Juremir Machado da Silva

As lições do Gre-Nal

Hiltor Mombach, o melhor cronista esportivo de jornal, tinha avisado: o Inter era uma vaca em cima de um poste. Ninguém sabia como tinha ido parar lá. Mas os torcedores estavam felizes. Não se preocupavam com a queda.

Nas primeiras oito partidos do Brasileiro, o Inter liderou. Nas últimas cinco, é o penúltimo. Fez um ponto em 15.

A tabela pode ajudar. O próximo adversário é o Santa Cruz, que fez zero em 15. O jogo, porém, é fora.

Futebol é paixão. Num esporte entendido por todos que o acompanham, uns insultam os outros com o mais genial dos bordões: não entende nada. Isso faz o jogo retórico se tornar ainda mais sedutor. Cada um é especialista por autonomeação. No reino das generalidades, a crença na especialização faz do jogo uma brincadeira científica.

E tem as frases: Gre-Nal é Gre-Nal.

Gre-Nal arruma a casa.

Vai a minha: Gre-Nal é alucinógeno.

Foi um Gre-Nal tecnicamente mediano. Os treinadores mais erraram do que acertaram. Argel errou muito mais.

Alguns achavam que a frase de Argel sobre passar o trator não seria usada no vestiário para estimular os gremistas.

É desconhecer a alma humana. Gre-Nal é Gre-Nal desde antes da existência do Gre-Nal.

O homem é sempre o mesmo: paixão, provocação, amor, ódio, rivalidade, etc.

O Grêmio foi melhor no primeiro tempo. O Inter dominou o segundo.

Que me desculpem os mais inflamados, houve pênalti em Ferrareis no primeiro tempo.

Direi mais, pênalti claro, de concurso. Os especialistas em arbitragem não viram por alguma razão desconhecida.

Um torcedor apaixonado tem a obrigado de negar isso e de imputar a quem viu um olhar apaixonado.

É do jogo: a banca paga e recebe. O Grêmio foi prejudicado pela arbitragem em outros jogos.

Gostei do resultado. Imaginava empate. Jamais pensei que o Inter venceria.

Já fui gremista, já fui colorado. Deixei de torcer quando me tornei adulto.

Tenho saudades da minha infância. Era tão lindo crer nas virtudes mágicas de uma camiseta.

As lições do Gre-Nal são banais: o Grêmio tem melhor conjunto. Deve brigar por uma vaga no G-4 com Palmeiras, Corinthians, Santos e Atlético-MG, que foi "operado" ontem pela arbitragem em Santa Catarina.

Nada é garantido. O Inter ainda pode se recuperar. Tendências mudam rapidamente. Os grandes perderão jogadores para a seleção olímpica, inclusive o Grêmio. Muita água vai rolar, mas alguns clubes já estão foram do páreo.

Gre-Nal é Gre-Nal.

Libera os instintos humanos.

Os piores?

Depende do resultado.