Alguns conceitos

Alguns conceitos

Democracia, democracia e democracia

publicidade

      A liberdade individual termina onde começa a necessidade coletiva. Se 125 países exigem passaporte vacinal em relação à febre amarela, por que seria absurdo fazer o mesmo para frear a covid-19?

*

      Toda ditadura deve ser condenada. São ditaduras Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, Nicarágua, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Belarus e outros que tais. Por ditadura entende-se qualquer regime, em qualquer época ou lugar, que prende opositores por delito de opinião e por pensar diferente, censura a imprensa, controla previamente publicações, impõe partido único, tolhe a liberdade de sair do país, impede que se escolha e pratique uma religião, criminaliza orientações sexuais, decreta padrões de comportamento. Democratas não têm ditaduras de estimação. Razões econômicas não podem levar a passar pano para sistemas autoritários. Democracia é inegociável e rima com liberdade de iniciativa, igualdade, pluralismo e diversidade.

*

      Óbvio fulminante mil vezes sugerido pelo liberal John Stuart Mill: não existe debate sem diversidade de pontos de vista.

*

      O interesse comum não aceita que recursos públicos sejam distribuídos com qualquer grau de sigilo. O princípio da transparência exige que toda intermediação seja divulgada. O resto é esperteza.

*

      Se a riqueza natural de um país não serve para que o seu povo viva melhor e pague menos pelo que consome, qual a sua utilidade?

*

      Lições de Mill: quando o confronto de opiniões desaparece, substituído por vozes que se repetem abusando dos sinônimos, o eco toma o lugar da variedade. Em consequência, as virtudes do contraditório perdem espaço para os defeitos da mesmice triunfante. Cada um se acha vitorioso e inteligente por se ouvir no que o outro diz. Curioso é que todos podem falar em pluralismo e diversidade.

*

      Pode existir legítima liberdade de colocar a vida do outro em risco? Ainda mais quando existe a opção de proteger a vida de ambos?

*

      Utopia derradeira: chegará o dia em que nenhuma decisão de interesse público será tomada, negativa ou positivamente, considerando critérios de segmentação e todos se sentirão contemplados?

*

      Mill em tempos de cancelamento: “Se toda a humanidade menos um fosse da mesma opinião, e apenas um indivíduo fosse de opinião contrária, a humanidade não teria maior direito de silenciar essa pessoa do que esta o teria, se pudesse, de silenciar a humanidade”.

*

      Profissão de fé: liberdade, igualdade, propriedade privada, função social, Estado mediador como instrumento da sociedade, nenhuma pessoa com fome e vacina no mundo, educação para todos e dignidade.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895