pouco de alento...se o amigo tiver boas idéias, por favor, continue apoiando a confederação dos aposentados....aliás, tive a sorte receber orientação do advogado Dr. Portanova, uma das maiores autoridades brasileiros na área do direito previdenciário...ele ajudou o Maurício Sirotsky a se aposentar....grande Mauricio, que me deu muuita força na profissão, quando eu ainda andava pelos pagos.

Um forte abraço...ah...li  texto no blog sobre o Havelange....excelente.

Sucesso e paz

Luiz

*

Boa tarde Ilustre!

Sou de Caxias do Sul, leio sua coluna todos os dias, cada vez mais lhe admiro pelo "maldito", pelo seu senso crítico,

pelo sua visão diferenciada da grande mídia, por não ter papas na lingua, pela coerência e lógica que o diferencia dos

demais conformistas...Bom, não lhe faltariam elogios para expressar minha admiração pelo gênio que és, mas de tão fabulo,

você não precisa disso.

Estou lhe escrevendo porque sei de seu senso lógico das coisas, por saber diferenciar os fatos das coisas pelo ibope...só o que

se fala é a tal seca, hoje mesmo no correio do povo saiu duas fotos com açudes completamente secos, só que uma coisa que

NINGUÉM fala, nem mesmo o governo se manifesta, isso que nessas ocasiões tudo sobra para o governo, mas repare naques fotos,

o que elas tem em comum a não ser a falta de água e as rachaduras??

O que ninguém percebe, evidente em praticamente todas as fotos é: A PROFUNDIDADE DOS AÇUDES!!!

 

Já reparou que em quase todos os açudes secos, a profundidade não ultrapassa 50 centímetros!?!??

Como assim não irá secar os açudes dessa forma???

É certo!

Se todo ano é a mesma coisa, porque os responsáveis e proprietário dos açudes não constroem uma coisa decente?!

Se o objetivo é armazenar água, porque então não aumentam a profundidade dos reservatórios, com o intuito de capatar a água

quando chove, fazendo durar por muito mais tempo??

Com toda certeza, a situação não estaria tão desesperadoura assim como está se tivessem realizado uma prevenção conviente,

com objetivos claros em resolver e realmente solucionar o problema??

É muito mais cômodo agora se queichar para o governo e cobrar soluções. As vezes parece que as coisas não acontecem de propósito, como em regiões de enchentes que as famílias não saem da barranca do rio por nada nesse mundo, (as doações são boas)

como no nordeste que cada vez fazem mais e mais filhos para ganhar o bolsa família e assim por diante. Não é possível que ninguém

tome um atituade de pelo menos esclarecer essa gente para fazerem reservatórios maiores com maior profundidade e consequentemente

maior capacidade de armazenamento, pois o próprio governo que tem gastos milionários todo ano não toma uma atitude!

Ou talvez meu caro amigo, estou é muito arrogante com a fartura de água em nossa cidade, pois aqui a população é superior a 450 mil

habitantes e não está faltando água ainda, isso que aqui praticamente nem possuímos rios, toda água é ARMAZENADA em barragens

de grande profundidade, seria muito mais fácil faltar água aqui, pois ainda quando chove, a água desce a serra, acho que o que está faltando é COMPROMETIMENTO E INTERESSE mútuo!

Gostaria de saber sua opinião sobre isso.

Muito obrigado!

Grande abraço!!!

Demetrius Reis de Souza

 

 

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895